Bolsonaro levou consigo joias sauditas

O segundo estojo de joias presenteado pela Arábia Saudita, que chegou ao Brasil com a comitiva do então ministro de Minas e Energia Bento Albuquerque, está no acervo privado de Jair Bolsonaro. A informação foi dada ao Estadão pelo tenente-coronel do Exército Mauro Cid, ajudante de ordens do ex-presidente. O advogado de Bolsonaro, Frederick Wassef, afirmou em nota que “agindo dentro da lei, (o ex-presidente) declarou oficialmente, os bens de caráter personalíssimo recebidos em viagens, não existindo qualquer irregularidade em suas condutas”. Segundo documentos oficiais, as peças masculinas da Chopard foram recebidas pessoalmente por Bolsonaro em 29 de novembro de 2022. Antes de serem entregues ao então presidente, um relógio com pulseira de couro, um par de abotoaduras, uma caneta, um anel e um rosário árabe ficaram por mais de um ano nos cofres do Ministério de Minas e Energia. E, no mesmo dia em que deixaram o ministério, uma nova determinação foi dada para que o pacote fosse encaminhado imediatamente para a residência oficial de Bolsonaro. Não se sabe por que as joias ficaram guardadas por tanto tempo já que se tratava de um presente do regime saudita ao governo do Brasil. Pela legislação, além de declarar formalmente que se tratava de um presente institucional, as peças deveriam ter sido encaminhadas ao acervo público da Presidência da República. Os documentos e a declaração da defesa contrariam a fala inicial do ex-presidente que, no fim de semana, disse que não pediu nem recebeu qualquer tipo de presente em joias do governo da Arábia Saudita. (Estadão)

A Polícia Federal deve ouvir Bolsonaro, Michelle Bolsonaro e o ex-ministro de Minas e Energia sobre as tentativas de liberação das joias avaliadas em mais de R$ 16 milhões e destinadas à ex-primeira-dama, mas que foram retidas pela Polícia Federal no aeroporto de Guarulhos em 2021. (g1)

Em carta enviada ao príncipe da Arábia Saudita, Abudulaziz bin Salman Al Saud, Bento Albuquerque omitiu a apreensão de parte das joias. Na correspondência, com data de 22 de novembro de 2021, ele afirma que os presentes recebidos foram incorporados ao acervo brasileiro “de acordo com a legislação nacional e o código de conduta da administração pública”. (Globo)

Volta ou não volta? Nas suas redes sociais, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) anunciou ontem que seu pai voltaria ao Brasil no próximo dia 15. No entanto, 14 minutos depois, recuou. “Acabou a espera! Bolsonaro vem aí! No dia 15 de março, o nosso Johnny Bravo volta para o Brasil. Já pode pendurar a bandeira verde e amarela e vestir as cores do nosso país. Juntos, vamos fazer uma oposição forte e responsável, pelo bem do nosso Brasil. Deus, pátria e família!”, postou. Logo depois, pediu desculpas e disse que a data citada era provável, mas não estava confirmada. (Folha)

PUBLICIDADE

Onze advogados deixaram a defesa do ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal de Anderson Torres no processo a que ele responde no Supremo Tribunal Federal (STF). Os advogados que assinam a renúncia enviada ao ministro Alexandre de Moraes são: Vera Carla Nelson Cruz Silveira, Eustáquio Nunes Silveira, Alexandre César Osório Firmiano Ribeiro, Anamaria Reys Resende, Andressa De Vasconcelos Gomes, Diego Goiá Schmaltz, Fábio Felipe Mello, Pedro Ulisses Coelho Teixeira, Ricardo Venâncio, Thiago Santos Agelune e Demóstenes Lázaro Xavier Torres. Eles não indicaram o motivo do afastamento. O único advogado que permanece no caso é Rodrigo Roca, que foi secretário Nacional do Consumidor, do Ministério da Justiça, na gestão de Torres, e já atuou como advogado do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ). (CNN Brasil)

O ministro Alexandre de Moraes autorizou Torres a ficar em silêncio durante depoimento à CPI dos Atos Antidemocráticos da Câmara Legislativa do Distrito Federal. O depoimento de Torres está agendado para amanhã. Moraes destacou que, como ex-ministro já está preso, só vai à CPI se quiser, pois a lei não permite “conduções coercitivas de investigados ou réus para interrogatórios/depoimentos”. (g1)

