Prezadas leitoras, caros leitores —

O maior evento de cultura, tecnologia e inovação do planeta, o South by Southwest, ou SXSW, acaba neste fim de semana e a Edição de Sábado traz o olhar fresco de um jornalista veterano que circulou pelo festival pela primeira vez.

Ascânio Seleme, repórter, correspondente, colunista e executivo com três prêmios Esso na bagagem, conta o que viu dessa salada intelectual, com temperos de posicionamentos políticos e criatividade, em Austin, no Texas — da badalada palestra da futurista Amy Webb ao painel com William Shatner, passando pelo debate “Don’t be drag, just be queen”, sobre direitos LGBTQIA+.

Vamos oferecer também uma curadoria do que se leu sobre o evento, como estudos sobre o futuro da tecnologia, mobilidade, inteligência artificial e ChatGPT. E, em tempos de etarismo explícito, vamos contar como mulheres e homens com mais de 40 anos descobriram no mar e no surfe uma forma de se manter ativos, saudáveis e de se aproximar dos filhos.

O Brasil voltou a respirar ares democráticos e o Meio pode abrir seu leque de cobertura novamente. Jornalismo é essencial nos períodos de trevas e de avanços. Seja um assinante premium e nos ajude a manter a vigilância e a diversidade no mundo digital.

— Os editores.

Decisão do Ministério da Previdência faz bancos suspenderem consignado a aposentados

A redução nos juros do empréstimo consignado para aposentados do INSS pode ter efeito contrário do esperado pelo governo. Vários bancos, entre eles Bradesco, Itaú e até Banco do Brasil e Caixa, suspenderam ontem essas operações. O setor teme que a margem desse tipo de produto fique negativa, inviabilizando a concessão, especialmente para quem tem renda menor e os mais idosos, com maior risco de inadimplência. A Febraban esclareceu que o setor já havia sinalizado o risco de redução da oferta. Aprovada na segunda-feira, a medida, que reduz o teto dos juros de 2,14% para 1,7% ao mês, foi proposta pelo ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, e aprovada pelo Conselho Nacional de Previdência Social. O órgão tem representantes do governo, de empregadores, trabalhadores, aposentados e pensionistas, mas está temporariamente sem membros do Planejamento e da Fazenda, que, historicamente, fazem parte do colegiado. Segundo auxiliares do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a redução foi “decisão unilateral” de Lupi, sem consulta à equipe econômica ou à Casa Civil. Diante das consequências e do impacto sobre os próprios aposentados, Haddad estudará uma alternativa. (Folha e Globo)

Lupi criticou a decisão: “Os bancos estão se prevalecendo dos aposentados e pensionistas. Eles já lucram acima da média. Não é aceitável isso”. (Congresso em Foco)

E por falar... Mais um banco gerou tensão nos Estados Unidos: o First Republic Bank. Os onze maiores bancos americanos agiram rápido e concordaram em depositar US$ 30 bilhões nessa instituição regional, para conter a fuga de clientes e novos abalos no sistema financeiro. “Esta ação dos maiores bancos da América reflete sua confiança no First Republic e em bancos de todos os tamanhos”, destaca o comunicado das instituições. Ao fim, as ações do First Republic subiram 9,98%, após registrarem queda de mais de 30% pela manhã. (Bloomberg e Globo)

Na Suíça, os ânimos acalmaram. O Credit Suisse anunciou um empréstimo de 50 bilhões de francos suíços (US$ 53,7 bilhões) do Banco Nacional da Suíça, e que comprará de volta parte de sua própria dívida, reduzindo as despesas com juros e aproveitando os atuais preços baixos dos títulos. (CNN Brasil)

Para ler com calma... O secretário extraordinário do Ministério da Fazenda, Bernard Appy detalha a proposta de reforma tributária, que pretende fundir tributos já existentes no Imposto sobre Valor Agregado (IVA) e prevê um sistema de pagamento para diminuir a sonegação e fraudes. (Estadão)

PUBLICIDADE

O presidente francês, Emmanuel Macron, recorreu ontem ao artigo da 49.3 da Constituição para aprovar, sem passar pelo Legislativo, o aumento da idade mínima para a aposentadoria, de 62 para 64 anos. Indignados, os membros da Assembleia Nacional anunciaram que devem votar uma moção de censura, única forma de derrubar a imposição pelo presidente da reforma de aposentadoria. Nos últimos dias, os franceses protestaram nas ruas e fizeram greve, com reflexos no recolhimento de lixo, por exemplo. E voltaram às ruas logo após a invocação do artigo 49.3. A medida adotada fez Macron ser criticado por autoritarismo e mostra isolamento do presidente. (Globo, g1 e Le Monde)

