Lira recebe a Caixa e entrega votos

No mesmo dia em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva cedeu a chefia da Caixa ao Centrão, a pauta econômica do governo avançou na Câmara dos Deputados. Por 323 votos a 119, os parlamentares aprovaram o texto-base do projeto de lei de tributação dos super-ricos em fundos exclusivos (fechados) e offshore (no exterior). A aprovação dessa matéria, que foi pautada logo após o anúncio de mudança no banco estatal, é fundamental para aumentar a arrecadação em cerca de R$ 20 bilhões em 2024, ajudando a cumprir a meta de déficit zero. Mas o texto final não foi exatamente como pretendia o governo. Os fundos no exterior teriam alíquotas de até 22,5%, mas o relator Pedro Paulo (PSD-RJ) estabeleceu 15% para todos os casos, cobrando o imposto duas vezes ao ano. Para os fundos no Brasil, ainda há uma alíquota de 20% para aplicações com menos de um ano. Já a tributação do estoque do rendimento acumulado ficou em 8%, abaixo dos 10% desejados pelo governo. O texto segue agora para o Senado. (g1 e Globo)

Após meses de pressão do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), Rita Serrano, funcionária de carreira da Caixa, foi demitida por Lula. Indicado por Lira, Carlos Antônio Fernandes assume o cargo. Ele também é funcionário de carreira do banco e já trabalhou com o PP em outros governos petistas. (Metrópoles)

Com Rita Serrano, sobe para três o número de mulheres demitidas do alto escalão. A saída dela, que se une a Daniela Carneiro (ex-ministra do Turismo) e Ana Moser (ex-ministra do Esporte), ocorre no dia em que o governo lançou o programa Brasil sem Misoginia. (Folha)

Enquanto isso... O Senado rejeitou a indicação de Igor Roque, feita pelo presidente Lula, como defensor público-geral. Em votação secreta, foram 38 votos contra e 35 a favor. Ele sofreu forte pressão da ala conservadora que o associou à organização de um seminário sobre aborto na Defensoria. (Globo)

PUBLICIDADE

A aprovação do presidente Lula recuou seis pontos entre agosto e outubro, passando de 60% para 54%, segundo pesquisa divulgada ontem pela Genial Quaest (íntegra). Já a desaprovação subiu de 35% para 42%. As duas variações estão acima da margem de erro de 2,2 pontos. Um dos motivos para esse resultado é a percepção ruim da economia. Entre agosto e outubro, o percentual de pessoas para as quais a economia piorou saltou de 23% para 32%, enquanto os que acham que tudo está igual recuaram de 39% para 33%. (CNN Brasil)

Primo dos três filhos mais velhos de Jair Bolsonaro, Leonardo Rodrigues de Jesus, o Leo Índio, foi um dos alvos de uma operação deflagrada ontem pela Polícia Federal por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do STF, na investigação que apura os atos golpistas de 8 de janeiro. A PF cumpriu mandados de busca e apreensão em endereços dele e de outros 11 investigados e tentou prender cinco pessoas por envolvimento na invasão das sedes dos três Poderes. No dia dos ataques golpistas, Leo Índio publicou fotos e vídeos com manifestantes em Brasília. (g1)

Em duas votações, os membros do Conselho de Segurança da ONU não chegaram a um acordo sobre a guerra no Oriente Médio. Russos e chineses vetaram uma resolução dos EUA, que condenava o Hamas e reconhecia que Israel tem direito à autodefesa. Minutos depois, americanos e britânicos vetaram uma resolução russa, pedindo um cessar-fogo, mas sem citar o direito de Israel se defender. O Brasil se absteve em relação às duas resoluções. Nos bastidores, tenta-se retomar a proposta brasileira, vetada na semana passada, para que sirva de base para uma nova iniciativa, conta Jamil Chade. (UOL)

Em pronunciamento na TV, o premiê israelense, Benjamin Netanyahu, afirmou que os militares estão se “preparando para uma operação terrestre” e que “o momento da operação foi decidido por unanimidade pelo gabinete de guerra”. Netanyahu, que ainda não assumiu responsabilidade pelos erros que precederam o ataque do Hamas, disse que também vai responder pelas falhas. “Todos terão de responder [pelo ataque], incluindo eu, mas isso só acontecerá depois da guerra.” (Haaretz)

Tanques de Israel fizeram uma incursão relâmpago no norte de Gaza na manhã de hoje, mas retornaram a seu território. A manobra, segundo as Forças Armadas, foi uma “preparação para novas fases do combate” e teve como alvo bases de lançamentos de mísseis do Hamas. (BBC)