Já o ministro Gilmar Mendes, do STF, afirmou que a regulamentação das redes sociais é uma “medida fundamental” e que o Brasil deve aproveitar os atos golpistas de 8 de janeiro para discutir o tema. Para ele, essa discussão é a “mãe de todas as batalhas” envolvendo discursos de ódio e desinformação. A fala de Gilmar reforça que a discussão sobre a regulamentação das redes tem ganhado força dentro do Supremo depois dos ataques golpistas. (UOL)

A fabricante de papel Suzano informou ontem que o MST desocupou todas as propriedades da empresa nos municípios de Mucuri, Teixeira de Freitas e Caravelas, no Sul da Bahia. A saída, cumprindo decisão judicial, ocorreu de forma pacífica e organizada. A ocupação havia sido iniciada na segunda-feira da semana passada. (CNN Brasil)

Por que igualdade entre mulheres e homens é tabu na política? Neste 8 de março, Dia Internacional da Mulher, no Meio Político, Luciana Lima, repórter especial do Meio em Brasília, questiona agentes públicos sobre por que é tão difícil se comprometer com a paridade de gênero na política e tirar essa promessa do gerúndio, do ‘estamos avançando’. O Meio Político é exclusivo para assinantes premium e chega a partir das 11h toda quarta-feira. Assine!

O novo ministro das Relações Exteriores da China, Qin Gang, alertou ontem que “conflito e confronto” com os Estados Unidos são inevitáveis, se Washington não mudar de rumo. Qin, que era embaixador da China nos EUA, é considerado um diplomata cuidadoso e talentoso no exterior, mas adotou um tom combativo. Em sua primeira aparição como chanceler, na reunião parlamentar anual da China, falou em “consequências catastróficas” do que descreveu como uma “aposta imprudente” dos EUA na forma como trata as superpotências. Ele também aproveitou a ocasião para defender uma aliança com a Rússia. (CNN Brasil)

Já o Brasil... Anunciou em reunião do Conselho de Direitos Humanos da ONU, em Genebra, que está disposto a receber cidadãos nicaraguenses que tiveram a nacionalidade retirada pela Justiça do país. O diplomata Tovar Nunes disse que o país “está preocupado com relatos de sérias violações de direitos humanos e restrições ao espaço democrático naquele país, particularmente execuções sumárias, detenções arbitrárias e tortura contra dissidentes políticos”. Na última semana, no entanto, o Itamaraty não aderiu a uma declaração assinada por 55 países que criticaram duramente o regime de Daniel Ortega. (g1)

“8 tentativas”

Marcelo Martinez

Martinez

Viver

O governo francês vai reembolsar as compras de absorventes reutilizáveis realizadas em farmácias por quem tiver menos de 25 anos a partir de 2024. Na França, a pobreza menstrual, ou seja, a dificuldade financeira para comprar ítens de higiene pessoal durante o período menstrual, impacta a vida de quase 4 milhões de mulheres de 18 a 50 anos, afetando principalmente jovens de 18 a 24, segundo uma pesquisa da OpinionWay para a associação Rules Elementary, publicada no mês passado. (Globo)

O ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, defendeu a descriminalização das drogas ao dizer que a questão deveria ser tratada pela área da saúde e não pelo sistema prisional. Em entrevista à BBC Brasil publicada ontem, o ministro afirma que a descriminalização contribuiria positivamente para o problema do encarceramento em massa no país e que a mudança deveria ser pautada pela experiência apresentada por outras nações. Ele defende ainda que uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o tema seja julgada para resolver a questão, apesar de ver a sociedade despreparada para debater o assunto. (Poder360 e BBC Brasil)

O governo federal calcula que R$ 11,3 bilhões em parcelas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) que já deveriam ter sido pagas estão em atraso. 53,7% dos quase 1,9 milhão de ex-estudantes que deveriam quitar a dívida estão inadimplentes há mais de três meses. O ministro da Educação, Camilo Santana, reconhece que “a inadimplência do Fies está altíssima”, mas disse que não haverá tempo para mudanças nas regras do programa deste ano, que abriu novas inscrições nesta terça-feira para 67 mil novos contratos. Na segunda, ele anunciou a criação de um grupo de trabalho interministerial para discutir o problema. (g1)