Ex-chefe do Departamento Operacional da Polícia Militar no Distrito Federal, o coronel Jorge Eduardo Naime afirmou na CPI dos Atos Golpistas, na Câmara Legislativa do Distrito Federal, que tropas do Exército dificultaram o trabalho da PM em 8 de janeiro. Segundo o coronel, preso desde fevereiro, os bolsonaristas acampados em Brasília viviam em uma realidade paralela e teve até quem tenha dito ser um ET: “Parecia uma seita”. (Globo e UOL)

O ministro do Supremo Alexandre de Moraes finalizou a análise de todos os pedidos de liberdade provisória de presos por envolvimento nos atos golpistas: ele concedeu 129 e negou 294. Já a Procuradoria-Geral da República apresentou mais 100 denúncias contra suspeitos de envolvimento nos atos golpistas. Eles estão sendo investigados no Supremo. (Folha e CNN Brasil)

Após mais de 60 dias afastado por suspeita de omissão em 8 de janeiro, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), reassumiu o cargo. Ele afirmou que houve um “apagão” nas polícias e na Força Nacional e isentou seu então secretário de Segurança Pública Anderson Torres. (UOL)

Enquanto isso... Torres prestou depoimento como testemunha na ação do Tribunal Superior Eleitoral sobre a reunião de Bolsonaro com embaixadores em julho, quando questionou sem provas as urnas eletrônicas. Ele voltou a afirmar que desconhece a autoria da chamada minuta do golpe, classificou o texto de “folclórico” e “lixo”, e disse que nunca tratou do assunto com o então presidente. (g1)

O ministro Joseli Camelo assumiu ontem a presidência do Superior Tribunal Militar. Em entrevista ao Estúdio i, da Globo News, ele afirmou que as “Forças Armadas não são poder” e que, para a manutenção do Estado de direito, é importante que a decisão final em questões jurídicas seja do Supremo Tribunal Federal. Afirmou ainda que a Garantia da Lei e da Ordem (GLO) prevista pelo artigo 142 da Constituição não cabe apenas às Forças Armadas e que a medida deve ser usada de forma excepcional. (g1)

Já o comandante do Exército, general Tomás Paiva, tenta evitar as articulações para acabar com as operações de GLO. Ele se reuniu ontem com os deputados Carlos Zarattini (PT-SP) e Alencar Santana (PT-SP), autores de uma PEC que acaba com a GLO e altera o artigo 142. Ele ponderou que essas operações não têm nada a ver com golpismo e são usadas em momentos críticos de descontrole das polícias militares. (Metrópoles)

O presente do ex-presidente

Tony de Marco

Presente-do-ex-presidente

Viver

Forças de segurança prenderam 69 suspeitos ontem, terceiro dia de ataques em cidades do Rio Grande do Norte. As equipes também apreenderam 18 armas de fogo, 50 artefatos explosivos, além de munições, automóveis e dinheiro. Natal, Mossoró e Parnamirim, as três maiores cidades do estado, suspenderam os serviços básicos, como transporte público. Na capital, o atendimento em unidades básicas de saúde e coleta de lixo estão suspensos desde terça-feira. A violência fez com que as cidades paraibanas de Uiraúna e Várzea, próximas da fronteira, suspendessem as aulas por falta de segurança. Em Salvador, um homem suspeito de comandar os ataques foi transferido para uma unidade de segurança máxima. (Metrópoles e g1)

Três estudantes de biomedicina da Universidade Unisagrado desistiram do curso, após repercussão negativa de um vídeo que circulou nas redes sociais. Em um story do Instagram, elas ridicularizaram uma colega pelo fato de ter mais de 40 anos e estudar. Em um trecho do vídeo, uma delas pergunta “como fazer para ‘desmatricular’ uma colega de sala”, enquanto outra debocha, dizendo que “era para ela estar aposentada”. Em nota, a faculdade disse ter encerrado a instauração de um processo disciplinar devido ao fim do vínculo das alunas. (g1)

Cardiologistas do Instituto do Coração (InCor) realizaram ontem a primeira angioplastia com auxílio de inteligência artificial na América do Sul. O procedimento consiste em desobstruir artérias coronárias por meio de um cateter com a introdução de um stent, objeto metálico que abre passagem para circulação sanguínea, reduzindo o risco de problemas cardiovasculares. É comum a utilização de raios-x ou de um aparelho que visualiza o interior dos vasos, dando uma visão semelhante à de um microscópio. O algoritmo da inteligência artificial compara as duas imagens e oferece informações mais precisas, como identificar os pontos obstruídos de maior gravidade, calcificações e se o stent está se expandindo corretamente. (Estadão)

