Ciro e Alckmin em guerra por alianças

É um período duro para jornalistas, o de Copa do Mundo. Sempre ano de eleições, neste tempo as cortes superiores param, o Congresso idem — parece que nada acontece. E, no entanto, os candidatos mergulham em articulações fechadas intensas. Nenhuma disputa é maior do que a travada entre Ciro Gomes e Geraldo Alckmin por aliados. O DEM, informa o Estadão, rachou. A bancada no Congresso — com perfil ideológico conservador e muitos evangélicos — luta por uma aliança com o tucano. Mas a Executiva nacional, assim como os principais líderes nordestinos, preferem o pedetista. Seu cálculo é pragmático. Liderados por ACM Neto, querem saber quem os ajuda mais nas eleições da região.

Segundo o Painel, o PSB também se inclina a cada dia mais na direção de Ciro. É uma aliança chave, e não apenas pelo aumento do tempo na TV. Se um partido deste porte fechar acordo, as chances de outros o seguirem aumenta. (Folha)

Ainda: o Solidariedade, afirma Sonia Racy, ruma na direção de Ciro. E, o PRB, para Alckmin. (Estadão)

Cortando por fora, Jair Bolsonaro continua em sua campanha para convencer o PIB de que é liberal. Ontem à noite, apresentou-se a um grupo de empresários convidado por Abilio Diniz. A eles, prometeu descomplicar o ambiente de negócios do país. Garantiu que não vai negociar cargos nos ministérios e que isto não o atrapalhará a montar uma base no Congresso. (Estadão)

Quem segue no isolamento, pouco afeita a alianças, é a Rede Sustentabilidade de Marina Silva. (Globo)

PUBLICIDADE

A nova pesquisa do DataPoder360 mantém Jair Bolsonaro como líder, contando com 18% dos votos. Ele tinha 21%, em maio. Na sequência estão Ciro Gomes (12%), Marina Silva (7%), Geraldo Alckmin (7%) e Fernando Haddad (5%). Dependendo do cenário, entre 40 e 42% dizem que votarão em branco, nulo ou estão indecisos. A pesquisa foi realizada por telefone entre 25 e 29 de junho e tem margem de erro de 2%.

O DataPoder360 também avaliou o potencial de voto do ex-presidente Lula. 24% afirmam que votariam nele com certeza e, 11%, que poderiam votar. A rejeição, porém, é alta. 62% afirmam que não votariam de jeito nenhum.

O empresário Eike Batista foi condenado a 30 anos de prisão, mais multa de R$ 53 milhões. O juiz Marcelo Bretas acatou acusação feita pelo Ministério Público de que ele pagou propina de US$ 16,5 milhões ao ex-governador do Rio, Sérgio Cabral. No mesmo processo, Cabral foi condenado a mais 22 anos e oito meses e sua mulher, Adriana Ancelmo, a mais 4 anos e seis meses. (Globo)

Pois é... Enquanto a edição do Meio fechava, esta manhã, a Polícia Federal estava nas ruas com 15 mandados de prisão no Rio e oito em São Paulo. É a Operação Fatura Exposta, atrás de corrupção na Secretaria de Saúde no período Cabral.

A Corte Nacional de Justiça, do Equador, solicitou à Interpol a prisão e extradição do ex-presidente Rafael Correa, que vive em Bruxelas. Ele é acusado por um ex-deputado, Fernando Balda, de ter ordenado seu seqüestro, em 2012, quando o opositor vivia na Colômbia. Balda foi colocado a força em um carro que terminou interceptado pela polícia local antes de cruzar a fronteira. A corte, equivalente no país ao Supremo, havia dado ordens para que Correa se apresentasse a cada quinze dias, em Quito. O político apareceu na embaixada do país, na Bélgica. Os ministros, agora, querem sua prisão. Parte da onda de esquerda que assumiu o poder no continente, Correa vive fora do Equador desde que deixou a presidência, em maio.

O governo de extrema-direita polonês fez aposentar ontem, num só decreto, 27 dos 72 juízes da Suprema Corte, incluindo seu presidente. O Partido da Justiça e da Lei acusa o grupo de ser obstrucionista e, veladamente, simpático ao comunismo. As ruas das principais cidades do país foram tomadas por manifestantes contrários à medida, que temem o afastamento do país da União Europeia. (New York Times)

Viver

Estão definidas as partidas das quartas de final da Copa 2018. Ontem, a Suécia eliminou a Suíça com uma vitória de 1 a 0. Aos 20 minutos do segundo tempo, Emil Forsberg arriscou um chute ao gol. A bola acabou desviando no suíço Manuel Akanji e não houve chance para o goleiro. (Melhores momentos.)

E os adversários dos suecos serão os ingleses. A Inglaterra estava na frente quando, nos acréscimos do segundo tempo, a Colômbia arrancou o empate. O jogo acabou indo para as penalidades. Com um pênalti não convertido para cada lado, o jovem goleiro Jordan Pickford, de 24 anos, se transformou em herói em sua primeira competição pela seleção inglesa ao defender a cobrança de Carlos Bacca. (Melhores momentos.)

Sem jogos hoje e amanhã, a Copa retorna na sexta-feira com os primeiros confrontos das quartas de final — Uruguai e França, às 11h, e Brasil e Bélgica, às 15h.

