Prezadas leitoras, caros leitores —

A extemporânea Copa do Qatar começa no domingo, e o Brasil nunca precisou tanto desse congraçamento em torno da nossa maior arte. É certo que não se trata de um Mundial qualquer. O país anfitrião é nefasto quanto aos direitos humanos, e, no Brasil, ainda tem gente com a camisa da Seleção diante de quartéis enquanto estamos, estranhamente, sob dois presidentes. Qual deles vai dar o tom do torneio?

Mas além de oferecer argumentos para você, assinante premium, debater os temas mais espinhosos da Copa, a Edição de Sábado se dedica a falar também, veja só, de futebol. O esporte que nos redimiu, que deu estatura à nossa nação continental. O autor do texto é o jornalista Márvio dos Anjos que, nesta Copa, vai apresentar o #MesadoMeio Especial Copa, com Pedro Doria e David Butter, no canal do Meio no YouTube.

Na Semana da Consciência Negra, também vamos acompanhar uma jornada de discussões sobre racismo numa escola estadual em Taboão da Serra (SP). E damos uma espiada no episódio que quase jogou o planeta numa Terceira Guerra Mundial: a bomba que resvalou da guerra entre Rússia e Ucrânia e foi parar na Polônia.

Você gosta do jornalismo do Meio? Nas newsletters, nas redes sociais, no YouTube? São as assinaturas premium que permitem que esse conteúdo seja produzido.

Assine!

— Os editores.

Alckmin garante responsabilidade fiscal

A prioridade do governo eleito é aprovar a PEC que retira do teto de gastos as despesas com o Bolsa Família, ainda chamado Auxílio Brasil, mas, num segundo momento, o objetivo é retirar o próprio teto da Constituição. A revelação foi feita a Míriam Leitão, em entrevista ao Jornal das Dez, da GloboNews, pelo vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB), para quem “não há hipótese de haver irresponsabilidade fiscal” na gestão do presidente Lula (PT) e que as oscilações do mercado financeiro não se justificam. Ele afirmou que o governo fará um corte de gastos com revisão de todos os contratos e análise detalhada das despesas. Alckmin disse ainda que uma prioridade será a reforma tributária, mas que neste momento é necessário corrigir o Orçamento. Veja a entrevista na íntegra. (g1)

Mais cedo Alckmin já havia procurado acalmar o mercado após Lula fazer uma nova crítica ao teto de gastos. Em encontro com representantes da sociedade civil durante a Conferência do Clima da ONU (COP27) no Egito, o presidente eleito reclamou que o limite de despesas não é usado para discutir os “juros para o mercado financeiro”. “Quando você coloca uma coisa chamada teto de gastos, tudo que acontece é você tirar dinheiro da saúde, tirar dinheiro da educação, tirar dinheiro da ciência e tecnologia, tirar dinheiro da cultura”, afirmou, completando: “Se eu falar isso, vai cair a bolsa, vai aumentar o dólar? Paciência.” (UOL)

Em resposta, três economistas que apoiaram Lula no segundo turno – Pedro Malan, Edmar Bacha e Armínio Fraga – divulgaram uma carta aberta ao presidente negando que a responsabilidade fiscal seja “uma conspiração para desmontar a área social” e explicando que a inflação, resultado do descontrole de gastos, é nociva para todo o país. (Folha)

E a equipe de transição sofreu ontem uma baixa. O ex-ministro Guido Mantega, que atuava como voluntário no grupo de Planejamento, pediu desligamento. Em carta a Alckmin, ele disse que opositores usavam sua condenação no TCU pelas “pedaladas fiscais” para “tumultuar a transição e criar dificuldades para o novo governo”. (CNN Brasil)

Enquanto isso... A tramitação da PEC da Transição começa a ganhar forma. O presidente da CCJ do Senado, Davi Alcolumbre (UB-AP), deve avocar a função de relator e já disse que a retirada do Bolsa Família do teto terá um prazo delimitado, de um a quatro anos, contrariando a vontade da equipe de transição. (Poder360)

PUBLICIDADE

O último dia de agendas do presidente eleito Lula na Conferência do Clima da ONU (COP27) não se limitou a críticas ao teto de gastos. Ele se reuniu com autoridades como o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, e, em redes sociais, disse que “o Brasil está voltando a ter um diálogo positivo e construtivo com o mundo”. Lula também se reuniu com ministros da Alemanha e da Noruega, países que voltarão a financiar o Fundo da Amazônia, e com lideranças indígenas de todo o mundo. (g1)

