Instabilidade no Credit Suisse mantém mundo sob a sombra de crise bancária

Menos de uma semana após a quebra de dois bancos nos Estados Unidos, novo susto. Desta vez, na Suíça. O gigante Credit Suisse viu suas ações despencarem quase 25% ontem em meio a uma crise de confiança de investidores. O banco, que há dois anos tem tido dificuldades e seu maior acionista, o Saudi National Bank, recusou-se a injetar mais liquidez. O anuncio abalou as Bolsas europeias, que fecharam com fortes perdas. A de Zurique teve queda de 24,24%. O cenário pode melhorar hoje, já que o banco central da Suíça, afirmou que, se preciso, pode ajudar a instituição. Com isso, os efeitos nas Bolsas brasileira e americana foram sentidos principalmente pela manhã. Mesmo assim, a maioria dos índices fechou em baixa. O Ibovespa recuou 0,25%, a 102.675 pontos — chegou a bater em 100.692 pontos, pior patamar desde julho de 2022. (Folha)

Além das turbulências lá fora, o mercado brasileiro está acompanhando com grande expectativa a definição do novo arcabouço fiscal. O ministro da Fazenda afirmou ontem que a proposta já está no Palácio do Planalto, enquanto Lula disse que teve uma primeira conversa com Fernando Haddad, mas que ainda não viu o texto. A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, afirmou que a âncora será “flexível, crível e factível”. Os detalhes devem ser apresentados ao presidente amanhã e o formato final, segundo Lula, será definido antes de sua viagem à China, no dia 24. (Valor e Folha)

Para ler com calma... Ray Dalio, fundador da Bridgewater Associates, uma das maiores gestoras de hedge fund do mundo, postou no LinkedIn que a falência do banco americano SVB indica que as rachaduras do sistema financeiro global estão aumentando e que há “sinais iniciais de que terá efeitos indiretos no mundo”. Ele também aponta semelhanças com a crise de 2008. (Valor)

PUBLICIDADE

O Tribunal de Contas da União deu cinco dias a Jair Bolsonaro para devolver as joias masculinas recebidas da Arábia Saudita. O conjunto está guardado em um local privado do ex-presidente, no Brasil. A defesa de Bolsonaro já informou que fará a devolução. As joias devem ser enviadas à Secretaria-Geral da Presidência da República. O tribunal também determinou, por unanimidade, que o conjunto feminino Chopard — avaliado em R$ 16,5 milhões e apreendido pela Receita Federal na alfândega de Guarulhos — tenha o mesmo destino, após o fim das investigações. A corte também requereu o fuzil e a pistola recebidos por Bolsonaro, em 2019, dos Emirados Árabes. Além disso, determinou varredura minuciosa em todos os presentes recebidos nos quatro anos de governo. O que não for considerado como “personalíssimo” terá de ser integrado ao patrimônio da União. O TCU decidiu também que, a partir de agora, nos dois meses que antecedem o fim de cada mandato ocorrerá uma verificação do que poderá ou não ser incorporado pelo então presidente como bem pessoal. (Estadão e g1)

Enquanto isso... Nos EUA, em evento com apoiadores na terça, o ex-presidente admitiu que o Tribunal Superior Eleitoral pode torná-lo inelegível por ter criticado sem provas o sistema de votação em reunião com embaixadores em julho. (Metrópoles)

Então... Eduardo Bolsonaro quer o pai mais tempo fora do Brasil, conta Bela Megale. (Globo)

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, autorizou ontem que Ibaneis Rocha (MDB) reassuma o governo do Distrito Federal (DF). Ibaneis foi afastado em 9 de janeiro, por decisão de Moraes, devido aos atos golpistas da véspera. A decisão inicial previa afastamento por 90 dias. Segundo o ministro, com o andamento das investigações não estão mais presentes os requisitos para manter o afastamento. As investigações por supostas omissões continuam. (CNN Brasil)

O presidente Lula deu início a uma agenda de aproximação com militares. Ele almoçou ontem com os almirantes do comando da Marinha. No mesmo dia, a instituição enviou aos oficiais mensagem interna dando 90 dias para que militares da ativa se desfiliem de partidos políticos, sob risco de punição. A proibição de que militares da ativa sejam filiados a partidos políticos está no inciso 5 do artigo 142 da Constituição Federal. A agenda de Lula com os militares segue. No dia 23, ele visitará as obras do Programa de Submarinos, em Itaguaí (RJ). Em 27 de abril, deve participar da inauguração da linha de produção dos caças Gripen, na Embraer (SP). (Folha e Globo)

Após mais de um mês de negociação, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), chegou a um acordo com líderes partidários para a instalação das comissões permanentes. A divisão mostra a composição de base e oposição ao governo na Câmara, com o PL, de Bolsonaro, em postos-chave, fazendo frente ao Palácio do Planalto. A deputada Bia Kicis (PL-DF) vai comandar a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle. O PT indicou o deputado Rui Falcão (SP) para a presidência da Comissão de Constituição e Justiça. (Folha e CNN Brasil)

Meio em vídeo. O Planalto está com medo. O governo teme tomar uma pancada na primeira lei importante que tentar aprovar no Congresso. E, olha, o Orçamento Secreto versão 2.0 acaba de mostrar as caras. Quer entender melhor? Assista ao Ponto de Partida, com Pedro Doria. (YouTube)

O procurador da República no Distrito Federal, Peterson de Paula Pereira, determinou a abertura de apuração, pelo Ministério Público Federal, do uso de um programa pela Agência Brasileira de Inteligência para monitorar a localização de pessoas via celular. O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, afirmou que vai determinar à Polícia Federal que investigue o caso. (g1)

