Rebaixamento da nota de crédito do Brasil pega o governo de supresa

A agência de classificação de risco Standard & Poor's rebaixou a nota de crédito do Brasil de "BB" para "BB-", três degraus abaixo do grau de investimento. Entre os fatores que pesaram na decisão estão atraso nas reformas e as incertezas sobre a eleição para presidente deste ano. (Folha)

Segundo economistas, o rebaixamento teria sido precipitado pelo debate para suspender, a partir de 2019, a regra de ouro da Lei de Responsabilidade Fiscal, que impede a União de se endividar acima dos gastos com investimentos. A lei, aliás, completou 18 anos com a maioria dos estados em alerta fiscal. (O Globo)

O resultado logo se fez sentir. Os ADRs (recibos de ações negociados na Bolsa de Valores de Nova York) de Petrobras, Eletrobras e Vale zeraram seus ganhos no ‘after hours’ após a notícia. (Valor)

Ninguém admite a culpa pela decisão da S&P’s. O presidente do Senado, Eunício Oliveira, diz que o Legislativo não pode ser responsabilizado e avalia que o Executivo errou ao não propor uma reforma da Previdência ‘mais enxuta’. Já o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, afirma que os deputados votaram ‘dezenas projetos’ que ajudaram a economia e atribui ao rebaixamento às denúncias contra Michel Temer. (Estadão)

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, reagiu dizendo que o rebaixamento teve um lado positivo, por corroborar a necessidade de aprovar o ajuste fiscal e as reformas. (Valor)

Míriam Leitão: “O rebaixamento é uma derrota para a equipe econômica. A notícia enfraquece o ministro (Meirelles), que se apresentava como uma pessoa com trânsito internacional, e pode dificultar suas aspirações para se candidatar à Presidência.” (O Globo)

Adriana Fernandes: “O ‘dream team’ de Michel Temer falhou. O caminho da austeridade fiscal prometido pela equipe do presidente não foi alcançado e a culpa não é só do Congresso ou do Judiciário” (Estadão)

PUBLICIDADE

Esquenta a briga entre o presidenciável Jair Bolsonaro e a Folha. O jornal acusa o deputado de empregar em seu gabinete desde 2003 a mulher de seu caseiro, uma vendedora de açaí que vive em Mambucaba, distrito de Angra dos Reis (RJ) onde Bolsonaro tem uma casa de veraneio. A base de dados da Câmara informa que, ao longo de quase 15 anos, mesmo morando e trabalhando em Mambucaba, Walderice Santos da Conceição, foi mudando de função no gabinete de Bolsonaro, e hoje recebe um salário de R$ 1.351,46. O deputado negou que Walderice seja funcionária fantasma, dizendo que ela reporta “problemas na região” a seu chefe de gabinete.

Nas redes sociais, Bolsonaro reagiu ao que chama de “campanha de assassinato de caráter” feita pelo jornal, dizendo que só não disputará a Presidência se for “morto ou tirado na covardia”.

Igor Gielow: “A demonização pura e simples não funcionará no caso do deputado. Chamá-lo de fascista tende a reforçar o núcleo duro que o apoia.” (Folha)

O presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) liberou os funcionários do trabalho no próximo dia 24, quando deve ser julgado o recurso do ex-presidente Lula, condenado a nove anos de prisão pelo juiz Sérgio Moro. Somente servidores que atuarão na sessão vão ter que trabalhar. A justificativa é o esquema de segurança montado pela prefeitura de Porto Alegre e pela Brigada Militar gaúcha.

Ricardo Noblat: “Com o destino de Lula nas mãos – e, por que não, o do país? – o TRF-4 parece estar gostando de jogar para a plateia. A ponto de querer dialogar com a opinião pública explicando uma decisão que ainda nem tomou.”

Paulo Maluf divide uma cela na Papuda com um traficante em vias de extradição, um acusado de fraudar concursos públicos e um médico preso por envolvimento com o tráfico. Sem se adaptar à alimentação da cadeia, o ex-deputado, de 86 anos, se alimenta basicamente de mini-pizzas e refrigerantes. Os advogados aguardam uma audiência para tentar transferir Maluf, que tem câncer de próstata, para prisão domiciliar, mas o IML reiterou que ele tem condições de continuar preso.