O presidente eleito, porém, termina a passagem pelo Egito sem falar com a imprensa. A entrevista coletiva marcada para ontem foi cancelada sob a justificativa de atraso na agenda. Nos bastidores, o comentário era que Lula queria evitar perguntas sobre a viagem para a conferência no jatinho do empresário José Seripieri Filho, que já esteve preso por caixa 2 eleitoral. (Folha)

Uma das áreas do gabinete de transição ainda sem definição é a Defesa, e o motivo, segundo Tales Faria, é o boicote por parte do presidente Jair Bolsonaro (PL). Ele teria proibido os comandantes das Forças Armadas de conversarem com os integrantes da equipe do presidente eleito Lula (PT). A ordem causou constrangimento entre os oficiais, que querem preparar a transição sem afrontar o presidente, a quem são subordinados. (UOL)

Enquanto isso... Inconformados pela derrota de Bolsonaro não ter sido revertida por um golpe de Estado, militantes de extrema direita já apontam bodes expiatórios: os militares. Mais precisamente cinco generais do Alto Comando do Exército chamados em grupos de WhatsApp de “generais-melancia”, “verdes e amarelos por fora, mas vermelhos por dentro”. As mensagens irritaram a cúpula militar, que, embora critique a atuação do TSE nas eleições, descarta uma ruptura institucional. (Folha)

O ministro do STF Alexandre de Moraes determinou ontem o bloqueio das contas de 43 empresas e pessoas físicas suspeitas de financiar atos golpistas como fechamento de estradas e manifestações em portas de quartéis pedindo um golpe de Estado. O Mato Grosso concentra o maior número, 34, dos alvos da ação de Moraes, e a maioria das empresas e pessoas é ligada ao agronegócio. (g1)

Bernardo Mello Franco: “Jair Bolsonaro se aliou aos setores mais atrasados do ruralismo, que se recusam a adotar práticas sustentáveis e respeitar a legislação ambiental. A derrota do capitão criou um problema para esses empresários. Em vez de modernizar seus negócios, eles querem empastelar a democracia e impedir a posse do presidente eleito. O dinheiro do agrogolpismo abastece as vivandeiras de quartel.” (Globo)

Pátria amada, futebol

Tony de Marco

Brasil-Futebol-Clube

Cultura

Ao mesmo tempo em que fala em se aposentar das telonas, o cineasta americano Quentin Tarantino dá sinais de que pretende migrar para a telinha. Durante um evento em Nova York para a divulgação de seu livro Cinema Speculation, o criador de Pulp Fiction disse que pretende dirigir no ano que vem uma série de oito episódios, embora não tenha dado detalhes sobre o tema ou a emissora/plataforma que a veiculará. Não será sua primeira experiência na TV. Em 2005 ele dirigiu dois episódios da série CSI: Crime Scene Investigation. (Variety)

Tudo o que é bom chega ao fim, e isso inclui a carreira nos palcos de Elton John. O astro britânico de 75 anos fará no próximo domingo sua última apresentação, que será transmitida ao vivo pela Disney+ a partir das 23h30 (horário de Brasília). O show acontecerá no Dodger Stadium, em Los Angeles, e contará com a participação de convidados como Dua Lipa, Kiki Dee e Brandi Carlile. Mas o que termina nos palcos começa na tela, já que a gravação servirá de ponto de partida para um documentário sobre o cantor e pianista – sem os delírios da biopic Rocket Man, espera-se. (Omelete)

Exemplares raros de uma das mais importantes séries de livros do país irão a leilão no Rio neste fim de semana. São sete das 23 edições publicadas entre 1942 e 1968, pela Sociedade do Cem Bibliófilos, fundada pelo industrial e mecenas Raymundo de Castro Maia, trazendo clássicos da literatura brasileira em edições de luxo ilustradas por artistas como Djanira, Poty Lazzarotto, Portinari e outros. Além de as edições originais serem limitadas, muitas das obras foram destruídas pelos próprios donos, que preferiam arrancar as ilustrações e exibi-las emolduradas, o que torna ainda mais raros os livros que vão a leilão. (Estadão)

A cantora e atriz Liniker se tornou ontem a primeira artista transgênero a vencer o Grammy Latino. Ela levou o prêmio na categoria melhor álbum de MPB com Indigo Borboleta Anil, superando nomes tradicionais como Caetano Veloso, Ney Matogrosso e Marisa Monte. (Tangerina)

Quem também levou um Grammy pela primeira vez foi Ludmilla, mas não com um funk. Seu álbum Numanice #2, foi o escolhido o melhor na categoria samba/pagode, onde também concorriam Martinho da Vila e Péricles. (UOL)