Viver

O ministro da Justiça, Flávio Dino, autorizou a Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária no Rio Grande do Norte, após os ataques realizados por uma facção criminosa. A operação começou ontem e deve durar 30 dias, coordenando ações para os serviços de guarda, vigilância e custódia de presos. O ministro ainda determinou que a Polícia Rodoviária Federal atue em rodovias no interior do estado. Até a tarde de ontem, 39 suspeitos foram presos e um líder da facção foi morto por agentes de segurança. (UOL)

O governo federal relançou ontem o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), com investimento previsto de R$ 700 milhões para prevenção, controle e repressão da criminalidade e ações sociais de segurança pública. Um dos eixos de ação do Pronasci tem como objetivo reduzir a taxa de homicídios para menos de 16 mortes por 100 mil habitantes até 2030 e as mortes violentas de mulheres. (Agência Brasil)

Estudo publicado na revista Nature mostra que as três maiores florestas tropicais do planeta — Amazônica (América do Sul), do Congo (África Central) e de Bornéu (Sudeste da Ásia) — estão removendo ao menos 107 milhões de toneladas de carbono da atmosfera por ano, valor suficiente para compensar 26% das emissões globais. A pesquisa utiliza uma nova metodologia para calcular a capacidade de absorção de CO2 por áreas em regeneração de florestas tropicais e reforça a capacidade do Brasil para atrair recursos financeiros com políticas verdes. (Folha)

A Nasa revelou ontem o traje espacial que será usado por astronautas na missão Artemis III, que vai levar humanos para a Lua, em 2025. O novo modelo é um protótipo produzido pela Axiom Space e dará mais flexibilidade e proteção contra o hostil ambiente lunar. As novas roupas serão apresentadas nos próximos meses e deverão ser completamente brancas. A Artemis III será a primeira missão tripulada rumo ao satélite da Terra desde 1972. (g1)

Panelinha no Meio. Uma massa vai sempre bem, principalmente quando é compartilhada com os amigos. Esse macarrão com almôndegas de salmão, além de render bastante, recebe um toque especial de endro e laranja.

Cultura

Theo de Barros, compositor, violonista, arranjador e cantor, morreu no Rio, aos 80 anos. Ele foi parceiro de Geraldo Vandré em Disparada (Spotify) e autor de Menino das Laranjas (Spotify), gravada por Elis Regina no álbum Samba eu canto assim. Como aponta o crítico Mauro Ferreira, a obra do integrante do Quarteto Novo vai muito além. Barros foi ainda autor de trilhas para teatro e cinema e jingles, apesar de ter lançado apenas quatro álbuns solo em sua carreira. (g1)

PUBLICIDADE

O mercado editorial já se preocupa com a segunda queda consecutiva na venda de livros no país. Entre 30 de janeiro e 26 de fevereiro, a venda de títulos caiu 12,93% em comparação ao mesmo período do ano passado. O faturamento do setor diminuiu 7,61%. Os dados são do Painel do Varejo de Livros no Brasil, da Nielsen Book. Em 2023, o mercado editorial já encolheu 8,82% em volume e 2,34% em faturamento, novamente na comparação com o mesmo intervalo em 2022. E neste ano o preço do livro já subiu 7,10%. (Globo)

A cineasta Anita Rocha da Silveira traz no segundo longa, Medusa (trailer), uma história de terror e crítica social, com fundamentalismo neopentecostal e extremo moralismo, baseada em casos reais de perseguição a jovens consideradas “promíscuas”. O filme já passou por Cannes e ganhou o Festival do Rio em 2021. O Universo DC nos entrega Shazam! Fúria dos Deuses (trailer), com a dama Helen Mirren e Lucy Liu nos papéis de vilãs. E a comédia francesa Tudo sob Descontrole (trailer) mostra a relação de uma enfermeira ansiosa e um ladrão de carros.

Confira a programação completa das estreias no cinema em sua cidade. (AdoroCinema)

Cotidiano Digital

E a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) lançou ontem uma página para auxiliar o consumidor na hora de comprar uma TV Box. Esses equipamentos transformam televisões convencionais em Smart TVs e possibilitam o acesso a internet, canais e aplicativos. Contudo, alguns modelos vendidos não são homologados pela agência e oferecem acesso ilegal a conteúdo pirateado. A ferramenta da Anatel faz parte do plano da agência para combater o uso de aparelhos que transmitem de forma clandestina canais de TV por assinatura e serviços de streaming. (Folha)

A Samsung vai investir cerca de US$ 230 milhões na construção de cinco fábricas de chips na Coreia do Sul. A companhia planeja ter o maior centro de produção de chips do mundo nos próximos 20 anos. A estratégia, uma parceria com o governo sul-coreano, visa expandir incentivos fiscais e apoio para aumentar a competitividade dos setores de alta tecnologia no país. O plano da Samsung deve atrair até 150 fabricantes de materiais, peças e equipamentos, além de organizações de pesquisa e desenvolvimento de semicondutores perto de Seul. (Forbes)

O TikTok estuda a possibilidade de se separar da ByteDance, controladora chinesa do aplicativo, para evitar sanções nos EUA. Recentemente, o país determinou que as agências governamentais americanas excluam o app de dispositivos e sistemas federais devido a preocupações sobre possível manipulação ou espionagem da China. O desinvestimento da ByteDance, que pode resultar em uma venda ou IPO, é considerado um último recurso caso as negociações com os EUA fracassem. Atualmente, o braço americano do TikTok está avaliado em entre US$ 40 bilhões e US$ 50 bilhões. (Valor)

Por falar em TikTok... O app anunciou um novo recurso nos EUA. Além das abas “Seguindo” e “Para Você”, a empresa também adicionará no aplicativo o “feed STEM”, com conteúdos nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática. (Gizmodo)

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.