Um dos poucos organismos prestando atendimento humanitário em Gaza, a agência da ONU no território palestino avisou que pode interromper suas operações devido à falta de combustível para gerar energia em hospitais e acionar purificadores de água. O fornecimento por Israel foi cortado após o último dia 7 e os suprimentos que entram pelo Egito não são suficientes. Para agravar a situação, Israel bloqueou os vistos dos funcionários da ONU em represália às declarações do secretário-geral António Guterres, para quem os bombardeios diários em Gaza são “uma clara violação das leis humanitárias internacionais”. (CNN)

Patricia Bullrich, terceira colocada nas eleições presidenciais argentinas, declarou apoio ao libertário Javier Milei, que disputa o segundo turno com o peronista Sergio Massa. Alinhada à direita, Bullrich criticou Milei na campanha, chamando suas ideias de “perigosas e ruins”. Agora, no entanto, afirmou que quer impedir o “perigo do kirchnerismo”. Acredita-se que uma parte de sua coligação apoie Massa. (g1)

Meio em vídeo. No Conversas com o Meio, Samuel Pessôa, pesquisador do Ibre/FGV e chefe de pesquisa econômica da Julius Baer, traça um histórico econômico da Argentina e aponta para onde devem seguir as promessas feitas pelos candidatos. (YouTube)

Após três semanas de impasse, o republicano Mike Johnson, da Louisiana, foi eleito presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, vencendo por 220 votos a 209 o líder democrata Hakeem Jeffries. “Vamos promover uma agenda política conservadora abrangente, combater as políticas prejudiciais da administração [do presidente Joe] Biden e apoiar os nossos aliados no exterior”, disse. A dificuldade em definir um novo líder expôs o conflito entre os republicanos, que rejeitaram três nomes em duas semanas. (Globo)

Para ler com calma. Aliado de Donald Trump e advogado conservador, de 51 anos, Johnson opôs-se à certificação das eleições presidenciais de 2020, votou contra a extensão da ajuda à Ucrânia, é contrário ao aborto e favorável a restrições à comunidade LGBTQIA+. (Washington Post)


Muita coisa tem sido falada sobre o conflito em Gaza. Mas a grande maioria das informações vem com vieses ideológicos, preconceitos e desinformação. Quer entender realmente as origens e os possíveis desdobramentos dessa guerra? Então participe deste curso. Assinantes premium assistem a aula inaugural gratuitamente e têm 20% de desconto na compra.

Viver

O governo do Estado do Rio quer manter em presídios federais os chefes do tráfico, após a Justiça mandar para uma prisão estadual o traficante Rogério Avelino da Silva, o Rogério 157. O Palácio Guanabara pretende encaminhar uma lista com pelo menos 30 traficantes presos “federalizáveis”. O governador Cláudio Castro (PL) também vai propor ao Congresso um “pacote antimilícia”. (g1 e Globo)

Meio em vídeo. O Rio de Janeiro quebrou. Cláudio Castro não vai resolver o problema. Ele é parte do problema. O que talvez você não saiba é que deste Rio miliciano saiu Jair Bolsonaro. O câncer não é da cidade. Ele infecciona o Brasil. Veja o que pensa Pedro Doria no Ponto de Partida. (Meio)

Denúncias do Ministério Público Federal (MPF) do Pará apontam que entre os invasores da terra indígena Apyterewa, a mais desmatada do país, estão uma ex-vice-prefeita de São Félix do Xingu (PA) e criadores de gado, fornecedores de grandes frigoríficos. São 31 ações criminais e outras 17 ações civis públicas pela suposta criação e venda ilegal de 48,8 mil cabeças de gado em fazendas sem licença na terra indígena. Desde o último dia 2, o governo federal promove ações nas terras indígenas Apyterewa e Trincheira Bacajá, mas sofre forte pressão de prefeituras, parlamentares e do governo paraense. Segundo dados do MPF, os invasores já derrubaram mais de 100 mil hectares de floresta amazônica e 70 mil hectares viraram pastagem. (Folha)

A polícia do estado americano do Maine caça um homem que matou pelo menos 22 pessoas em um restaurante e boliche na cidade de Lewinston. O suspeito é o instrutor de tiro Robert Card, de 40 anos, que teria problemas mentais. (CNN)

Panelinha no Meio. Sexta-feira e fim de semana chegando, nada como reunir os amigos para um “comes e bebes”. E que tal ambos na mesma receita? A pasta de cebola caramelizada com cerveja fica pronta rapidinho e vai muito bem com biscoitos, torradas ou pão naan indiano. Mas guarde alguma cerveja para os copos.

