Sem Bolsonaro, Haddad vira alvo no debate

Em seu primeiro debate como candidato à presidência, Fernando Haddad foi o principal alvo, ontem à noite, na TV Aparecida. E poucos bateram tanto quanto Geraldo Alckmin, que começou a recalibrar sua campanha, buscando um tom mais agressivo. “Não precisaria a PEC do teto se não fosse o vale-tudo do PT”, afirmou o tucano. “São 13 milhões de desempregados, quebraram o Brasil. O Petrolão foi o maior escândalo do mundo.” Haddad retrucou às críticas por dois caminhos. “O Temer era vice da Dilma, mas foi o PSDB que colocou o Temer lá, com um programa de governo que não foi eleito.” E daí partiu para citar a briga interna tucana. “Tasso Jereissati assumiu que o PSDB sabotou o governo desde a reeleição”, lembrou. Mas como tem sido uma crítica repetida, Alckmin tinha resposta preparada. “Todos os partidos estão fragilizados e todos deveriam fazer autocrítica. Mas o PT, ao invés de fazer autocrítica, lança candidato na porta da penitenciária.” Mais contido, Ciro Gomes também questionou os governos petistas. Foi quando Haddad explicava a reforma tributária que tinha em mente, incluindo impostos sobre grandes fortunas. “Por qual razão a sociedade machucada como está deveria acreditar nessas boas ideias, que defendi em um livro de 1996? Seu partido esteve no poder por 14 anos e nunca fez isso.” Assista ao debate na íntegra.

Checagem do debate: Agência Lupa e Aos Fatos.

As críticas ao PT vêm também de gente próxima. “Se o PT reconquistar o poder político, ou mesmo se não chegar lá”, disse ontem o linguista Noam Chomsky em entrevista à BBC, “uma grande tarefa que deve enfrentar é de estabelecer uma espécie de comissão da verdade para olhar com honestidade para o que ocorreu.” Ícone intelectual da esquerda em todo o mundo, Chomsky visitou Lula.

Assim como a nova agressividade de Alckmin não tem foco apenas no PT. Seu programa de TV, ontem, foi inteiramente dedicado a Bolsonaro. O tucano afirma que a mudança na estrutura tributária sugerido pelo economista Paulo Guedes, que deseja passar o IR para uma alíquota só, vai aumentar a carga de quem ganha menos e diminuir a de quem ganha mais. Nesta toada, fez uma extensa comparação entre o candidato da direita brasileira e o governo Chávez, na Venezuela. Assista.

Pois é. Ontem, Paulo Guedes tinha uma apresentação marcada para investidores do Credite Suisse. Cancelou-a. Não está só, lembra Lauro Jardim. Também o economista do PT, Marcio Pochmann, pulou fora de um encontro com o mesmo grupo. Hora de não dizer nada sobre os planos futuros ou revelar discordâncias internas. (Globo)

PUBLICIDADE

A revista The Economist, bastião do liberalismo inglês faz 175 anos, pôs Jair Bolsonaro na capa da edição desta semana. Tanto o editorial de abertura quanto a reportagem principal retratam a possível eleição do candidato do PSL como um grave risco para o Brasil. “Em uma pesquisa realizada no ano passado”, informa o texto, “62% dos brasileiros apontaram a corrupção como o maior problema do país.” Também em 2017, apenas 13% dos brasileiros se disseram satisfeitos com a democracia, o menor índice da região, segundo o Latinobarómetro. Segundo a análise da revista, é este cenário que se abre para uma candidatura que ela caracteriza como populista de direita, nos moldes de Donald Trump, nos EUA, e Rodrigo Duterte, nas Filipinas. “Mr. Bolsonaro seria uma adição particularmente nociva a este clube. Se eleito, ele pode colocar a própria sobrevivência da maior democracia latino-americana em risco.”

