Prezadas leitoras, caros leitores —

O Meio acredita que jornalismo de qualidade é bom em quantidade — e com amplo acesso. Nosso modelo de negócios e filosofia se baseia na noção de que quem paga pela assinatura premium merece o melhor que nosso jornalismo produz. Mas também financia a distribuição de conteúdo de excelência em todo canto do mundo digital.

É nesse espírito que oferecemos, quatro sábados atrás, “Garota Cancelada”, uma reportagem especial exclusiva para os assinantes premium, produzida pelo escritor Sérgio Rodrigues, e que contou com texto e dois vídeos em que aprofundávamos a discussão sobre o assassinato da menina Elza Fernandes por companheiros do Partido Comunista, na década de 1930. Agora, o Meio amplia esse alcance. Uma versão mais curta dos dois vídeos está disponível, a partir de hoje, no YouTube. Aberta e gratuita.

Se você é premium e gostou desse material, compartilhe com os amigos que não são esse vídeo gratuito. Se você ainda não é assinante e gostar do vídeo, considere nos apoiar. Assine!

— Os editores.

Ordem social em Gaza está se desintegrando, alerta ONU

Com a crise humanitária crescendo a cada dia na Faixa de Gaza, multidões invadiram e saquearam depósitos da ONU no território onde eram armazenados para distribuição suprimentos enviados pela fronteira com o Egito. “É um sinal preocupante de que a ordem civil está se dissolvendo após três semanas de guerra e de um cerco apertado a Gaza”, disse Thomas White, diretor da agência das Nações Unidas para apoio aos refugiados palestinos. Segundo o Ministério da Saúde de Gaza, controlado pelo grupo terrorista Hamas, o número de mortos no território já chega a 8 mil, dos quais 73% seriam “vulneráveis” — mulheres, crianças e idosos. O Irã, financiador do Hamas, disse que Israel “cruzou uma linha vermelha” com seus bombardeios a Gaza, enquanto os EUA alertam para o risco de conflito generalizado no Oriente Médio. (CNN)

A guerra entre Israel e o Hamas entrou em uma “segunda fase” na madrugada de sábado com as operações militares israelenses dentro da Faixa de Gaza. Em entrevista coletiva, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu voltou a recomendar que a população palestina deixe o norte do território, onde estão concentradas as operações, e acrescentou que Israel está “pronta para garantir que os assassinos paguem o preço pelo massacre”, referindo-se aos atentados em 7 de outubro, que deixaram 1.400 mortos em Israel e mais de 200 reféns em poder do grupo terrorista. “A guerra em Gaza será longa”, disse. (Guardian)

Netanyahu foi alvo de críticas pesadas após publicar um tuíte no qual culpava exclusivamente a cúpula dos serviços de segurança e inteligência do país pela facilidade com que o Hamas executou os atentados. Diante da reação da opinião pública e de integrantes do próprio gabinete de guerra, o premiê apagou o tuíte e divulgou uma nota se retratando. “Cometi um erro”, admitiu. (Haaretz)

Após um dia e meio de bloqueio quase total, as comunicações entre Gaza e o exterior começaram a ser restabelecidas na madrugada de domingo. Pessoas com parentes e amigos no território e agências humanitárias internacionais correram para os aplicativos de mensagens, o que provocou um congestionamento nos sistemas de comunicação. (BBC)

A pedido do presidente Lula, o ministro de Relações Exteriores, Mauro Vieira, seguiu para Nova York, em mais um esforço de negociação por uma nova resolução sobre a guerra. Há a possibilidade de o Brasil apresentar hoje um novo texto ao Conselho de Segurança da ONU, a quinta proposta por cessar-fogo entre Israel e Hamas. (CNN Brasil)

Enquanto isso... O governo russo fechou o aeroporto de Mahackala, capital do Daguestão, após um grupo invadir a pista na noite de ontem em busca de israelenses que estariam em um voo. O Daguestão é uma república russa (equivalente a estados no Brasil) de população predominantemente muçulmana. Antes de entrar na área dos aviões, o grupo abordou passageiros exigindo que mostrassem seus passaportes. Segundo a autoridade aérea russa, um voo vindo de Tel Aviv fez uma escala técnica em Mahackala a caminho de Moscou. O governo israelense pediu à Rússia que proteja seus cidadãos. (UOL)

PUBLICIDADE

Embora o PT e o presidente Lula já tenham se comprometido com a candidatura de Guilherme Boulos (PSOL) à prefeitura de São Paulo no ano que vem, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) sinalizou apoio à pré-candidata de seu partido, Tabata Amaral. Em discurso na Assembleia Legislativa de São Paulo no sábado, Alckmin disse que a deputada federal representa “a novidade, a verdadeira mudança” e que seu partido pode “mudar a vida da população de São Paulo”. Governador em quatro mandatos e ex-tucano, o vice é uma figura forte na política paulista. Atualmente, Tabata aparece em terceiro lugar em pesquisas eleitorais, atrás de Boulos e do atual prefeito Ricardo Nunes (MDB). Apesar da resistência inicial do PT a Boulos, Lula dobrou o partido e disse que vai participar ativamente da campanha deste. Pelo menos outras três legendas de esquerda – PCdoB, PV e Rede – também confirmaram apoio ao candidato do PSOL. (Estadão)

Indicados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Nunes Marques e André Mendonça já abriram canais de comunicação com integrantes do governo Lula. Um dos principais interlocutores de ambos os magistrados é o advogado-geral da União, Jorge Messias, um dos cotados para assumir a vaga de Rosa Weber no Supremo. (Globo)

