PF investiga assessor de Bolsonaro por depósitos suspeitos de dinheiro

Atendendo a pedido da Polícia Federal, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou a quebra do sigilo bancário do tenente-coronel do Exército Mauro César Barbosa Cid, ajudante de ordens e um dos colaboradores mais próximos do presidente Jair Bolsonaro (PL). A PF diz ter encontrado no celular do militar, examinado no inquérito sobre vazamento de investigações, referências a transações financeiras suspeitas, como depósitos fracionados e saques elevados em dinheiro. A movimentação, dizem os agentes, serviria para pagar contas da família de Bolsonaro e de pessoas próximas à primeira-dama Michelle. O Palácio do Planalto diz que não há irregularidade e que o dinheiro vem das contas pessoais do presidente. (Folha)

Enquanto isso... Um grupo de 131 delegados aposentados da PF protocolou uma notícia-crime contra Moraes na Procuradoria-Geral da República (PGR). Eles acusam o ministro de abuso de autoridade na operação contra oito empresários bolsonaristas que pregavam, em grupo de WhatsApp, um golpe de Estado em caso de derrota de Bolsonaro. Os delegados aposentados dizem que a ação foi “desproporcional e ilegal”. (Poder360)

PUBLICIDADE

A menos de uma semana do primeiro turno, o Ipec, formado por antigos executivos do Ibope, aponta um aumento nas chances de o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ser eleito presidente já no dia 2 de outubro. Ele oscilou de 47% para 48%, dentro da margem de dois pontos, abrindo uma vantagem de 17 pontos em relação ao presidente Jair Bolsonaro, que segue com 31%. Ciro Gomes (PDT) recuou de 7% para 6%, ficando apenas um à frente de Simone Tebet (MDB), que manteve os 5%. Soraya Thronicke (União Brasil) continuou com 1%, marca atingida também por Felipe D’Ávila (Novo). Descontados brancos e nulos (4%) e indecisos (4%), Lula tem 52% dos votos válidos o que, mesmo com a margem de erro aponta para a vitória em primeiro turno. Caso haja segunda rodada, o Ipec aponta que Lula venceria Bolsonaro por 54% a 35%. O presidente segue liderando na rejeição: 51% não votariam nele de forma alguma, contra 35% que rejeitam Lula. (g1)

Em queda nas pesquisas eleitorais e alvo de uma pesada campanha de voto útil por parte do PT, o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) divulgou ontem um “manifesto à nação” (íntegra) no qual reafirmou sua candidatura e atacou tanto Lula quanto Bolsonaro, chamando-os de “forças do atraso”. “Nada deterá a minha disposição de seguir em frente a empunhar a bandeira do novo projeto nacional de desenvolvimento e a denunciar os corruptos, farsantes e demagogos que tentam ludibriar a fé popular com falsas promessas”, afirmou, dizendo ainda que o Brasil está “na iminência de sofrer a maior fraude eleitoral da nossa história”, referindo-se às promessas dos adversários, não às urnas eletrônicas. Mais tarde, ele usou o Twitter para denunciar ameaças. (UOL)

Ciro está particularmente incomodado com a perda de votos no Ceará, sua base eleitoral. Segundo pesquisa do Ipec no estado, ele recuou de 14% para 10% na preferência dos conterrâneos. Paralelamente, seu candidato ao governo, Roberto Cláudio (PDT), está em terceiro lugar nas pesquisas. (Globo)

Alvo de pesadas críticas de Ciro, que foi ministro em seu governo, Lula avaliou que o candidato do PDT “está surtado”. “Ele é muito mais importante do que ele está fazendo durante a campanha”, afirmou. Lula não descartou, porém, uma reaproximação. “Se Ciro quiser conversar, vamos conversar, mas a conversa não é pessoal, sim entre partidos”, disse. (CNN Brasil)

E Lula comemorou ontem uma adesão de peso, conta Igor Gadelha. O ex-ministro do STF Joaquim Barbosa, que condenou importantes petistas no caso do mensalão, gravou um vídeo declarando voto ao ex-presidente e atacando Bolsonaro. O material está sendo preparado para o uso na campanha de Lula. (Metrópoles)