Editorial da Economist: “Se enfrentar Fernando Haddad no segundo turno, muitos eleitores de classes média e alta, que culpam Lula e o PT pelos problemas do país, podem ser levados a seus braços. Eles não deveriam se enganar. Mr. Bolsonaro tem uma preocupante admiração pela ditadura. A América Latina já experimentou a mistura de política autoritária com economia liberal. Augusto Pinochet, o brutal líder chileno entre 1973 e 1990, era orientado pelos ‘Chicago boys’ pró-livre mercado. Eles ajudaram a estabelecer as condições para a relativa prosperidade do Chile, mas a um custo humano e social terrível. A América Latina tem larga experiência com homens fortes, a maioria horríveis. Como prova recente, basta observar os desastres na Venezuela e Nicarágua.”

A ferramenta da Folha que ajuda a encontrar o candidato a deputado federal mais adequado a seu gosto, Match Eleitoral, agora funciona para Rio e Minas, além de São Paulo. Os paulistas podem avaliar também os senadores.

E... O cientista político Jairo Nicolau faz um alerta. Há uma regra nesta eleição que muda a lógica do voto para parlamentares. Candidatos que tiverem menos do que 10% do coeficiente eleitoral não podem ser eleitos. É para evitar as versões mais agudas do Efeito Tiririca, quando um candidato conhecido recebe uma quantidade imensa de votos e, assim, puxa pessoas de sua coligação que não foram escolhidas por quase ninguém. Na prática, a regra faz o seguinte: voto na legenda virou uma má ideia. Afinal, se uma legenda tem votos demais e, no entanto, não tem gente o suficiente que tenha alcançado o mínimo, não adianta de nada.

Tempestade eleitoral

Com pancadas de memes e radicalização no decorrer do período

Tony de Marco

 
Urna-temporal

Cultura

Em São Paulo, a partir deste final de semana o Sesc faz uma ocupação no Museu do Ipiranga — que está em reforma — com a estreia de duas peças: Serviçal, com Ana Flávia Cavalcanti, e Apagamentos, dirigida por José Fernando Peixoto de Azevedo — as duas falam de movimento negro e preconceito racial. E de hoje a domingo o 2º Festival Na Dança! ocupa o palacete Tereza Lara com aulas de danças de diversos países — Egito, Espanha, Senegal, Angola, Colômbia, etc.

No Rio, a Nação Zumbi volta ao Circo Voador amanhã. No Blue Note Rio, João Donato, Carlos Lyra, Marcos Valle e Roberto Menescal celebram a bossa nova no sábado e domingo. Roberto Tibiriçá rege a Orquestra Sinfônica Brasileira com Valentina Lisitsa ao piano na Sala Cecília Meireles. E começa amanhã também o projeto Seleção Brasil em Cena no CCBB-RJ — 12 textos (de 418 inscritos) serão apresentados como leituras dramatizadas com direção de profissionais consagrados.

Para mais indicações culturais, assine a newsletter semanal da Bravo!

Em seu derradeiro filme, os irmãos Taviani contam a história do jovem Milton, que atravessa a Itália da Segunda Guerra para salvar um amigo preso por fascistas. Chama-se Uma Questão Pessoal (trailer). O roteiro é dos dois — Paolo e Vittorio. Mas a direção é só de Paolo, realizada após a morte do irmão. É de longe o marco nos cinemas da semana. Mas está lá também o pipoca O Mistério do Relógio na Parede (trailer), com Jack Black e Cate Blanchett, em que um menino de 10 anos recém-órfão vai morar com o tio. E nem desconfia que ele é um feiticeiro. Veja também as outras estreias.

Chico Buarque e Anitta são os dois principais nomes brasileiros indicados ao Grammy Latino. Chico tem três indicações: seu álbum Caravana (Spotify) concorre nas categorias ‘Melhor Álbum de MPB’ e ‘Álbum Do Ano’, enquanto sua canção As Caravanas (Spotify) disputa o prêmio de ‘Melhor Canção em Língua Portuguesa’. Já Anitta concorre com a faixa Sua Cara (Spotify), em parceria com Major Lazer e Pabllo Vittar, na categoria de ‘Melhor Fusão/interpretação Urbana’, e com a música internacional Downtown (Spotify), parceria com J. Balvin, como ‘Melhor Canção Urbana’. Nas categorias que dizem respeito à música brasileira ainda estão nomes como Elza Soares, com o álbum Deus é Mulher (Spotify), Rubel, com Casas (Spotify), Iza, com Dona de Mim (Spotify), entre outros. Veja todas as indicações.