Mas os brasileiros acabaram restritos às categorias exclusivas de língua portuguesa, à exceção de Hamilton de Holanda, vencedor de álbum instrumental com Maxixe Samba Groove. Mesmo cantando Envolver em espanhol, Anitta perdeu nas duas categorias internacionais que disputou. Confira a lista das principais premiações. (g1)

Viver

Um novo estudo sobre covid longa produzido por pesquisadores espanhóis e publicado pela revista científica JAMA Network Open mostra que 67,5% das pessoas que tiveram a doença leve ou moderada continuam tendo pelo menos um dos sintomas mesmo após dois anos da infecção. Entre os pacientes que foram hospitalizados, o percentual foi de 59,7%. As queixas mais comuns entre os contaminados nesse período foram fadiga, dores e perda de memória. O estudo contou com a participação de mais de 600 pessoas de dois centros médicos na Espanha entre março e abril de 2020 que foram reavaliadas neste ano. (O Globo)

PUBLICIDADE

Meio em vídeo. Os alemães só voltaram a ostentar as cores da bandeira nacional na Copa de 2006, realizada na Alemanha. Por causa do passado nazista, nenhum tipo de manifestação patriótica era visto com bons olhos. Será que a Copa pode ser uma oportunidade de recuperar o verde e amarelo dos fascistas? Mariliz Pereira Jorge responde na coluna De Tédio A Gente Não Morre. (YouTube)

Um casal de lésbicas venceu uma disputa judicial contra o governo italiano e ganhou o direito de serem reconhecidas como mães de seus filhos. Em 2019, uma determinação do governo retirou a marcação de gênero neutro como “pais” dos documentos de crianças nascidas ou adotadas por casais homoafetivos, substituindo por “pai” e “mãe”. O tribunal de Roma reviu a regra, argumentando que não faria sentido chamar uma das mulheres de “pai”. A decisão abre precedente para outros casos semelhantes que aguardam julgamento. (Folha)

Pela primeira vez, a Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos, equivalente à Anvisa no Brasil, autorizou o cultivo de carne em laboratório, ao ser considerada segura para consumo humano. A permissão foi dada para a empresa Upside Foods, que produz carne a partir das células cultivadas de frango. No Brasil, a produção de carne em laboratório ainda não foi regulamentada, mas companhias especializadas no setor estimam que haja disponibilidade desses produtos a partir de 2024. (O Globo)

O telescópio James Webb encontrou duas galáxias do início do Universo que, segundo a Nasa, podem alterar o que sabemos sobre as primeiras estrelas formadas após o Big Bang. A teoria mais aceita sobre a formação do Universo diz que o período sem a existência dos primeiros corpos celestes foi de 400 milhões de anos após a explosão que deu origem ao espaço-tempo. Com a nova descoberta, as primeiras estrelas podem ter sido formadas cerca de 300 milhões de anos antes. (g1)

Cotidiano Digital

Ontem foi um dia decisivo no Twitter. Isso porque esta quinta-feira foi o prazo dado pelo bilionário Elon Musk para os funcionários da rede social decidirem se ficavam ou deixavam seus cargos na empresa. Em e-mail interno nesta semana, o bilionário disse que a plataforma terá uma cultura ‘extremamente hardcore’ e exigiu que as equipes trabalhem ‘longas horas intensamente’ ou peçam demissão. Já passava de mil o número de funcionários que se demitiram. (The Verge)

E após Musk exigir que os funcionários voltassem ao trabalho presencial, um deles, com deficiência, demitido por não ir ao escritório, entrou com uma ação contra a empresa, alegando que as novas regras são discriminatórias. (Reuters)

Em breve será possível fazer compras e pagamentos diretamente no WhatsApp Business no Brasil. A novidade foi anunciada por Mark Zuckerberg, presidente da Meta, durante o WhatsApp Business Summit, evento que aconteceu em São Paulo nesta quinta. O recurso permite acessar o catálogo de produtos de lojas que estão no WhatsApp, selecionar e pagar as mercadorias no app. Inédita no Brasil, a função chega como um teste, após ter sido lançada na Índia no mês passado. A ideia é que todo o processo de compra seja feito dentro do mesmo aplicativo. Para isso, o WhatsApp tem testado parcerias com empresas de pagamento como Cielo e Mercado Pago. (Estadão)

Meio em vídeo. Pedro Doria e Cora Rónai conversam sobre o fim do mundo. Mas calma, não é sobre nenhuma premonição apocalíptica, mas sim sobre o sentimento que as demissões em massa anunciadas nas últimas semanas, em gigantes como a Amazon e o Facebook, tem nos trazido. A pergunta que fica é: haverá um mundo após o fim do mundo? Venha descobrir! (YouTube)

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.