Meio em vídeo. Em seu manifesto à nação, Ciro Gomes nega a diferença de Lula para Bolsonaro e mostra que não entendeu o momento em que estamos perante a história. Não bastasse, chama de fraude a eleição e, no mínimo, demonstra desconhecer como funciona politicamente o Brasil quando dá a entender que um presidente pode ditar como o Congresso vai negociar. Confira a análise de Pedro Doria no Ponto de Partida. (YouTube)

Impedido pelo TSE de usar bens públicos na campanha eleitoral, o presidente Jair Bolsonaro (PL) se disse ontem, em entrevista à TV Record, perseguido pela Corte. Perguntado se vai respeitar o resultado das urnas em caso de derrota, ele disse que “vai esperar” e questionou novamente os institutos de pesquisa, que o colocam em segundo lugar na disputa. (UOL)

Meio em vídeo. No último programa antes do primeiro turno, o #MesaDoMeio recebe a ex-ministra e candidata a deputada Marina Silva (Rede-SP), numa transmissão ao vivo comandada por Pedro Doria, excepcionalmente às 18h. Christian Lynch e Mariliz Pereira Jorge completam a mesa para falar da aliança com Lula, projetos para a Câmara, futuro ecológico e muito mais. Logo depois, no segmento exclusivo para assinantes premium, os apresentadores vão responder às perguntas do público. Ainda não é assinante? Corra lá e assine!

Para ler com calma. O alinhamento da cúpula da maioria das denominações evangélicas com a candidatura de Jair Bolsonaro (PL) tem provocado expurgos e até casos de violência em igrejas de todo o país. Em Goiânia um fiel foi baleado nas pernas por um PM, também frequentador do templo, porque seu irmão questionou o proselitismo político do pastor. Pelo menos três pastores que participaram de eventos em apoio a Lula (PT) foram expurgados pelas cúpulas de suas igrejas. “Há um clima de intolerância, de desrespeito à opinião”, diz Ed René Kivitz, teólogo e pastor da paulistana Igreja Batista de Água Branca. (Folha)

 

Viver

Panelinha no Meio. O inverno foi embora e logo logo estaremos encarando de novo nosso tradicional calor dos infernos. Hora de usar e abusar de pratos frescos e leves, como esta salada de beterraba com ervas frescas. Para a beterraba ficar ainda mais saborosa, deixe-a curtindo de véspera nos temperos. Mas só acrescente as ervas na hora de servir — ou elas, claro, deixarão de estar frescas.

Em referendo realizado no domingo, os cubanos aprovaram o novo Código das Famílias, que permite o casamento homoafetivo e a adoção de crianças por casais do mesmo sexo. A nova lei também permitirá o uso de barrigas de aluguel sem fins lucrativos e o reconhecimento de pais e mães não biológicos. Segundo o Conselho Eleitoral cubano, o texto foi aprovado por 66% dos votos, e a nova legislação já entrou em vigor. (Folha)

A Polícia Federal indiciou, nesta segunda-feira, três policiais rodoviários federais por crimes de abuso de autoridade e homicídio qualificado - com emprego de asfixia e sem possibilidade de defesa - após abordagem que matou Genivaldo de Jesus Santos, colocado no porta-malas de uma viatura e asfixiado por spray de pimenta e gás lacrimogêneo na cidade de Umbaúba, no Sergipe, em maio deste ano. O relatório foi apresentado ao Ministério Público Federal, que tem quinze dias para apresentar a denúncia à Justiça. (g1)

Pela primeira vez, desde outubro de 2020, quando farmácias começaram a oferecer testes rápidos de covid, o número de resultados positivos registrados por esses estabelecimentos ficou abaixo de 1.600, segundo a Associação Brasileira das Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma). Foram 1.587 infectados entre 12 e 18 de setembro, muito abaixo dos quase 320 mil registrados em uma semana, no auge da variante ômicron, em janeiro. (Folha)

A média móvel de mortes por covid foi de 57 nesta segunda-feira, o menor patamar em dois anos de pandemia, segundo apurou o consórcio de veículos de imprensa. Foram 21 óbitos e 6.809 casos confirmados em todo o país. 15 estados mais o Distrito Federal não registraram nenhuma morte ontem. Piauí somente informa dados semanalmente, às terças-feiras. (UOL)

