Prezadas leitoras, caros leitores —

Confessamos que, ao encomendar o texto da véspera da final da Copa do Mundo para o escritor Sérgio Rodrigues, meses atrás, imaginamos que seria uma apresentação luxuosa de mais uma decisão da qual a seleção brasileira participaria. Não foi o que veio.

A análise segue luxuosa, mas trata de um paradoxo que assombra o Brasil e o mundo. A molecagem que nos conduz à vitória, com improvisos e irreverência, é também a garantia de derrota. E ela tem um representante inconteste: Neymar. Na Edição de Sábado que antecede um dificílimo Argentina x França, Rodrigues, autor de O Drible e A Vida Futura, se debruça sobre a conduta e o desempenho do ex-futuro-melhor-jogador do mundo para entender o que aconteceu nos últimos 20 anos com a nossa seleção.

E assim lançamos um olhar num país vizinho, onde a jornalista Camila Moraes examina o Congresso do Peru, um protagonista menos óbvio da convulsão que acomete o país. E ainda a nova ferramenta da OpenAI, o ChatGPT, que promete responder dúvidas e gerar textos de forma muito convincente.

Se você ainda não é assinante premium, está perdendo, além das edições aos sábados, o Meio Político, às quartas, e a chance de um chorinho do #MesaDoMeio toda terça.

Assine!

— Os editores.

PF encontra arsenal com golpistas

Agentes da Polícia Federal apreenderam ontem um arsenal de guerra durante operação contra bolsonaristas que participam de atos golpistas violentos em cinco estados. Em Santa Catariano, ao policiais apreenderam pelo menos uma submetralhadora, fuzis, rifles com lunetas e muita munição. A operação foi deflagrada por ordem do STF após bolsonaristas tentarem invadir a sede da PF em Brasília e incendiarem veículos em Brasília após a diplomação do presidente eleito Luiz Inacio Lula da Silva (PT). (g1)

Aliás... O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve a multa de R$ 22,9 milhões e o bloqueio do fundo partidário do PL por litigância de má-fé. Com base em um relatório que não apontava fraudes, o partido tentou anular os votos de mais da metade das urnas, mas somente no segundo turno. Somente o ministro Raul Araújo divergiu parcialmente, defendendo a redução da multa e o bloqueio de somente 30% do fundo. (Poder360)

Passados 46 dias do segundo turno, o presidente Jair Bolsonaro (PL) ainda não admitiu publicamente a derrota, mas aos poucos a realidade vai se impondo. Ontem um caminhão de mudanças foi visto no Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente. Bolsonaro e a família devem deixar a mansão até o dia 1º de janeiro. Desnecessário dizer que a aparição rendeu memes. (UOL)

PUBLICIDADE

A senadora Simone Tebet (MDB-MS) tem mandado um recado constante por meio de aliados: não aceita qualquer ministério que não seja o Desenvolvimento Social, responsável por gerir o Bolsa Família. Sem mandato a partir de janeiro, ela sabe que precisa de um cargo com grande exposição se quiser tem pretensões presidenciais em 2026. Isso é exatamente o que o PT quer evitar. Tebet e Lula ainda não se encontraram para falar de cargos, e ela não compareceu à diplomação do presidente eleito. (Globo)

Outro problema é que Desenvolvimento Social está entre as oito pastas que Lula separou para fins de barganha em troca de apoio político no Congresso, e o MDB já deixou claro que a senadora é uma cota pessoal do presidente, não uma indicação do partido. Os outros ministérios que estão na roda são Minas e Energia, Integração Nacional, Cidades, Infraestrutura, Agricultura, Transportes e Turismo. (Meio)

Um ministério que está resolvido é o do Trabalho. Luiz Marinho, que ocupou a pasta nos dois primeiros mandatos de Lula, aceitou voltar ao cargo. Menos certa é a ida do empresário Josué Gomes da Silva para Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Muito próximo de Lula, ele estaria mais empenhado em evitar uma rebelião para tirá-lo da presidência da Fiesp. (g1)

Sem os 309 votos necessários para sua aprovação, a votação da PEC da Transição foi adiada para a terça-feira da semana que vem. A data saiu de uma reunião entre o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e o líder do PT, Reginaldo Lopes (MG). Lira nega estar barganhando com a PEC, mas cobra da equipe de transição o Ministério de Minas e Energia para seu aliado Elmar Nascimento (UB-BA), relator da PEC. (Poder360)

