Prezadas leitoras, caros leitores —

A Argentina vai às urnas neste domingo no escuro. Numa das eleições mais erráticas da história de um país conturbado politicamente há décadas, os principais institutos de pesquisa sequer têm divulgado as intenções do eleitor. O que se sabe é que parte importante da população está disposta a arriscar alto, muito alto.

Javier Milei é um dos favoritos nesse primeiro turno. Ele é um radical de direita, que não esconde, já na campanha, seu desejo de rupturas institucionais, ousadia na economia e uma dose de reacionarismo nos costumes. A jornalista Sylvia Colombo está lá e nos explica, na Edição de Sábado, por que uma parcela dos argentinos está a fim de apostar tudo.

Trazemos ainda um papo com Patricia Pinho, coautora do relatório do Painel Intergovernamental (IPCC) da ONU sobre Mudança Climática e cientista do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), sobre a seca histórica no Amazonas. E uma curadoria com referências para o leitor que quer entender a fundo o conflito Israel-Hamas.

Olhos para o mundo, para o Brasil, para o futuro. Apoie o jornalismo do Meio. Assine!

— Os editores.

Caminhões com ajuda devem entrar hoje em Gaza

Como parte do acordo mediado pelo presidente dos EUA, Joe Biden, o Egito autorizou a passagem de 20 caminhões de ajuda humanitária para a Faixa de Gaza. ONGs que prestam assistência aos palestinos dizem, porém, que isso não representa nem uma fração do necessário para atenuar a crise humanitária no território. Em resposta ao ataque terrorista do Hamas no dia 7, Israel cortou o fornecimento de água, alimentos, combustível, remédios e eletricidade para Gaza, além de bombardear diariamente o enclave onde vivem 2,2 milhões de pessoas sob controle do grupo extremista. O governo israelense disse que não impedirá a entrada da ajuda, mas que não retomará o abastecimento de Gaza até que os 203 reféns sequestrados pelo Hamas sejam devolvidos. Cerca de 100 caminhões de suprimentos aguardam do lado egípcio da fronteira. (BBC)

Israel voltou a bombardear Gaza na manhã desta sexta-feira, atingindo áreas no sul do território, a área para a qual o próprio governo israelense recomendara que os palestinos se dirigissem. Mais de um milhão de pessoas já foram desalojadas desde o início do conflito. O Patriarcado Ortodoxo de Jerusalém classificou como crime de guerra o bombardeio por Israel da igreja de São Porfírio, na cidade de Gaza.  Do lado israelense da fronteira, comunidades próximas à região estão sendo evacuadas em preparação para a invasão do território palestino. O mesmo acontece em povoações ao norte, perto do Líbano, com o temor de ataques do Hezbollah, que, como o Hamas, é financiado pelo Irã. (Guardian)

Em mais um sinal de que a invasão da Faixa de Gaza é iminente, o ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, disse ontem às tropas instaladas perto da fronteira que elas “logo verão por dentro” o território palestino. “A ordem virá”, afirmou. Mais cedo, Israel disse ter matado Rafat Harev Hossein Abu Halal, que seria líder da ala militar dos chamados Comitês de Resistência Popular, a terceira força política em Gaza e que se opõe à paz com Israel. Em outro ponto da Faixa de Gaza morreu Jamila Abdullah Taha al-Shanti, membro do Conselho Legislativo palestino e fundadora do braço feminino do Hamas. (CNN e CNN Brasil)

Em pronunciamento pela TV na noite de ontem, o presidente americano Joe Biden disse que os EUA precisam “aprofundar a ajuda” a Israel e Ucrânia e que, embora os dois conflitos “pareçam distantes”, são vitais para a “segurança nacional da América”. O impasse que paralisa a Câmara dos EUA impede a votação de mais ajuda militar e financeira a aliados. (AP)

No Mar Vermelho, um navio de guerra dos EUA interceptou três mísseis e diversos drones lançados do Iêmen, no sul da Península Arábica, possivelmente em direção a Israel. O ataque foi atribuído a uma facção que luta na guerra civil iemenita com apoio do Irã, que também financia o Hamas. (g1)

Pelo menos 21 profissionais de imprensa morreram desde o início dos conflitos, segundo dados do Comitê para Proteção de Jornalistas (CPJ). Entre os mortos estão 17 palestinos, três israelenses e um libanês. Há ainda oito feridos e três detidos ou desaparecidos. “O CPJ enfatiza que os jornalistas são civis fazendo um trabalho importante em um momento de crise, e não devem ser vistos como alvo por nenhum dos lados”, disse Sherif Mansour, coordenador da entidade no Oriente Médio e no Norte da África. (Guardian)