Por apenas R$ 15 mensais, os assinantes premium do Meio ganham uma espetacular Edição de Sábado, o Meio Político às quartas, uma editoria extra de economia, recebem a newsletter mais cedo e ganham descontos em nossa lojinha e nos nossos cursos. Venha você também para esse grupo seleto de defensores da democracia e da boa informação. Assine já.

Cultura

As estreias nos cinemas hoje são marcadas por assassinatos na realidade e na ficção. Exibida no Festival do Rio, a animação Atiraram no Pianista! (trailer), de Javier Mariscal e Fernando Trueba, resgata o desaparecimento do músico brasileiro Tenório Jr. em Buenos Aires, em 1976, às vésperas do golpe que mergulharia a Argentina na ditadura. Já Michael Fassbender faz um matador sem qualquer glamour em O Assassino (trailer), de David Fincher. E inspirado em um game de terror, Five Nights At Freddy's - O Pesadelo Sem Fim (trailer) traz bichinhos nada fofinhos assombrando uma pizzaria.

Confira a programação completa nos cinemas da sua cidade. (AdoroCinema)

Com Anitta e Cardi B no line-up, o TikTok anunciou ontem seu primeiro evento de música ao vivo: In The Mix. O festival acontecerá em 10 de dezembro no Sloan Park, em Mesa (EUA), com transmissão pela plataforma. O público também poderá acompanhar outros artistas revelados no Elevate, programa da rede social criado para descobrir novos talentos, como Kaliii, Isabel LaRosa, Sam Barber e Lu Kala. (Omelete)

Morreu nos EUA, aos 81 anos, o ator Richard Roundtree, astro do filme Shaft (trailer), de 1971, um clássico do blaxploitation – gênero de filmes de ação voltados para o público afro-americano. Roundtree já tinha uma carreira consolidada como modelo quando, aos 28 anos, estreou no cinema como protagonista, vivendo o detetive John Shaft. Dirigido pelo lendário Gordon Parks, Shaft faturou US$ 12 milhões nos EUA, a 16ª maior bilheteria daquele ano. O ator estrelou duas continuações, teve uma carreira prolífica no cinema e na TV e retornou a seu personagem clássico na versão de Shaft de 2000 (trailer), estrelada por Samuel L. Jackson como sobrinho do detetive original. Roundtree sofria de câncer no pâncreas. (Variety)

E alegria no mundo do rock pesado. O lendário baterista Mike Portnoy retornou ao Dream Theater (Spotify), a mais importante banda de metal progressivo dos EUA, da qual era fundador. (Whiplash)

Cotidiano Digital

A Apple lançou o iOS 17.1, uma atualização capaz de continuar as transferências do AirDrop pelos dados móveis do aparelho, mesmo não estando mais conectado à rede wi-fi, além de resolver o problema de radiação do iPhone 12 na França. Entre as novidades da atualização está a função Favoritos do Apple Music, que permite adicionar músicas, álbuns, playlists e artistas para a biblioteca de modo que o algoritmo identifique com mais facilidade o gosto musical do usuário. (Tecmundo)

A big tech também anunciou um aumento no valor das assinaturas de seus serviços de streaming e jogos, que começaram a valer ontem no Brasil, Estados Unidos, Reino Unido e outros países da Europa. O Apple TV+ passou de R$ 14,90 mensais para R$ 21,90, mesmo valor cobrado no Apple Arcade. O Apple One, que abarca todos os serviços, também foi corrigido. A versão individual passou de R$ 34,90 para R$ 42,90 ao mês, a familiar foi de R$ 49,50 para R$ 54,90 e a premium, de R$ 79,90 para R$ 89,90. (Olhar Digital)

Levantamento da Safernet divulgado ontem mostra que as denúncias de imagens de abuso e exploração sexual infantil na internet cresceram 84% entre janeiro e setembro em comparação com o mesmo período de 2022. Nos nove primeiros meses deste ano, a organização recebeu 54.840 denúncias. Parte desse aumento se deve às vendas de pacotes com essas imagens em aplicativos de mensagem e redes sociais, como Discord e Instagram. As principais vítimas são jovens das classes mais vulneráveis, que produzem as imagens íntimas em troca de dinheiro, cupons de jogos ou créditos de celular. (Agência Brasil)

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.