Cultura

O britânico David Chipperfield ganhou o Prêmio Pritzker 2023, maior honraria da arquitetura mundial. O comunicado da Fundação Hyatt, que patrocina o prêmio, diz que o arquiteto e urbanista — conhecido por renovar e reconstruir edifícios antigos, adaptando-os às necessidades modernas mas respeitando sua história e cultura — foi reconhecido por seu “design moderno e atemporal, que enfrenta emergências climáticas, transforma relações sociais e revitaliza cidades”. Entre suas obras mais famosas estão o Museu Jumex (fotos), na Cidade do México, a reforma do Neues Museum (fotos), em Berlim, e um novo prédio que abriga o Museu de Arte em Saint Louis (fotos), no Missouri. (Estadão)

PUBLICIDADE

A CCXP, maior festival brasileiro de cultura pop, revelou as datas de sua 10º edição: o evento vai acontecer entre os dias 30 novembro e 3 de dezembro, no São Paulo Expo. As vendas de ingressos para o público geral abrem no dia 6 de abril, às 12h. No dia 29 de novembro, rola a Spoiler Night, espécie de pré-estreia para convidados. E nos dias 28 e 29 de novembro, a atração é a Unlock, conferência de negócios da CCXP. Em 2022, o festival contou com a presença de Keanu Reeves (John Wick) e Paul Rudd (Homem-Formiga). (g1)

Rita Lee é tão grande que uma autobiografia só não daria conta. A cantora anunciou ontem que vai lançar, em 22 de maio, dia de Santa Rita de Cássia, uma segunda, com o título Outra Autobiografia. Na obra, vai tratar de sua vida nos anos mais recentes, com o diagnóstico e o tratamento de um câncer de pulmão. Rita, que esteve internada, contou sobre o lançamento em seu perfil no Instagram, em que revela também a capa do livro. (Folha)

Cotidiano Digital

Um levantamento da Kantar Ibope Media sobre o consumo de streaming no Brasil mostrou uma substancial presença do YouTube e da Netflix no hábito de ver TV em casa. Em 2022, 7,28% de todo o consumo de vídeos do YouTube, por exemplo, foi feito pela TV. Isso já representa mais que Record e SBT juntos. Somando todos os aparelhos da casa, como smartphone, tablet e computador, a fatia de consumo pelo YouTube sobe para 14,71%. Atualmente, o número de TVs conectadas no país já corresponde a 59% da população. Esse cenário indica uma potencial mudança no comportamento do consumidor, além de uma concorrência maior das plataformas de streaming com os canais de TV. (Folha)

Apenas quatro meses após demitir 11 mil pessoas, a Meta, dona do Facebook, está preparando uma nova rodada de cortes em massa, segundo a Bloomberg. Milhares de funcionários podem ser afetados novamente ainda nesta semana, com a companhia mirando cortes de custos e de equipes não essenciais. A decisão estaria ligada a resultados financeiros específicos e não a uma redução generalizada do tamanho da empresa. Embora tenha surpreendido as expectativas do mercado no último trimestre, registrando crescimento de usuários em seus aplicativos, a Meta perdeu 60% do seu valor de mercado em 2022, saindo do “clube do trilhão”. (Bloomberg e Estadão)

Enquanto isso... A onda de demissões no Twitter tem gerado confusão na companhia. Nesta segunda, um funcionário que teve o acesso cortado ao computador da empresa recorreu à rede social para saber se ainda estava contratado pela empresa de Elon Musk, após nove dias sem comunicação do RH. Depois de uma série de perguntas feitas pelo próprio Musk, que chegou a criticar o funcionário, o diretor sênior de design de produto do Twitter recebeu um e-mail confirmando que havia sido demitido. Por um motivo ainda não claro, após a repercussão, o bilionário pediu desculpas ao funcionário e afirmou que ele considera permanecer na empresa. (BBC)

Meio em vídeo. A fotografia criada por Niépce e popularizada pela Kodak não sonharia chegar em tão pouco tempo onde chegou. Pedro Doria e Cora Rónai contam suas experiências com a fotografia com o celular. (YouTube)

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.