Falta pouco para a estreia da 11ª temporada de Doctor Who, em 7 de outubro. E a BBC divulgou ontem o trailer oficial dos novos episódios. Jodie Whittaker é a primeira mulher a interpretar o personagem, um alienígena capaz de viajar no tempo e de se regenerar, mudando de aparência após suas mortes.

Quem também ganhou novo trailer foi Demolidor, da Netflix. A plataforma também confirmou a data de estreia da terceira temporada: 19 de outubro.

E por falar... Já são mais de dez anos de saudade para os fãs, mas a boa notícia é que Veronica Mars está voltando. A série, exibida originalmente entre 2004 e 2007, vai ganhar novos episódios no serviço de streaming Hulu.

E saiu a lista de seis finalistas do Man Booker Prize 2018. Spoiler: são quatro mulheres e dois homens. (Estadão)

Viver

Vestígios moleculares de colesterol descobertos num fóssil revelaram a cientistas australianos o animal mais antigo já descoberto, que viveu há 558 milhões de anos. Batizado ‘Dickinsonia’, tinha cerca de 140 centímetros de comprimento e forma oval. Ele viveu pelo menos 20 milhões de anos antes da chamada explosão cambriana da vida animal, que ocorreu há cerca de 540 milhões de anos quando se deu o surgimento de animais de aparência moderna, como caramujos e artrópodes.

PUBLICIDADE

Para além do caos político, a saúde também é alvo recorrente de desinformação. Em seis meses de monitoramento de boatos e informações falsas nas redes sociais, o Ministério da Saúde já identificou 185 focos de desinformação na internet. As vacinas são o principal alvo. O órgão anunciou ontem novas ações no combate aos boatos: além de campanhas publicitárias nas redes sociais, o ministério deve criar uma lista de distribuição no WhatsApp para difundir informações checadas. (Estadão)

O Inep divulgou ontem os dados do Censo da Educação Superior 2017. E os números mostram um avanço no número de alunos que ingressaram no ensino a distância, engolindo uma fatia cada vez maior da área que era ocupada pela graduação presencial. No ano passado, pouco mais de 1 milhão de estudantes ingressaram no ensino a distância, um aumento de 27,3% em relação a 2016. Mas o crescimento foi exponencial em apenas uma década: entre 2007 e 2017, os cursos desta modalidade avançaram 226%, e agora já representam cerca de 33,3% de todos os ingressos no ensino superior — em 2007, era apenas 15,4%. (Globo)

Cotidiano Digital

O BuzzFeed decidiu encerrar seu estúdio de produção de podcasts — pretende concentrar os esforços em vídeo. Está sendo um mês agitado no áudio digital. A Panoply, rede de podcasts da revista eletrônica Slate, também anunciou que fechará as portas. E, nessa, as duas estrelas da rede — o escritor Malcolm Gladwell e o editor Jacob Weisberg — se preparam para lançar um novo estúdio para produzir a série de Gladwell, Revisionist History, e outras. Weisberg estava há 22 anos na Slate. É um bocado de tempo numa publicação digital. Mais um jornalista empreendedor.

A Apple ganhou no STJ a briga que tinha com a Gradiente pelo uso do nome iPhone. A brasileira havia registrado a marca G Gradiente iphone sete anos antes da multinacional trazer seu smartphone. Os ministros consideraram que o termo ‘iPhone’ isoladamente não está sob proteção.

E a Amazon pôs mesmo à venda uma penca de aparelhos com a assistente digital Alexa. Tem de tudo. Echo Auto liga seu celular e o sistema de som do carro para obedecer a comandos de voz. Controla do GPS à música. Echo Input transforma qualquer caixa de som em inteligente. Echo Wall Clock é um relógio de parede, com ponteiros, que está sempre certo e recebe alarmes. Tem até uma tomada inteligente, na qual pode ser ligado qualquer gadget e que pode ser ligada e desligada por voz. Há outros.

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.