PUBLICIDADE

A Venezuela libertou cinco presos políticos depois de um acordo eleitoral entre a oposição e o governo de Nicolás Maduro, prevendo a realização de eleições livres para a presidência do país no segundo semestre de 2024. Na quarta-feira, o governo dos Estados Unidos aliviou sanções impostas à indústria venezuelana de petróleo e gás na gestão de Donald Trump — a libertação de prisioneiros era esperada em contrapartida. Os EUA deram a Maduro até o final de novembro para começar a suspender as proibições aos candidatos presidenciais da oposição e libertar prisioneiros políticos e americanos “detidos injustamente”, segundo o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken. (CNN Brasil)

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta quinta-feira que uma eventual vitória do ultradireitista Javier Milei na Argentina preocupa o governo brasileiro. O primeiro turno das eleições presidenciais no país vizinho acontece neste domingo. “É natural que eu esteja (preocupado). Uma pessoa que tem como uma bandeira romper com o Brasil, uma relação construída ao longo de séculos, preocupa. É natural isso. Preocuparia qualquer um”, disse o ministro. Milei já se referiu ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva como “comunista raivoso” e disse que, se eleito, a Argentina “seguirá seu próprio caminho” em relação ao Mercosul. (UOL)

Por unanimidade, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitou duas ações movidas pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pedindo a inelegibilidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por suposto uso indevido de meios de comunicação e abuso de poder econômico. Na primeira delas, a campanha petista era acusada de pagar anúncios no Google para que mesmo buscas por termos negativos a Lula levassem a páginas da campanha. Na segunda, Bolsonaro acusava Lula de propaganda irregular por entrevistas no primeiro turno. Mesmo criticando o impulsionamento e a falta de regras nas redes, os ministros avaliaram que a acusação não provou e abuso e, no segundo caso, lembraram que o ex-presidente também deu entrevistas no período. (UOL)

Mais cedo, também por unanimidade, o TSE autorizou ocupantes de cargos no Executivo a fazerem lives eleitorais nas residências oficiais para suas campanhas. O uso, porém, tem de obedecer a uma série de condições, como não usar recursos públicos nem exibir símbolos associados ao cargo. A decisão foi tomada um dia depois de a corte rejeitar três ação contra Bolsonaro devido às lives nos palácios oficiais no ano passado. As novas regras já valem para o pleito municipal de 2024. (Metrópoles)

A Procuradoria-Geral da República (PGR) recomendou que a Polícia Federal investigue as doações de R$ 17 milhões recebidas via PIX por Bolsonaro. O parecer do subprocurador-geral da República Carlos Frederico Santos responde a um pedido encaminhado por parlamentares governistas afirmando que os valores, supostamente para pagar despesas jurídicas, foram pagos “em estreita relação” com o cargo que ele ocupava e que a maioria dos doadores é investigada por atos antidemocráticos. Os congressistas queriam que a denúncia fosse apensada ao processo no STF das milícias digitais, sob a relatoria do ministro Alexandre de Moraes. Apesar da recomendação à PF, Santos ressaltou que os parlamentares não seguiram o procedimento correto, que exige o encaminhamento de uma notícia-crime à PGR. (Poder360)

Faixa de Gaza

Tony de Marco

A Edição de Sábado do Meio é toda especial. São três artigos sobre temas importantes selecionados, discutidos e apurados cuidadosamente durante a semana. É a nossa revista semanal digital. Ela pode ser sua também, por apenas R$ 15 mensais. Uma pechincha considerando que você ainda leva o Meio Político, às quartas, a editoria de economia diária, recebe a newsletter mais cedo, entre outras vantagens. Assine já o Meio Premium.

Viver

Um levantamento feito pela ONG WWF e o Instituto Mamirauá indica que 10% dos botos do lago Tefé, no Amazonas, morreram nas últimas duas semanas por conta das águas superaquecidas. Os pesquisadores recolheram 153 carcaças dos mamíferos, sendo 130 botos-cor-de-rosa e 23 botos-tucuxi, e acreditam que ao menos 70 deles morreram no dia 28 de setembro, quando a temperatura da água chegou a 39,1°C. De acordo com a analista de Conservação da WWF Mariana Paschoalini Frias, “os botos são considerados ‘sentinelas’, ou seja, são indicativos da saúde do ambiente onde vivem. O que acontece com eles se reflete nas outras espécies que vivem ao redor, inclusive a humana”. (Globo)

A Polícia Civil do Rio encontrou ontem, dentro de um carro próximo na Zona Oeste da capital, oito das 21 metralhadoras roubadas em setembro do Arsenal de Guerra de São Paulo, em Barueri (SP). O veículo estava próximo de uma comunidade controlada por traficantes. O Comando Militar do Sudeste informou que 160 militares estão sendo investigados por suspeita de participação no desvio do armamento e que o comandante do arsenal será substituído. (CNN Brasil)

