Com desmatamento recorde, Bolsonaro celebra queda de multas do Ibama

O desmatamento na Amazônia em 2021 foi o maior em dez anos, com crescimento de 29% em relação ao ano anterior, segundo dados do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon). A região perdeu 10.362 km2 de mata nativa, o que equivale à metade do estado de Sergipe. Quase a metade, 47%, dessa destruição aconteceu em florestas públicas federais. Outro alvo dos desmatadores foram as unidades de conservação federais. Um dos motivos apontados por especialistas foi a redução desde 2019 das operações e multas de órgãos ambientais como Ibama. (Jornal Nacional)

Então... Pois justamente a redução em 80% das multas no campo foi comemorada pelo presidente Jair Bolsonaro também ontem, em evento do Banco do Brasil voltado ao agronegócio. “Paramos de ter grandes problemas com a questão ambiental, especialmente no tocante à multa”, afirmou Bolsonaro. Ele atribuiu o “bom resultado” a duas pessoas: a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, e o ex-ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles, que deixou o cargo em meio a acusações de proteção a madeireiros ilegais. Sobre desmatamento, nem uma palavra. (Globo)

PUBLICIDADE

No dia 23 de junho do ano passado, pior momento da mortífera segunda onda de covid-19, o Brasil teve uma média móvel de 77.295 novos casos diários. Pois bem, segundo informações das secretarias estaduais de saúde, a média móvel ontem foi de 75.253. Estamos nos aproximando do recorde de forma vertiginosa. Em comparação com os 14 dias anteriores, a média de ontem teve alta de 662%. A variação na média de mortes, 66%, porém, não acompanha a do número de casos por conta da proteção fornecida pelas vacinas. (g1)

A exemplo do que fez com adultos, a prefeitura de São Paulo anunciou ontem que haverá “xepa de vacinas” contra covid-19 para crianças. Em caso de sobra de doses no fim do dia, famílias cadastradas que morem perto dos postos de imunização serão chamadas para aplicação da vacina nas crianças. (CNN Brasil)

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse ontem que, se a Anvisa aprovar, a CoronaVac será usada na imunização de crianças. A agência espera decidir ainda nesta semana a liberação do imunizante do Butantan para crianças a partir de três anos. (CNN Brasil)

Há um porém. Prevista para ser concluída em setembro do ano passado, a unidade do Butantan para fabricar a CoronaVac e outras sete vacinas só ficou pronta no fim de dezembro e não tem prazo para entrar em operação. Faltam os equipamentos e a certificação de órgãos como a Anvisa. (Folha)

A técnica de enfermagem que aplicou vacinas comuns da Pfizer em pelo menos 48 crianças na cidade de Lucena (PB) alegou que estava cumprindo ordens. Em depoimento ao MPF, ela disse ter recebido da chefe de imunização da prefeitura a ordem de vacinar quem estivesse no posto de saúde, pois as doses estavam para vencer. O caso foi descoberto após mães denunciarem que crianças foram vacinadas antes de começar oficialmente a imunização infantil. (g1)

O secretário de Saúde de Lucena, Antonio Prado, foi afastado do cargo, assim como a chefe de imunização e a técnica de enfermagem. (Metrópoles)

Enquanto isso... A despeito da forte oposição do governo federal, 81% dos brasileiros apoiam a exigência de passaporte vacinal para ingresso em locais fechados, segundo o Datafolha. (Folha)

Um mistério de 77 anos acaba de ser desvendado. Uma equipe de historiadores e investigadores acredita ter identificado a pessoa que delatou a família de Anne Frank aos nazistas. Arnold van den Bergh, um judeu holandês que colaborava com a ocupação alemã, teria denunciado os Frank em troca de proteção para ele e a mulher. Judeus alemães radicados na Holanda, os Frank viveram dois anos escondidos em cômodos secretos de uma empresa, até serem presos em agosto de 1944. Anne morreu no início de 1945, aos 15 anos, no campo de concentração de Bergen-Belsen. Publicado em 1947, o Diário de Anne Frank se tornou um dos livros mais vendidos do século 20. (Globo)

