O foro que a todos protege acabou

Acabou o foro privilegiado como um dia ele foi. Só serão investigados pelo Supremo crimes de parlamentares cometidos durante o mandato e que tenham relação com o cargo. Para que a decisão fosse tomada houve cinco sessões, dois pedidos de vista e quase um ano transcorrido. Sete ministros acompanharam o relator, Luís Roberto Barroso. Hoje, há 540 inquéritos e ações penais tramitando no STF por conta do foro. Só da Lava Jato são mais de 100 inquéritos. Um dos principais resultados do foro é de sobrecarga da Corte. O que os ministros decidiram foi o princípio geral. Ainda não está claro o que ocorrerá com os casos já em trâmite. (Jota)

Gilmar Mendes: “Nós temos falta de juízes e falta de promotores. Mas devemos ser talvez o único país no mundo que temos dois meses de férias para juízes. Dois meses de férias para promotores. Nós temos seis meses de licença prêmio para promotores e procuradores. Só na equalização aqui, acabar com a férias de dois meses, nós já ganharíamos 10% de força de trabalho.” (Jota)

Valdo Cruz: “O mundo político vai intensificar as pressões nos bastidores para mudar a jurisprudência do STF sobre a prisão após condenação em segunda instância. A aposta dos partidos que têm parlamentares alvos da Lava Jato é garantir a mudança após o ministro Dias Toffoli assumir a presidência do tribunal. Ele já disse em conversas reservadas que não pretende pautar o tema logo no início de sua administração. Nos cálculos de réus da Lava Jato, haveria tempo para mudar a jurisprudência no início do próximo ano antes que seus processos cheguem para julgamento de um colegiado de segunda instância. Isso porque o tempo entre uma condenação em primeira e segunda instância costuma ser superior a oito meses. O prazo, em alguns casos, pode ser apertado, mas essa é aposta do momento.”

Christian Edward Cyril Lynch: “Que essa proposta do Barroso passava por combater a impunidade, tanto quanto a execução provisória da pena a partir do acórdão do tribunal de segunda instância, é fato sabido e ressabido. Pouco ou nada se falou de outra dimensão da proposta: Barroso quer transformar o STF numa Corte Constitucional mais típica, para que possa exercer de modo mais desimpedido suas funções ‘vanguardistas’. Para isso, é preciso reduzir suas competências em matérias estranhas, como as de recurso e como tribunal penal de autoridades federais. O judiciarismo crê poder fazer tudo por reinterpretação da Constituição e o plano segue conforme o imaginado. Barroso tem estrela e confia nela. Com razão, aliás: a sorte sempre lhe sorriu. Seja como for, é importante destacar que essa é uma pauta apoiada por quase todos os ministros, que querem reduzir o número de processos e se livrar dessa função de terem de ‘cassar’ a classe política.”

PUBLICIDADE

O ex-presidente da Câmara Henrique Eduardo Alves recebeu Habeas Corpus do desembargador Ney Bello, de Brasília, por conta da investigação a respeito de propinas ligadas ao Fundo de Investimentos do FGTS. Deixará a cadeia, onde estava desde junho passado, e irá para prisão domiciliar por conta de outro caso, que corre na Justiça do Rio Grande do Norte.

Maristela Temer, filha do presidente, declarou à Polícia Federal que pegou dinheiro emprestado com a mãe para reformar sua casa. Reconheceu que Maria Rita Fratezi, mulher do coronel João Baptista Lima Filho, ajudou com os custos. Como amiga da família.

Jair Bolsonaro deixa um dos galpões da feira Agrishow, o maior evento de agronegócios da América Latina, que ocorre em Ribeirão Preto. Um vídeo.