Com o objetivo de descobrir como poderemos desviar de impactos por asteroides no futuro, a missão DART, lançada há dez meses pela Nasa, colidiu uma espaçonave contra o asteroide Dimorphos a 11 milhões de quilômetros da Terra, na noite de ontem. A rocha foi escolhida por não oferecer qualquer risco de colisão com nosso mundo. Esse foi o primeiro teste de defesa planetária da história. Apesar do sucesso da operação, ainda vai demorar algum tempo para aferir os resultados. (CNN)

Cultura

Uma das artistas mais completas dos EUA, Barba Streisand é um expoente como atriz, cantora e diretora em musicais e filmes. Menos conhecido, seu lado “cantora da noite” ganha um retrato precioso com o lançamento de Barbra Streisand - Live at the Bon Soir, registro de três shows na boate Bon Soir, no Greenwich Village, e Nova York em 1962, quando ela tinha apenas 20 anos. Foras essas apresentações que lhe garantiram um contrato para a gravação de seu primeiro disco, o fundamental The Barbra Streisand Album, lançado no ano seguinte. As gravações no Bon Soir estarão disponíveis nas lojas e plataformas no dia 4 de novembro. (Estadão)

PUBLICIDADE

São apenas 40 segundos e tudo o que se vê na tela é um homem idoso, embora não aparente seus 91 anos, arrancando grossas baforadas de um enorme charuto. Mas o vídeo, divulgado no domingo pelo diretor de cinema Paul Grivas, tem um caráter histórico. São as últimas imagens de seu tio, o lendário cineasta franco-suíço Jean Luc Godard, que cometeu suicídio assistido no último dia 13. (Terra)

Ser uma pessoa não binária – que não se identifica como masculino ou feminino – nunca é algo simples ainda mais quando se é jovem numa família conservadora do povo Ngwa, a maior etnia da Nigéria. Essa é a história que Akwaeke Emezi, também uma pessoa não binária, conta em seu livro A Morte de Vivek Oji. Sim, nós já começamos sabendo que Vivek morreu. A prosa eloquente de Emezi vai nos dizer como Vivek viveu. (Folha)

Num futuro próximo, uma doença provocada por um fungo que controla mentes mata a maioria da Humanidade. Os restantes são monstros assassinos ou sobreviventes em enclaves. É de um deles que sai Joel, um homem atormentado por uma perda, escoltando a menina Ellie, que pode virar a maré em favor da raça humana. Se você pensou no premiado jogo The Last of Us, quase acertou. Estamos falando da série baseada nele, produzida pela HBO Max e que teve divulgado ontem seu primeiro trailer. Pedro Pascal (Game of Thrones e The Mandalorian) e Bela Ramsey, a adoravelmente enfezada Lyanna Mormont, também de Game of Thrones, encabeçam o elenco. (Omelete)

Cotidiano Digital

O Reino Unido pode multar o TikTok em £ 27 milhões (cerca de US$ 29 milhões) por não proteger a privacidade de crianças que usam a rede social. Uma investigação descobriu que o aplicativo chinês pode ter acessado dados de menores de 13 anos sem o consentimento apropriado dos pais. Além disso, o TikTok não teria fornecido informações adequadas aos seus usuários de maneira transparente. (The Guardian)

Enquanto isso, a empresa de propriedade da gigante chinesa ByteDance ainda enfrenta investigações da Justiça dos Estados Unidos. A preocupação do governo americano é de que os dados dos usuários pudessem ser repassados ao governo da China. No entanto, o TikTok e os EUA podem entrar em acordo de segurança para evitar que a ByteDance tenha que vender o app. (The New York Times)

A Apple anunciou oficialmente nesta segunda-feira que vai produzir o novo iPhone 14 na Índia, numa tentativa de diversificar a produção fora da China. A principal fabricante da marca, a Foxconn, está produzindo os aparelhos em sua fábrica nos arredores da cidade de Chennai. A companhia já produzia alguns de seus modelos no país, mas antigos. Analistas afirmam que 25% de toda a produção do novo iPhone deve ser transferida para a Índia até 25%. Atualmente, o país é o segundo maior mercado de celulares do mundo, depois da China. (CNBC)

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.