Foi confirmada a primeira morte na ilha de Tonga em decorrência do tsunami que atingiu o pequeno país no fim de semana, após uma erupção vulcânica submarina. A britânica Angela Glover, de 50 anos, morreu afogada, segundo informações da família. Ela dirigia uma ONG de proteção animal. Tonga continua isolada do mundo devido ao colapso da rede elétrica e dos serviços de telecomunicações. (g1)

Panelinha no Meio. Não é outubro, mas a semana é das crianças. Então vamos fazer para elas um café da manhã especial, a panqueca americana de chocolate. Nada de massa industrializada, a receita fica pronta rapidinho. Fica ótimo com fatias de laranja e mel ou com xarope de bordo, mas você pode se aventurar mais e fazer manteiga perfumada com canela. A receita está no mesmo link.

Política

Disposto a recuperar a primazia sobre o eleitorado evangélico, o presidente Jair Bolsonaro (PL) pode comprar uma briga com parte da base apoio no Congresso e com o filho mais velho. Em entrevista a uma rádio, ele condenou a legalização dos jogos de azar no país, anátema para os evangélicos, e prometeu vetá-la caso o Congresso a aprove. A proposta tem apoio de ampla fatia do Centrão e do senador Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ) e deve ser votada na Câmara em fevereiro. Na entrevista, o presidente lembrou que o congresso pode derrubar seu veto. Segundo as últimas pesquisas, Bolsonaro está tecnicamente empatado com o ex-presidente Lula (PT) entre os evangélicos, que não reagiram bem a sua longa folga de fim de ano. (Estadão)

O União Brasil, resultado da fusão de DEM e PSL, quer tirar Sérgio Moro do Podemos, mas sem briga, segundo a coluna de Lauro Jardim. Os líderes da nova legenda, dona da maior fatia do fundo eleitoral, acreditam que um candidato à presidência competitivo ajudará a eleger uma bancada expressiva no Congresso. Em troca, oferecem a vaga de vice à deputada Renata Abreu (SP), presidente nacional do Podemos. (Globo)

O cineasta americano Adam McKay não gostou de ver seu filme Não Olhe Para Cima (Netflix) usado pelo ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, para defender o governo Bolsonaro em artigo publicado no Globo. No longa, cientistas lutam contra o negacionismo do governo para alertar a população sobre um cometa que vai eliminar a vida na Terra. Nogueira comparou um eventual novo governo do PT ao cometa. McKay reclamou via Twitter: “Só para esclarecer, Bolsanaro (sic) certamente diria para as pessoas não olharem para cima.” (Omelete)

Meio em vídeo. Todas as brigas políticas que estamos assistindo agora são internas. Lula põe na roda os economistas da era Dilma, Alckmin manda recado. Aí PT e PSB, que querem ser parceiros, brigam pelo governo de São Paulo. Logo ali ao lado, deputados pedetistas abrem guerra contra Ciro Gomes. Os militares se estranham com Bolsonaro que, por sua vez, se estranha com os olavistas e estes arrastam a asa para Sérgio Moro. O aparente fratricídio tem razão de ser: a hora de tomar decisões importantes está chegando. Confira no Ponto de Partida. (YouTube)

Servidores federais de pelo menos 19 categorias fazem hoje uma paralisação de duas horas e ameaçam com uma greve em fevereiro exigindo aumento salarial para todos, não apenas para a área de segurança, base de apoio de Bolsonaro no funcionalismo. (UOL)

Representantes do vereador carioca Carlos Bolsonaro (Republicanos) aproveitaram a viagem presidencial a Dubai em novembro para contactar a empresa israelense DarkMatter, que produz um software de espionagem. O Zero Dois é apontado como um dos coordenadores do Gabinete do Ódio, um grupo montado para atacar na internet adversários do presidente Jair Bolsonaro. O software da DarkMatter é capaz de invadir computadores e celulares de alvos, inclusive desligados. Não é a primeira ação do vereador nesse sentido. Em abril do ano passado, ele tentou intervir numa licitação do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) para forçar a compra de outro software espião israelense, o Pegasus. (UOL)