Após duas derrotas seguidas no Tribunal Regional Federal da 2ª Região, o governo prepara uma terceira tentativa na mesma corte, mas agora ao plenário, para cassar a liminar que impede a posse da deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ) no Ministério do Trabalho. A avaliação é de que o clima no STJ e no STF, nos quais também caberia recurso, não é favorável a Cristiane. De qualquer forma, a ação só deve ser encaminhada na semana que vem. Roberto Jefferson, pai da deputada e presidente do PTB, não abre mão da nomeação da filha. (Folha)

O partido, aliás, culpa o Planalto pelo desgaste de Cristiane. Os petebistas avaliam que se a posse dela tivesse sido antecipada para a segunda-feira, como ela havia pedido, a crise teria sido evitada. (Época)

Mesmo sem tomar posse, Cristiane já influencia o ministério, pois o interino, Helton Yomura, é seu aliado. (O Globo)

O Meio informou, ontem, o pedido de recuperação judicial da Brasil Pharma e das sociedades pertencentes ao grupo. A Drogaria Rosário, no entanto, não pertence mais à rede, embora ainda conste no site oficial do grupo BRPH. Foi vendida ao Grupo Profarma em setembro de 2016.

“Por que aceitamos gente desses países de merda?”, perguntou Donald Trump a senadores que foram à Casa Branca discutir medidas de proteção a imigrantes do Haiti, de El Salvador e de nações africanas. A indagação, seguida da sugestão de que os EUA aceitassem mais gente de lugares como a Noruega, deixou os parlamentares constrangidos.

Candidatura Alckmin não decola por excesso de bagagem

Tony de Marco

Nao-decola

Cotidiano Digital

O interessante de eventos como a CES é que, por estarem muitas empresas mostrando seus produtos juntas, é possível perceber tendências que vão se formando. A turma do Verge destacou que, na guerra pelos assistentes de voz, o Google se fez presente, e, após dois anos de domínio da Alexa, da Amazon, seu assistente passou a estar integrado em todos os tipos de aparelho: telas, caixas de som, headphones e até interruptores. A impressão foi mesmo que os aparelhos hoje caminham para funcionar com ambos os sistemas.

Carros também tiveram uma presença muito forte na CES deste ano. Preparamos um vídeo com o que mais nos chamou a atenção.

Pedro Doria: “Até o ano passado, tudo soava um pouco como ficção científica. Em 2018 entramos neste espaço de mistério. Carros que ajudam na direção evitando acidentes passam a se tornar comuns. Estão, até, para chegar ao Brasil. Os primeiros modelos que permitem esquecer o volante estão prometidos para já. E a autonomia real está ali na frente. Do ponto de vista da tecnologia, a menos de uma década de distância. (Se os governos deixarão, se o público vai querer, esta é outra história.)” (Globo e Estadão)

Galeria: Os carros da CES 2018.

E a bolha se fecha mais. O CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, anunciou uma mudança no feed de notícias da rede social. Vão diminuir a quantidade de posts de empresas, marcas e páginas em geral, e aumentar a quantidade de conteúdos publicados pela família e pelos amigos do usuário. "Os vídeo e outros conteúdos públicos explodiram no Facebook nos últimos anos. Uma vez que existe mais conteúdo do tipo do que as postagens de seus amigos e familiares, o saldo do que está no feed de notícias deslocou-se da coisa mais importante que o Facebook pode fazer - nos ajudar a conectar uns com os outros."

Enquanto isso, a Conferência Norte Americana de Bitcoin, que será realizada em Miami na semana que vem, parou de aceitar pagamento de inscrições feitos na moeda digital. O motivo? Altas taxas e lentidão no processamento das transações.