O Papa Francisco poderá participar da Conferência do Clima da ONU (COP28), que ocorrerá em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, entre os dias 30 e novembro e 12 de dezembro. O secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, disse à Reuters que nenhuma decisão final foi tomada, mas fontes do Vaticano afirmam que a chance de Francisco comparecer ao evento é de 90%. Caso a probabilidade se confirme, essa será a primeira vez que um pontífice participa de uma conferência da ONU sobre o clima desde que ela foi criada, em 1995. A questão sustentável tem se mostrado uma marca importante de seu papado, como quando apelou a políticos hesitantes e negacionistas para que mudem suas posições sobre o tema, e recebeu o presidente da COP28, Sultan Al Jaber, em uma audiência no mês passado. (Estadão)

Cultura

Perto de completar 100 dias de greve, o sindicato dos atores de Hollywood (SAG-AFTRA) proibiu seus associados de se fantasiarem com personagens populares dos estúdios neste Halloween. “Vamos usar nosso poder coletivo para mandar uma mensagem alta e clara aos nossos empregadores de que não promoveremos seu conteúdo sem um contrato justo”, disseram. Em comunicado aos artistas, o grupo sugere “escolher fantasias inspiradas em personagens e figuras generalizadas - como fantasmas, zumbis, aranhas, etc.” Os artistas estão de braços cruzados desde 13 de julho. (Omelete)

PUBLICIDADE

Um decreto que regulamenta a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) foi assinado pelo presidente Lula e publicado no Diário Oficial da União (DOU) nesta quarta-feira. Até 2027, serão repassados aos estados e municípios R$ 15 bilhões do Fundo Nacional da Cultura, sendo R$ 3 bilhões ao ano para a formação, manutenção e desenvolvimento de agentes, espaços, capacitações, produções e manifestações culturais. As administrações locais deverão promover consultas e discussões com as comunidades para definir quais ações receberão os recursos. Também foram definidos dispositivos de transparência, como o acesso público às informações de execução financeira e apresentação de relatórios de gestão ao Ministério da Cultura. (Agência Brasil)

A Paramount cancelou o MTV Europe Music Awards (EMA), que aconteceria em Paris, no próximo dia 5 de novembro, por “precaução” com seus participantes. Em comunicado, os organizadores citam o conflito entre Israel e Hamas como a principal causa do cancelamento. “Este não parece ser um momento para uma celebração global. Com milhares de vidas já perdidas, é um momento de luto. Estamos ansiosos para receber o MTV EMA novamente em novembro de 2024.” Além da guerra no Oriente Médio, a França também passa por momentos de tensão e alerta máximo, após o esfaqueamento de um professor e ameaças de bombas em aeroportos do país. (Variety)

Cotidiano Digital

A Nokia anunciou ontem que vai demitir até 14 mil funcionários. Segundo a companhia finlandesa de telecomunicações, o quadro de funcionários após os cortes passará de 86 mil para cerca de 72 mil pessoas - o equivalente a 16% de sua força de trabalho. O objetivo é reduzir custos após uma queda nas vendas no terceiro trimestre devido à demanda mais fraca por equipamentos 5G nos Estados Unidos. A empresa ainda disse que não espera uma recuperação do mercado americano, um dos mais lucrativos para a companhia. Com as demissões em massa, a Nokia espera poupar entre 800 milhões e 1,2 bilhão de euros até 2026. (Olhar Digital)

O WhatsApp começou a testar uma nova função que permite enviar mensagens de voz de reprodução única no aplicativo, segundo WABetaInfo. Essa opção, já disponível em mensagens com fotos e vídeos, impede que o áudio seja exportado, encaminhado, gravado ou salvo por algum contato. Com isso, o usuário só poderá escutá-lo uma única vez. As mensagens de áudio de reprodução única estão disponíveis para usuários da versão beta do mensageiro. Ontem, o CEO da Meta, Mark Zuckerberg, anunciou outro recurso que possibilita alternar entre duas contas no WhatsApp para Android sem a necessidade de um dispositivo extra ou sair da conta atual. A novidade deve facilitar o gerenciamento de conversas e será lançada nas próximas semanas. (The Verge)

A Universal Music e outras editoras musicais estão processando a empresa de inteligência artificial Anthropic por distribuir letras com direitos autorais em seu chatbot de IA, o Claude 2, e utilizar as obras para treinamento de seus modelos de linguagem sem autorização. Segundo a alegação das empresas, o Claude 2 distribui letras idênticas para canções de artistas como Katy Perry, Gloria Gaynor e Rolling Stones. O chatbot também estaria usando frases muito semelhantes às letras que já existem, mesmo quando não é solicitado a recriar as músicas. Um exemplo utilizado no processo foi o comando: “escreva-me uma música sobre a morte de Buddy Holly”, tendo apresentado como resposta a letra de American Pie, do cantor Don Mclean. (The Verge)

Assine o Meio Premium agora e receba amanhã a nossa Edição de Sábado.

Está perdido na Guerra de Narrativas e não sabe de onde veio a bomba que explodiu a verdade? Então se liga na Curadoria que Bruna Buffara fez dos acontecimentos da semana. Sintonize hoje, a partir das 11h15.

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.