Enquanto isso... Uma ala do PT defende alternativas para garantir o Bolsa Família em R$ 600 sem ceder às chantagens de Lira. Entre outras opções está a edição e uma Medida Provisória já no primeiro dia de governo. (UOL)

Dois pedidos de vistas, dos ministros Ricardo Lewandowski e Gilmar Mendes, adiaram para a próxima segunda-feira, último dia antes do recesso judiciário, o julgamento no STF sobre a constitucionalidade das emendas do relator, o chamado orçamento secreto. No momento da interrupção o placar era de 5 votos a 4 para acabar com a principal ferramenta de fisiologismo no Centrão. Na quarta-feira, a relatora e presidente do Supremo, Rosa Weber, considerou que o orçamento secreto fere princípios fundamentais da Constituição. Votaram com ela os ministros Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Luiz Fux e Cármen Lúcia. Nomeados pelo presidente Jair Bolsonaro, André Mendonça e Kássio Nunes Marques abriram a divergência, defendendo que as emendas sejam mantidas com mais transparência. Alexandre de Moraes e Dias Toffoli também votaram por mantê-la, mas com alterações de modelo e regras. O julgamento será retomado às 10h de segunda-feira. (UOL)

Na prática, Lewandowski e Gilmar deram tempo para que o Congresso vote em ritmo acelerado um projeto que prevê uma distribuição mais clara dos recursos do orçamento secreto, abrindo caminho para que o voto de Rosa Weber seja vencido no Supremo. (Globo)

Os representantes do bolsonarismo na Comissão dos Mortos e Desaparecidos Políticos (CEMDP) conseguiram, por 4 votos a 3, extinguir o colegiado, criado no governo Fernando Henrique Cardoso para apurar o destino de vítimas da ditadura militar instaurada em 1964. Presidente do órgão e indicado pela ex-ministra Damares Alves, o advogado Marco Vinícius de Carvalho disse que a comissão gastou muito dinheiro e teve pouco resultado. Aliados do presidente eleito Lula já avisaram que o colegiado será reinstituído nos primeiros dias do novo governo. (Veja)

Meio em vídeo. O bolsonarismo nos tornou um povo triste, ansioso e cansado, refém de um governo que foi caótico e antidemocrático. Num futuro próximo, os estudiosos diagnosticarão o brasileiro com estresse pós-traumático, o tipo de choque acusado em quem enfrenta guerras, assaltos, violência sexual. É o que diz Mariliz Pereira Jorge na coluna De Tédio a Gente Não Morre. (YouTube)

Não são patriotas, são terroristas

Tony de Marco

Busão-em-chamas-2

Cultura

Anitta foi a artista brasileira mais ouvida pelos usuários do Spotify no exterior em 2022, segundo dados divulgados ontem pela plataforma. Atrás dela aparecem os DJs Alok e Öwnboss. Marília Mendonça, a artista mais ouvida no Brasil, ficou apenas em décimo lugar. Anitta também liderou entre as músicas de artistas brasileiros mais ouvidas fora do país com Envolver. Ok, é cantada em espanhol, mas isso é só um detalhe. (Globo)

Adriano Pedrosa, diretor artístico do Museu de Arte de São Paulo (MASP), será o curador da 60ª Bienal de Arte de Veneza, a mais antiga e importante mostra de artes plásticas do mundo, que acontecerá em 2024. Primeiro latino-americano a ocupar o cargo, ele foi indicado por Roberto Cicutto, diretor geral a instituição, que ressaltou a “competência e originalidade” do brasileiro ao conceber suas exposições e disse esperar que ele aborde “a arte contemporânea não para catalogar o que existe, mas para dar forma às contradições, diálogos e parentescos sem os quais a arte não existiria”. (Metrópoles)

Após três filmes e muita polêmica (“Salve Maaaartha”), o ator britânico Henry Cavill confirmou ontem no Instagram que não voltará a interpretar o Último Filho de Krypton. “Eu me encontrei com [os produtores] James Gunn e Peter Safran e tenho más notícias, pessoal. Eu, depois de tudo, não vou retornar como Superman”, escreveu. “Essas notícias não são fáceis, mas é a vida”, lamentou. Gunn ventilou que pode desenvolver outros projetos com Cavill, mas até a participação dele como Homem de Aço no filme solo do Flash, já gravada, pode ser engavetada. (Omelete)

Para ler com calma. Fundador de Niterói, capital do antigo Estado do Rio, o indígena temiminó Arariboia (1520-1589) é conhecido pelo papel na expulsão dos franceses e pela estátua de costas para sua cidade. Agora, a biografia Arariboia: O Indígena que Mudou a História do Brasil, do jornalista Rafael Freitas da Silva, vai às fontes primárias para contar a vida do líder guerreiro e resgatar a humanidade dos indígenas brasileiros, hoje um povo ameaçado e por muito tempo relegado a um papel secundário pela historiografia oficial. (Folha)