Diferentemente dos outros presos na Superintendência da Polícia Federal, o ex-presidente Lula não tem hora para acordar. Ainda assim, costuma levantar-se às 7h. Liga a TV, assiste ao noticiário da manhã. Come as mesmas refeições dos outros presos e o carcereiro lhe aplica insulina. Em deferência, seus familiares não passam por revista íntima. A sala onde está preso, não fica trancada. Segundo o repórter Thiago Bronzatto, que teve acesso à ala onde fica Lula, o ex-presidente também escolhe quando toma Sol. (Veja)

Enquanto isso... Jaques Wagner dobrou a aposta. Mesmo questionado internamente no PT, foi ao Twitter para defender publicamente a união de esquerdas. “O que o país menos precisa neste momento tão conturbado”, escreveu, “é de mais divisões, principalmente no campo progressista.” Ele defende que o PT ofereça o vice da chapa de Ciro Gomes.

É... Wagner teve, ontem, a chance de dizer isto ao próprio Lula. Segundo conta, o ex-presidente não esboçou reação. “Ele me conhece muito. Sabe, desde a primeira hora, que vou com ele até o final da linha.” O ex-governador baiano e a presidente da legenda foram os primeiros políticos a visitá-lo. A Justiça autorizou que dois políticos por semana estejam com Lula, por meia hora cada. Em separado. Gleisi Hoffmann, por sua vez, saiu do papo com o discurso oposto. “O Ciro não é pauta do PT nem da conversa.” (Globo)

O curto-circuito numa tomada foi o responsável pelo incêndio do edifício que desabou, em São Paulo. A informação é de Walquíria Camargo, moradora do apartamento 55, onde começou o fogo. Seu marido, Pedro, e uma das filhas estão internados com queimaduras. (Globo)

PDT e PT: um quer namorar, o outro acha que é assédio

Tony de Marco

 
PDT

Cultura

Em São Paulo, a Velha Cia. apresenta a premiada peça Cais ou Da Indiferença das Embarcações no Sesc Pompeia. Por lá, também estreia o novo trabalho do grupo Club Noir: uma adaptação de Fedra, de Racine, assinada e dirigida por Roberto Alvim. A Balsa recebe hoje os Trovadores do Miocárdio, em sessão com Fausto Fawcett, Junio Barreto, Natalia Barros e Pélico. E o Theatro São Pedro estreia amanhã nova montagem da ópera O Matrimônio Secreto, de Domenico Cimarosa, com encenação de Caetano Vilela e regência de Valentina Peleggi.

No Rio, Marina Lima apresenta Novas Famílias, seu álbum recém-lançado, neste sábado, no Circo Voador. Reunindo harpistas de todo o mundo, o RioHarpFestival começa neste domingo no CCBB do Rio e vai até 27 de maio. E acontecem as últimas récitas de Um Baile de Máscaras, de Verdi, em co-produção do Theatro Municipal com o alemão Kiel Theater.

Para mais indicações culturais, assine a newsletter semanal da Bravo!

Não é uma semana com grandes lançamentos no cinema. Jim Caviezel, que já fez Jesus, agora interpreta Lucas em Paulo, Apóstolo de Cristo (trailer), que reconta a história do perseguidor de cristãos convertido na estrada para Damasco. Já Edson Celulari faz um homem cego toda vida que, dono de uma tradicional pizzaria do Bixiga paulistano, descobre que um tratamento pode lhe devolver a visão em Teu Mundo Não Cabe nos Meus Olhos (trailer). Veja os outros lançamentos.

O ator Bill Cosby e o cineasta Roman Polanski foram expulsos da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, a instituição organizadora do Oscar. Ambos foram julgados culpados em casos distintos de estupro nas últimas décadas.

E não haverá prêmio Nobel de Literatura este ano. A premiação foi adiada após o escândalo de vazamento de denúncias de abuso sexual que envolve diversos membros da Academia Sueca.

