Lula continua candidato do PT

O ambiente é tenso no lado de fora do edifício da Polícia Federal, em Curitiba. Ao longo do domingo, a segurança foi reforçada por conta dos confrontos com militantes na madrugada. Lula dormiu mal sua primeira noite, comeu pão com manteiga e café no dejejum e, à tarde, assistiu na TV o Corinthians sagrar-se campeão paulista. Da cela, nomeou como sua porta-voz com o exterior a senadora paranaense Gleisi Hoffmann. O comando do partido se reunirá hoje, na capital do estado. Por enquanto a estratégia continua: o PT segue trabalhando com Lula candidato à presidência, de acordo com a Folha.

Petistas ouvidos por Gerson Camarotti demonstraram preocupação pelo espaço dado por Lula, em seu discurso, a Guilherme Boulos e Manuela D’avila — do PSOL e do PCdoB. Há preocupação com o resultado da próxima eleição. “Só estaremos liberados para trabalhar nosso plano B se Lula fizer um gesto de liberar o partido”, disse um parlamentar.

Deve chegar em junho ao STJ o processo que levou à condenação do ex-presidente por corrupção no caso do tríplex. O caso deve ser encerrado lá antes do fim do ano. Mesmo que o STF reverta a leitura da segunda instância, se for mantida a condenação nesta, que é a terceira instância, Lula seguirá preso. (Folha)

O delegado Milton Fornazari Junior, da Polícia Federal de São Paulo, publicou para seus amigos no Facebook: “Agora é a hora de serem investigados, processados e presos os outros líderes de viés ideológico diverso, que se beneficiaram dos mesmos esquemas ilícitos (Temer, Alckmin, Aécio etc.) Se isso acontecer, teremos realmente evoluído. Se não acontecer, infelizmente tudo poderá entrar para a história como perseguição política.” (Estadão)

PUBLICIDADE

Para o ministro Luís Roberto Barroso, há uma operação-abafa em curso com a tentativa de virar a punição após segunda instância. “Daí o processo vai começar no primeiro grau e não vai acabar nunca. Este sistema que só era capaz de punir meninos pobres com 100 gramas de maconha começou a punir, ainda que seletivamente, pessoas que se supunham impunes. O sistema penal criou um país de ricos delinquentes, que praticam corrupção sem nenhuma cerimônia e com índices mínimos de punição. Ninguém deve demonizar a política. Não queremos alternativas nem militares, nem tecnocratas nem uma polícia política. Do mesmo modo que não se deve criminalizar a política, não se deve glamorizar o crime.” (Folha)

Antonio Prata: “Roubou-se como ‘nunca antes na história deste país’? Impossível saber, porque antes não se investigava. Veja como é contraditório: Lula só foi preso porque deixou que o Ministério Público e a Polícia Federal agissem sem amarras, como ‘nunca antes na história deste país’. Mas o fato de que sempre se roubou não legitima a roubalheira do PT. E haver roubalheira no PT não deslegitima tudo de bom que o PT fez. Não foi pouco —nem o que fez de bom, nem a roubalheira. O Brasil não é para principiantes. Nem para iniciados.” (Folha)

Pablo Ortellado: “Não basta condenar o impeachment como um oportunismo irresponsável, tem que chamar de golpe e traçar o paralelo com 1964; não basta considerar abusivos certos procedimentos da Lava Jato, tem que tratar como se fossem um mero expediente para perseguir o PT; não basta reconhecer ganhos sociais no governo Lula, tem que considerá-lo um verdadeiro herói da classe trabalhadora e o que foi feito no seu governo como o horizonte do que é possível fazer. Do outro lado, não basta reconhecer a boa fé e o interresse público de combater a corrupção, tem que demonizar a esquerda e considerá-la como o mais importante bastião da corrupção; não basta dar as boas vindas ao liberalismo econômico, que agora tem voz política articulada e vai contribuir para o debate político, tem que considerar o Estado de bem estar uma quimera bolivariana e um abrigo para corruptos; não basta reconhecer que o movimento anticorrupção conseguiu estabelecer um diálogo com as pessoas ‘comuns’, que normalmente não se interessam por política, tem que tolerar que ele dê espaço para neofascistas, preconceituosos e outros tipos de monstros. E, no meio do Fla X Flu, no qual desaparecem os matizes e as combinações das posições independentes, também desaparecem os novos processos cuja importância são soterrados pela guerra política.”

Há outro julgamento importante por chegar. É o do último recurso do ex-governador tucano Eduardo Azeredo, no TJMG, a segunda instância. O dele foi o primeiro Mensalão, desenvolvendo o método que seria utilizado anos depois no governo Lula. Azeredo utilizou-se de todos os métodos que a Justiça brasileira tem para evitar cumprir pena. Era deputado federal quando o STF pareceu se mover em direção a condená-lo, em fevereiro de 2014. Renunciou ao mandato, perdendo assim o foro especial e, portanto, trazendo o caso à estaca zero da primeira instância. Foi finalmente condenado em dezembro de 2015. E teve a condenação confirmada, pelo TJ, em agosto do ano passado. Os últimos embargos serão avaliados no dia 24 próximo. Se a condenação for mantida, Azeredo será preso. Se, no entanto, os desembargadores mudarem de ideia — ele ficará livre. O ex-governador completa 70 anos em setembro. A partir desta idade, o prazo para prescrição de crime cai de 20 para dez anos. Os crimes que cometeu, durante o mandato, foram até 1999. Caso o STF reavalie a prisão após condenação de segunda instância, como requer a defesa do ex-presidente Lula, também Azeredo se verá livre.