Viver

Deputados espanhóis aprovaram nesta quinta-feira um projeto de lei que dá direito à licença médica para mulheres que sofrem com casos de menstruação incapacitante. O texto também prevê a permissão para que jovens de 16 e 17 anos possam realizar um aborto sem necessidade da autorização dos pais. Se aprovada, a lei ainda determinará a distribuição gratuita de produtos de higiene íntima, como absorventes, e de métodos contraceptivos para estudantes do ensino médio. Com 190 votos a favor, 154 contra e 5 abstenções, o texto segue para votação no Senado. (O Globo)

PUBLICIDADE

Dados da BabyCenter Brasil, que coletou informações de 294 mil bebês cadastrados em sua plataforma digital neste ano, mostram que Helena e Miguel foram os nomes mais escolhidos para crianças nascidas no Brasil em 2022. Uma novidade do ranking foi o aumento de registros para Rebeca, que tem ganhado a preferência das famílias após a conquista do ouro olímpico pela ginasta brasileira Rebeca Andrade, no ano passado. Outro destaque é a escolha do nome Maria Alice, o mesmo da filha do cantor Zé Felipe e da influenciadora Virgínia Fonseca. (Estadão)

A Federação Francesa de Futebol (FFF) anunciou que, caso a França vença a Copa do Mundo, Karim Benzema também será considerado campeão e receberá sua medalha na premiação. Recuperado de uma lesão sofrida durante um treino antes do primeiro jogo do Mundial, o atacante, considerado o melhor jogador do mundo, não foi cortado da equipe e segue à disposição do técnico Didier Deschamps para a final contra a Argentina, no domingo. (Estadão)

A Copa do Mundo do Qatar foi palco de “zebras” memoráveis durante a competição. Mesmo que seja comum torcer para as seleções tidas como inferiores diante das equipes de elite, há quem utilize critérios mais políticos na hora de decidir suas favoritas. No Programa do #MesaDoMeio na Copa, o jornalista Márvio dos Anjos explica que, com uma maior politização das pessoas nos últimos tempos, o simples ato de torcer ficou mais complexo conforme o mundo ficou mais sensível a temas que antes não ganhavam tanta atenção, como a pauta dos direitos humanos. (Meio)

Cotidiano Digital

O Instagram anunciou nesta quinta-feira um novo recurso de segurança para os usuários da rede social. A ferramenta tem como objetivo recuperar contas após invasões de hackers e conta com um formulário simplificado. Segundo a rede, o serviço permite ao usuário encaminhar uma solicitação ao suporte da empresa e ter o retorno mais rápido. Os usuários também poderão solicitar que seus amigos confirmem sua identidade para ajudar na recuperação do perfil. Além disso, o Instagram está testando emitir um aviso caso um perfil suspeito se passando por outra pessoa ou empresa envie uma solicitação para te seguir. Saiba como usar as novas funcionalidades. (g1)

Pois é… Nesta semana, Elon Musk vendeu cerca de US$ 3,5 bilhões em ações da Tesla. A maior parte do valor foi destinada à compra do Twitter, adquirido no final de outubro por US$ 44 bilhões. Essa foi a segunda vez que o dono da empresa de carros elétricos se desfez de ações desde que comprou a rede social. O foco de Musk no Twitter tem incomodado investidores da Tesla, que registra seu pior desempenho anual de preços de ações, com queda de cerca de 55% em 2022. (Wall Street Journal)

Aliás... Musk excluiu do Twitter, ontem, as contas de jornalistas de CNN, New York Times e Washington Post que lhe eram críticos. Não deu explicações. (CNN)

E o estudo de uma ONG dos Estados Unidos concluiu que o TikTok promove conteúdo prejudicial sobre transtornos alimentares no feed de seus usuários. Pesquisadores do Centro de Contenção de Ódio Digital (CCDH, na sigla em inglês), criaram contas no app para usuários de 13 anos nos EUA, no Reino Unido, na Austrália e no Canadá, com o objetivo de analisar o algoritmo. Em poucos minutos, o TikTok começou a apresentar vídeos sobre suicídio e transtornos alimentares. Conteúdos sobre transtorno alimentar no TikTok somam mais de 13,2 bilhões de visualizações. (Núcleo Jornalismo)

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.