Marcelo Damato: “Na foto das oitavas, a seleção brasileira é quem saiu mais bonita. Foi a única que venceu sem drama. Fora os 30 minutos iniciais de domínio mexicano, foi soberana. As demais seleções se classificaram com mais dificuldade. França e Bélgica precisaram de viradas. Rússia, Croácia e Inglaterra disputaram prorrogações e só levaram nos pênaltis. A Suécia venceu com um gol de sorte, de um rival contra o próprio gol. E os uruguaios perderam seu artilheiro, Cavani, machucado. No Brasil, o maior momento de drama foi o pisão sofrido por Neymar fora de campo, que consumiu quatro minutos de atendimento — e milhões de posts nas redes sociais sobre se houve encenação ou não. Agora, as quartas.” (Folha)

Aliás... Corra, Tite, corra!

Astrônomos flagraram pela primeira vez o nascimento de um planeta. Com massa estimada pelos cientistas em “algumas vezes” a de Júpiter, o objeto extrassolar — que orbita uma estrela que não nosso Sol — também é um gigante gasoso como o maior e mais maciço planeta de nosso Sistema Solar. (Globo)

As autoridades de saúde estimam a exposição de alguém ao ar poluído com base na poluição ao ar livre em seu endereço residencial. Mas a exposição das pessoas à poluição pode variar muito entre vizinhos que moram na mesma rua. Mesmo casais que moram juntos podem ter exposições diferentes: uma pessoa que fica em casa pode sofrer até 30% menos com isso do que seu parceiro que tem que sair para o trabalho. Pois é. Pequenas mudanças na rotina diária podem reduzir significativamente essa exposição, e a exibição de informações públicas sobre pontos críticos de poluição e formas de evitá-los pode ajudar. Em Londres, a Wellbeing Walk é um circuito de caminhada nas ruas secundárias entre as estações de Euston e King's Cross que leva de dez a 15 minutos e expõe os caminhantes a 50% menos poluição do que as vias principais. Desde o seu lançamento, em 2015, o número de pessoas que adotam o caminho mais saudável triplicou. Tomara que a moda pegue.

Galeria: As fotos vencedoras do concurso National Geographic Traveler 2018.

Cultura

“Qual é a coisa mais idiota que os americanos podem fazer?”, se perguntaram, em 2000, os roteiristas do desenho Os Simpsons. A resposta: eleger Trump presidente. Nasceu assim o episódio que inflamou a fama de que a animação consegue prever o futuro. Essa e outras histórias de bastidores são contadas no livro Springfield Confidential (Amazon) pelo roteirista Mike Reiss e pelo escritor Mathew Klickstein. Mas Reiss alerta: “Quando os Simpsons fazem piada sobre o que está acontecendo no mundo, é uma sátira. Quando o mundo começa a fazer coisas que viu nos Simpsons, algo deu errado”, brincou. (Folha)

Aliás... Matt Groening, o criador de Simpsons e Futurama, criou uma nova série de animação que será lançada em agosto pela Netflix. (Des)encanto teve seu primeiro teaser divulgado na semana passada. A série se passará na idade média — enquanto Simpsons se passa nos dias atuais e Futurama acontece no futuro.

PUBLICIDADE

O Museu do Louvre de Paris vai oferecer uma nova exposição aos visitantes: uma rota pelas obras que aparecem no videoclipe Apeshit, de Jay-Z e Beyoncé, assistido mais de 55 milhões de vezes na internet. O vídeo começa com o casal diante do quadro Mona Lisa, de Leonardo da Vinci. Entre as 17 obras que aparecem no clipe estão O casamento em Caná, de Veronese, e A balsa da Medusa, de Géricault. O percurso dura 1h30.

Cotidiano Digital

Desde maio, ao menos doze pessoas morreram na Índia linchadas por boatos espalhados via WhatsApp. Os casos acontecem com mais frequência em aldeias no interior e envolvem histórias ligadas ao tráfico de órgãos ou de crianças. O último ocorreu domingo — cinco morreram. O governo está tentando pressionar o Facebook, que opera o app, para que apresente uma solução. Em geral, linchadores e suas vítimas são pobres e têm pouco contato com tecnologia para além do celular. De saída, o governo contratou atores para que se apresentem no meio das praças explicando num formato popular de performance como os rumores se alastram. Um destes terminou, ele próprio, assassinado na quinta-feira última. (Washington Post)

Há um problema novo na praça: o abuso via smart homes. Casas automatizadas. Marido e mulher se separam — ou entram e crise —, ela fica, ele sai. E, remotamente, ele faz piscar as lâmpadas, aumenta a níveis absurdos o nível do termostato, troca a senha da porta de entrada. “Mulheres às vezes podem terminar parecendo paranoicas”, comenta Ruth Patrick, responsável por uma ong que trata de violência doméstica no Vale do Silício. Embora estes recursos já sejam razoavelmente comuns nos EUA, muitos policiais, advogados e até juízes não os conhecem. Não compreendem como a sensação de perder o controle da própria casa pode mexer psicologicamente. Quando, no casal em conflito, uma das partes é muito mais hábil tecnologicamente do que a outra, espionagem de e-mails e redes sociais também são comuns. Acompanhar os passos pelo GPS do celular. O conselho imediato é buscar ajuda sem o uso de recursos digitais. Pessoalmente. Tomando notas num bloco de papel. E com um advogado que compreenda a tecnologia envolvida.

Alguns poucos usuários de Galaxies S8 e S9 começaram a perceber um comportamento estranho nos aparelhos. Enviam fotografias via SMS aleatoriamente. O app Samsung Messages não registra que houve o envio, mas a operadora de celular mostra o tráfego de dados. E pessoas escolhidas aparentemente ao acaso nos contatos mostram ter recebido, às vezes, até galerias inteiras. Em alguns casos, um pesadelo. A suspeita inicial é de que o problema ocorra com quem substitui o padrão SMS para envio pelo novo RCS. A empresa ainda não localizou a causa do bug. A solução imediata é se livrar do app.

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.