Cultura

Estreia hoje, no Disney+, o especial Bono & The Edge: A Sort of Homecoming com Dave Letterman. No mesmo dia, o U2 lança o álbum Songs of Surrender, com 40 regravações de músicas da banda numa versão mais intimista. No programa, com cerca de uma hora e meia, o apresentador David Letterman mescla momentos de emoção e descontração com os líderes do grupo irlandês, salpicados por um show reservado no The Ambassador Theatre, em Dublin. “Nossa música ficou melhor com ele por perto, só por ficar no mesmo recinto, meio que tirando um sarro de tudo”, disse Bono. (Folha)

PUBLICIDADE

O quadrinista e escritor Mauricio de Sousa se candidatou à cadeira nº8 da Academia Brasileira de Letras, antes ocupada pela acadêmica Cleonice Berardinelli, morta aos 106 anos, no Rio de Janeiro. A informação foi confirmada pela própria ABL. O pleito ocorre quando Mauricio comemora os 60 anos de criação da Mônica, personagem que dá nome à turma que vendeu mais de 1,2 bilhão de gibis e 15 milhões de livros. No final de 2022, ele recebeu um prêmio da Unesco por décadas de incentivo à leitura. (g1)

O filme Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo (trailer) segue vencendo tudo o que disputa. Desta vez, o longa foi o grande vencedor do Critics Choice Super Awards, prêmio dedicado a filmes e séries de heróis, ficção científica, terror e ação, nas categorias de melhor filme, ator e atriz de ficção científica ou fantasia. A série The Boys (trailer) também recebeu três prêmios nas categorias de melhor série de super-herói, melhor ator em série de super-herói e melhor vilão em série de TV. Já Top Gun: Maverick (trailer) venceu como melhor filme de ação. Veja a lista completa de vencedores. (Omelete)

Cotidiano Digital

E o Google anunciou que vai encerrar as vendas do Glass Enterprise Edition 2, seus óculos inteligentes para empresas. O dispositivo chegou a ganhar uma versão atualizada em 2019, mas foi considerado um fracasso comercial, levando à decisão de encerrar o produto na última quarta-feira. Segundo a empresa, o suporte ao Google Glass vai até setembro deste ano e a companhia já afirmou que, a partir da data limite, não fará mais atualizações de software. (Gizmodo)

Meio em vídeo. ChatGPT é novamente tema de Pedro+Cora. Mas não se preocupe, porque tem novidade: o lançamento da versão 4.0 e novas funcionalidades. Quer saber mais? Só assistir! (YouTube)

A Justiça de Belém do Pará condenou a Apple a pagar uma indenização por dano moral coletivo no valor de R$ 5 milhões. O juiz Roberto Cézar Oliveira Monteiro acatou o pedido da Associação de Educação, Cultura, Proteção e Defesa do Consumidor, Contribuinte e Meio Ambiente do Brasil, que moveu uma ação em razão de reclamações sobre defeitos do iPhone 11, inclusive nas versões Pro e Pro Max, após mínimo contato com líquidos. Segundo a empresa, o aparelho era classificado como resistente à água. A decisão, de 14 de fevereiro, também estabelece o pagamento de R$ 1,5 mil para cada consumidor lesado pela propaganda enganosa. (UOL)

O Reino Unido vai banir o TikTok de celulares e dispositivos usados por ministros e funcionários públicos para trabalhar. A decisão foi comunicada pelo ministro Oliver Dowden, que descreveu a medida como uma “precaução prudente”. “A segurança de informações sensíveis do governo deve ser priorizada”, afirmou. Dowden, porém, destacou que ministros e funcionários não seriam proibidos de usar o TikTok em seus celulares particulares. O aplicativo de vídeos curtos é acusado de entregar dados dos usuários ao governo chinês. A empresa nega com veemência a acusação. Estados Unidos, Canadá, Bélgica e Índia são alguns dos países que decidiram banir o TikTok dos dispositivos oficiais. A Comissão Europeia também tomou a mesma medida. (BBC)

A Casa Branca anunciou ontem seu apoio ao Restrict Act, projeto de lei que pode dar ao presidente Joe Biden novos poderes para enfrentar ameaças tecnológicas estrangeiras, como proibir o TikTok no país. (g1)

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.