Talvez o nome de Andrew Niccol não seja de imediato familiar. Mas ele dirigiu o filme Gattaca (trailer), passado num futuro em que as pessoas são geneticamente manipuladas de acordo com seu papel na sociedade. Escreveu o roteiro de The Truman Show (trailer), que retrata um reality no qual a personagem principal ignora estar num programa de TV. Seu novo filme estreia hoje, na Netflix. Chama-se Anon (trailer). Tipo Black Mirror em longa-metragem. Num futuro distópico, todos têm o registro gravado do que viram desde a infância. Seus olhos têm lentes pelas quais publicidade é sobreposta ao cenário natural e informação sobre as pessoas que encontram é listada continuamente. Clive Owen faz um detetive que, repentinamente, encontra cadáveres peculiares. Suas memórias foram modificadas, ele não tem como descobrir de imediato o assassino. Há um hacker à solta mexendo com o que as pessoas veem. Um hacker com a capacidade de apagar sua própria presença. E a capacidade de anonimato é uma ameaça nesta distopia.

Aliás... Como é trabalhar para uma série da Netflix? Um vídeo.

Os fãs de Margaret Atwood podem comemorar. A segunda temporada de The Handmaid’s Tale chegou e a plataforma de streaming Hulu já anunciou que a série terá uma nova temporada.

Para celebrar: Uma playlist (Spotify) do site Mulher no Cinema inspirada na escritora canadense.

Pois é. Paulo Coelho assinou contrato permitindo que se produza, em até dois anos, a primeira temporada de uma série baseada em três de seus romances — Brida, O Demônio e a Srta. Prym e A Bruxa de Portobello. De acordo com Patrícia Kogut, ele tem poder de veto sobre uma segunda temporada. (Globo)

Viver

Estrelas internacionais do YouTube estão sendo pagas para vender fraudes acadêmicas. Pois é. Uma investigação da BBC constatou que mais de 250 canais estão promovendo a EduBirdie, uma empresa ucraniana que oferece a estudantes trabalhos prontos. Os youtubers, alguns com apenas 12 anos, estão sendo pagos para endossar pessoalmente o serviço. Em alguns dos vídeos, eles afirmam que “se você não se incomodar em fazer o trabalho, EduBirdie tem um ‘nerd super inteligente’ que fará isso por você”. Após a publicação da notícia, alguns dos influenciadores, como Adam Saleh, cujo canal tem quatro milhões de assinantes, apagaram os vídeos.

PUBLICIDADE

O astronauta da NASA Drew Feustel capturou, da Estação Espacial Internacional, o pôr da lua. Veja.

Cotidiano Digital

Mude sua senha de Twitter. É a recomendação feita pela própria rede social. Por um erro interno, as senhas de todos os 330 milhões de usuários foram expostas aos funcionários do próprio Twitter. Caso a senha de lá seja a mesma doutros cantos — coisa que não deveria ocorrer jamais —, o conselho de trocar vale em dobro.

Pocket Casts é o melhor aplicativo para podcasts em Android. Pois o app acaba de ser comprado. Formaram um joint venture a rede de rádio pública americana, NPR, duas estações — WNYC de Nova York e WBEZ de Chicago —, além de uma produtora, a This American Life do radialista Ira Glass. As quatro empresas veem seu futuro diretamente ligado aos podcasts, que rapidamente se popularizam nos EUA. Pois, agora, entraram no mundo da plataforma tecnológica que permite o consumo dos programas.

O Facebook anunciou que terá um serviço de encontros como o Tinder, porém voltado para relações duradouras. E o comediante Steven Colbert imaginou a situação. Num vídeo.

A Amazon passou a permitir que vendas sejam feitas a partir de suas caixas de som inteligentes por terceiros. Compras na grande loja online já ocorriam. Agora, lojistas parceiros também poderão fazê-las por comando de voz.

Aliás... A versão brasileira da Amazon está querendo ampliar sua pegada no mercado nacional. Está na rua com uma campanha para ampliar o número de assinantes do serviço Kindle Unlimited — tipo Netflix para e-books. Paga-se uma assinatura e lê o que quiser. Além disso, abriu maio com descontos grandes para sua linha de hardware. Por enquanto, as caixas inteligentes não andam por aqui. Só Kindle e o FireTV Stick.

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.