Errata: Diferentemente do que informou o Meio, na edição extra de ontem, uma jornalista não foi agredida com um tapa no rosto por um militante do PT. Dentre os sete repórteres agredidos, duas receberam tapas — um, na barriga, outro no microfone. Houve também um soco no rosto, contra outro repórter, mas este foi há duas semanas, durante a passagem de Lula pelo Rio Grande do Sul.

Uma operação da Polícia Civil do Rio prendeu 142 milicianos e, com eles, 13 fuzis, 15 pistolas, quatro revólveres e dez veículos roubados. “A sociedade do Rio pode confiar na intervenção federal”, afirmou o secretário de Segurança general Richard Nunes. Foi a primeira ação de impacto desde a passagem de bastão. Entre os presos estavam quatro militares, três do Exército e um da Aeronáutica. O principal alvo, porém, Wellington da Silva Braga, um dos líderes mais procurados, escapou. (Globo)

Cultura

Caetano Veloso escreveu uma música inédita para a turnê da irmã, Maria Bethânia, com Zeca Pagodinho. "Um samba de roda misturado, chique, com uma letra sofisticada, mas muito clara", diz a cantora. O Globo mostrou, com exclusividade, a letra de Amaro Xerém.

Anitta, na Brazil Conference, evento anual organizado por estudantes brasileiros das universidades de Harvard e MIT: “Antes de cantar, eu nunca tinha ido à zona sul do Rio de Janeiro. Então é muito difícil você cantar o 'barquinho vai, a tardinha cai' se você nunca viu essas coisas. O funkeiro canta a realidade dele. Se ele acorda, abre a janela e vê gente armada e se drogando, gente se prostituindo, essa é a realidade dele. Para mudar as letras do funk, você tem que mudar antes a realidade de quem está naquela área.”

A Universal Studios anunciou um labirinto temático de Stranger Things para as Halloween Horror Nights deste ano. A atração temática, projetada em parceria com a Netflix, dará vida aos eventos da primeira temporada da produção — desde o ameaçador Laboratório de Hawkins, até à casa dos Byers decorada com luzes natalinas e a arrepiante floresta do Mundo Invertido.

A HBO está apostando nas séries brasileiras. Anunciou três novos títulos na semana passada: O hóspede americano, de Bruno Barreto e Carla Affonso, Pico da Neblina, de Quico Meirelles, com episódios dirigidos por Fernando Meirelles, e Hard, adaptação de uma série francesa por Daniel Rezende e Fabiano Gullane. (Globo)

Enquanto isso... Na concorrente Netflix, já está disponível a segunda temporada da série espanhola La Casa de Papel.

Viver

O fim de semana foi de final de campeonato nos torneios estaduais. Em São Paulo, o Corinthians venceu o Palmeiras nos pênaltis e conquistou seu 29º título paulista. No Rio, a conquista do Botafogo também foi dramática, com gol aos 49 do segundo tempo e vitória nas penalidades contra o Vasco. Em Minas, o Cruzeiro foi campeão em cima do Atlético-MG no Mineirão. Também teve Grêmio campeão do Gauchão, Náutico vencedor na Arena de Pernambuco, e Bahia levando o título baiano.

PUBLICIDADE

Blogueiros de viagens famosos postam em seu Instagram fotos bonitas de lugares ao redor do mundo, como se ali estivessem. Recebem comentários sobre quão maravilhosos, surpreendentes e impressionantes os locais são. O problema é que as fotos são retocadas. Na verdade, essas paisagens estão em decadência por conta da negligência ambiental — se você passar as imagens para o lado, pode ver como os lugares realmente estão. A campanha “TooLatergram” (YouTube) foi lançada pela WWF da França e faz um alerta: estamos gastando mais tempo admirando os lindos locais que vemos nas redes sociais do que fazendo algo para salvá-los.

E um relatório da Escola de Finanças e Gestão de Frankfurt mostrou que, no ano passado, a energia solar teve uma expansão duas vezes maior que o combustível fóssil no mundo. No total, um recorde de 98 gigawatts em capacidade solar foi adicionado ao redor do mundo em 2017 — a China contribuiu com mais de metade disso.

Cotidiano Digital

Mark Zuckerberg passou o fim de semana se preparando para as sabatinas que enfrentará no Congresso americano esta semana. Será uma maratona. Na terça-feira, responderá a perguntas de senadores dos comitês de Justiça e de Comércio. Em conjunto, estes parlamentares receberam mais de US$ 600 mil em doações do Facebook desde 2007 na forma de contribuições legais para suas campanhas. Na quarta-feira, falará ao comitê de Energia da Câmara — dos 55 membros, 46 receberam doações do Face. Somam US$ 381 mil. Como típica empresa do Vale que é, a companhia de Zuck doa mais para o Partido Democrata do que para o Republicano — na ordem de 65% contra 33% do total de dinheiro investido em eleições. A sorte é que os republicanos não querem mexer muito com a história de interferências irregularidades na campanha que elegeu Donald Trump. A Zuckerberg, o que resta é ser humilde e ter respostas afiadas que não o façam parecer estar na defensiva. É a orientação que vem recebendo. Sua esperança é de que consiga diminuir a pressão do Capitólio por regulamentação.

Mas... Também convocado à Câmara dos Comuns, em Londres, Zuck recusou o convite. A tática é limitar suas aparições perante o governo aos EUA. Talvez não consiga evitar a pressão europeia por muito tempo.

Aliás... O Tech Crunch descobriu que o alto-comando do Facebook tem acesso a uma ferramenta que ninguém mais tem. Podem apagar seu passado. Podem, até, apagar mensagens nas caixas do Messenger de quem as recebeu. No caso das enviadas por Zuck, elas desaparecem após um tempo. Automaticamente. Quem trocou missivas com o CEO não encontra mais o registro.

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.