Atendendo ao pedido do MPF, a Justiça Federal da 3ª Região arquivou ontem o inquérito que investigava o empresário Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, por supostos repasses ilegais da Oi às empresas do grupo Gamecorp, revela Mônica Bergamo. O MPF justificou o pedido pela falta de indícios de crime e pela suspeição decretada pelo STF do então juiz Sérgio Moro, que determinou a quebra dos sigilos do filho do ex-presidente Lula (PT). (Folha)

Por conta do avanço da variante ômicron, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), decidiu que a Casa só terá sessões remotas até o carnaval. Os deputados haviam retomado os trabalhos presenciais em outubro. Já o Senado segue em modo semipresencial, com os senadores podendo escolher trabalhar remotamente. (g1)

Cultura

Cotadíssima para o Oscar de melhor atriz por sua atuação em Mães Paralelas (trailer), de Pedro Almodóvar, Penélope Cruz também não dispensa um cinemão. A estrela espanhola está entre as protagonistas de As Agentes 355 (trailer), onde cinco espiãs de todo o mundo se unem para evitar uma guerra mundial. Feminismo-pipoca? Talvez. Penélope diz que o termo é incompreendido e que aprendeu a ser feminista com a mãe. “Minha mãe é uma pessoa forte, ela me teve quando tinha apenas 21 anos. Tem sido uma grande professora e se eu tivesse que escolher uma referência, claro que seria ela.” (Estadão)

PUBLICIDADE

Para ler com calma. Algumas atrizes não gostam de ficar rotuladas. Não é o caso de Alice Braga. Com duas décadas de carreira marcada por sucessos no Brasil e nos EUA, essa “discípula de São Paulo e da Vila Madalena” sente orgulho de fazer papéis de latina. A única coisa que a irrita é dizerem que deixou o Brasil. Uma prova dos laços que ela mantém com o cinema nacional é a estreia, na próxima quinta-feira, de Eduardo e Mônica (trailer), de René Sampaio, inspirado na canção da Legião Urbana (Spotify). “[O filme] mostra que a gente não pode ter medo do diferente, e que o conflito não quer dizer o fim. A gente tem que achar o diálogo”, diz ela. (Omelete)

O ator e ativista americano Elliot Page entrou para a equipe de produtores-executivos do documentário Nel Mio Nome (Em Meu Nome), do cineasta italiano Nicolò Bassetti, previsto para estrear no Festival de Berlim, que acontece em fevereiro. O filme, baseado na experiência do diretor com o filho Matteo, mostra os desafios de quatro homens transgêneros em Bolonha. “É uma meditação sobre a humanidade trans”, diz Page, que atuou nos filmes dos X-Men e na série The Umbrella Academy e anunciou em 2020 que estava fazendo a transição para o gênero masculino. (UOL)

Cotidiano Digital

Após intensa campanha de usuários, o Twitter anunciou ontem a chegada de uma ferramenta ao Brasil para a denúncia de notícias falsas na plataforma. Testado nos Estados Unidos, Austrália e Coreia do Sul desde 2021, o recurso ainda experimental já recebeu 3,75 milhões de denúncias referentes a 1,95 milhão de tuítes publicados por 64 mil contas. O anúncio acontece em meio à crise no Twitter sobre a política da rede social para lidar com conteúdo falso sobre covid-19 e vacinação. Segundo a empresa, as eleições de 2022 no Brasil pesaram para que o país fosse integrado ao experimento. A novidade também foi liberada na Espanha e Filipinas. (Folha)

A Amazon decidiu suspender a proibição de cartões de crédito Visa emitidos pelo Reino Unido que estava prevista para entrar em vigor no final deste mês. Em comunicado, a companhia disse que está trabalhando com a Visa para resolver um desacordo sobre taxas de pagamento. Em novembro, a gigante do varejo anunciou que proibiria o cartão por conta das altas taxas de transação. (The Verge)

E o Android 12 começou a ser liberado para a linha Galaxy S20 da Samsung no Brasil. A atualização chegará automática e gradativamente para os consumidores a partir desta semana. O Android 12 foi anunciado pelo Google em setembro de 2021 e traz novidades no visual, opções de widgets e melhorias no desempenho. (UOL)

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.