Cultura

Mais uma animação dirigida pelo brasileiro Carlos Saldanha, o mesmo de A Era do Gelo e Rio, está nos cinemas. O Touro Ferdinando (trailer) fala sobre a aceitação do diferente e faz refletir sobre as touradas e o consumo de carne. Enquanto isso, O Destino de Uma Nação (trailer) mostra os desafios enfrentados pelo primeiro ministro britânico Winston Churchill, interpretado por Gary Oldman, durante a Segunda Guerra Mundial. E Jackie Chan está nas telas. Interpreta, em O Estrangeiro (trailer), um homem que perde a filha em um atentado terrorista e resolve fazer justiça com as próprias mãos. Veja outras estreias.

PUBLICIDADE

Em São Paulo, o MIS faz, no sábado, uma mostra de filmes em homenagem a David Bowie – é nesta semana que comemoramos seu nascimento (8) e choramos sua morte (10). No mesmo dia, o Metá Metá toca no Mundo Pensante. A partir de terça-feira, voltam as atividades do Instituto Moreira Salles. E, na quinta-feira, a montagem de Romeu e Julieta com Renato Borghi e Miriam Mehler estreia no Sesc Ipiranga. No MASP, o Ilumina Festival tem concertos gratuitos até domingo.

Já no Rio de Janeiro, o Circo Voador recebe Francisco, El Hombre hoje e Cícero amanhã. O espetáculo Tubarões está em cartaz no Teatro Serrador. E 31 obras do pernambucano Francisco Brennand estarão em exposição na mostra Mestre dos Sonhos, na Caixa Cultural. Na quinta-feira, a obra de Erico Verissimo é tema de encontro no Instituto Moreira Salles.

Para mais indicações culturais, assine a newsletter semanal da Bravo!

Desta vez, não foram os Simpsons. Quem previu a candidatura de Oprah à presidência dos EUA foi a animação norte-americana The Boondocks. E a obra cravou até mesmo o ano para a eleição da apresentadora: 2020. (Estadão)

Morreu de pneumonia, no Rio, aos 80 anos, o cantor Ruy Faria, fundador e ex-integrante do grupo vocal MPB4 (Spotify). Uma das vozes mais características do quarteto. Ruy havia deixado o MPB4 em 2004, após desavenças internas, e seguia carreira solo. Atualmente, trabalhava no projeto CYB4, com o filho Chico, a ex-mulher Cynara e a ex-cunhada Cyva (ambas do grupo Quarteto em Cy).

Também de pneumonia morreu, aos 67 anos, ‘Fast’ Eddie Clarke, guitarrista (e último sobrevivente) da formação clássica do Motörhead (Spotify). Ele ficou na banda de 1976 a 1982 e gravou cinco discos de estúdio que influenciaram gerações de músicos de heavy metal.

Viver

Uma semana depois de o procurador-geral dos EUA, Jeff Sessions, orientar promotores federais a entrarem com ações contra a liberação da maconha nos estados, o Senado de Vermont aprovou uma lei liberando o consumo da droga para maiores de 21 anos. A previsão é que o governador republicano Phil Scott sancione a medida.

A área desmatada para o plantio do grão na área amazônica quadruplicou desde 2012. Na safra 2016/2017, a área foi de 47,4 mil hectares. Na de 2012/2013, o desmate foi de 11,2 mil hectares. Para o ministro do meio ambiente, José Sarney Filho, o número é positivo. Segundo ele, a maioria da plantação do grão é feita de acordo com as regras da moratória. Na última safra, de 4,48 milhões de hectares, apenas 1,2% da plantação está associada ao desmatamento. (Estadão)

Ochyrocera aragogue, Ochyrocera laracna, Ochyrocera varys. Algo te soa familiar? Talvez te recorde Aragog, a aranha gigante que fala nos livros de Harry Potter, ou Laracna, que ataca os personagens Frodo e Sam na saga O Senhor dos Anéis. Ou ainda Varys, conhecido como Aranha, da série de livros Crônicas de Gelo e Fogo. Pois é. Os nomes científicos de sete novas espécies de aranhas descobertas por cientistas brasileiros homenageiam diferentes personagens 'aracnídeos' da ficção. (Estadão)

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.