O apoio do Centrão aos projetos do governo ainda não está selado, mesmo completando dois meses da entrada do PP e do Republicanos no primeiro escalão. O grupo, liderado pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), segue negociando a cada votação de propostas de interesse do governo no Congresso. A votação sobre a taxação de offshores, na última quarta-feira (25) teve essa negociação nos bastidores. A aprovação da proposta só ocorreu depois que o presidente Lula entregou ao grupo o comando da Caixa. O Centrão cobra mais cargos antes de aprovar a pauta prioritária do ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Lula, por sua vez, adota uma estratégia de negociações arrastadas e a conta-gotas. Segundo articuladores do presidente, a tática do petista de postergar ao máximo as entregas se dá porque o governo ainda não conta com uma base parlamentar fiel. (Folha)

El día de la marmueta

Marcelo Martinez

Viver

Chris Anderson não acredita que a Inteligência Artificial vai acabar com a humanidade. Ao contrário, ele acha que a IA vai se transformar em um serviço essencial, como a eletricidade ou a internet. Esse foi um dos insights que o escritor, guru tecnológico e empreendedor apresentou durante o Summit “O próximo nível dos negócios” promovido pela Embratel, em parceria com o jornal Valor Econômico e a Editora Globo. No debate com Ronaldo Lemos e Marcello Miguel, mediado por Pedro Doria, Anderson também previu que num futuro próximo, a IA e a Impressão 3D serão unidas para criar um “fabricador universal” que poderá produzir qualquer objeto em qualquer lugar a partir de elementos básicos. Você pode ver a íntegra do debate aqui.

A população brasileira está mais envelhecida e feminina do que nas últimas décadas, segundo o Censo IBGE. A pesquisa, que traz novos dados sobre idade e sexo da população, mostra que metade do país tem, em média, 35 anos ou mais. Em 2010, a idade média era de 29 anos. Já o número de brasileiros com mais de 65 anos cresceu 57,4%, representando 10,9% do total de habitantes no país — dos 203,1 milhões de brasileiros, 22,2 milhões estão nesta faixa etária. A presença feminina também aumentou, aponta o Censo. Há 94,2 homens para cada cem mulheres. Em 1980, essa relação era de 98,7. Hoje, são 104,5 milhões de habitantes mulheres, uma fatia de 51,5% da população, enquanto 48,5% do total de brasileiros são homens. De acordo com o IBGE, a mudança no perfil de idade da população brasileira é resultado do aumento da longevidade e da queda no número de filhos por mulher. (Folha e Globo)

Enquanto isso, a parcela de crianças e adolescentes caiu de 40% da população, em 1980, para 19,8%. Há menos 5,8 milhões crianças de 0 a 14 anos no país em comparação com 2010. (Globo)

A queda de um avião de pequeno porte na manhã de ontem matou 12 pessoas em Rio Branco, no Acre. A aeronave caiu próximo ao Aeroporto Internacional de Rio Branco. Segundo o governo do estado, estavam a bordo seis homens, três mulheres e uma criança de um ano e sete meses, além do piloto e copiloto. O voo era particular, da empresa ART Taxi Aéreo, e decolou da capital acreana com destino a Envira, no Amazonas. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) irão investigar as causas do acidente. (g1)

Acorda cedo e gosta de ler este Meio enquanto toma seu café da manhã? Sabia que assinantes premium têm prioridade na entrega da news? Faça um upgrade da sua assinatura e garanta que esta newsletter vai estar prontinha na sua caixa de e-mails antes da chaleira ferver.

Cultura

Morreu na tarde de sábado em Los Angeles, aos 54 anos, o ator Matthew Perry, mundialmente famoso como o irônico Chandler Bings da série Friends (disponível na HBO MAX). Ele foi encontrado por um assistente dentro de um jacuzzi em sua casa e, segundo informações iniciais das autoridades, não havia sinais de violência ou drogas. Perry nasceu nos EUA, filho de uma jornalista e um ator e modelo, mas cresceu no Canadá com a mãe. Mudou-se para Los Angeles para tentar a carreira de ator aos 15 anos e estreou na TV três anos depois, na sitcom Second Chance. Trabalhou muito até que, em 1994, Friends o transformou em um astro milionário. Paralelamente, participou de outras séries de sucesso, como Ally McBeal e The West Wing, e estrelou diversos filmes. Mas sua carreira foi prejudicada pela dependência química. Primeiro com o álcool, depois com opioides, vício adquirido na recuperação de um acidente de jet ski em 1997. Colegas, amigos e fãs ocuparam as redes sociais no fim de semana para lamentar a morte de Matthew. (Variety)

Luto na cultura também no Brasil com a morte, aos 80 anos, do sociólogo e filósofo Danilo Santos de Miranda, que dirigiu ao longo de quatro décadas o braço paulista do Sesc, transformando o que era uma entidade social dos comerciários em um dos mais importantes polos de produção cultural do país. (Folha)

Vencedor do Nobel de Literatura, Mario Vargas Llosa lançou Le Dedico mi Silencio, seu último romance da carreira, segundo ele mesmo. Em uma nota, no fim da obra, Llosa escreve: “Acho que terminei este livro. Agora gostaria de escrever um ensaio sobre [o filósofo Jean-Paul] Sartre, que foi meu professor quando jovem. Será a última coisa que escreverei”. Apesar do anúncio, o escritor peruano, que também publica artigos em jornais, afirmou, em uma entrevista ao La Vanguardia, que não pretende parar de trabalhar. “Espero ter forças para fazê-lo até o fim”, disse. (Estadão)

E o Apple TV+ anunciou a produção da série documental em três partes John Lennon: Murder Without a Trial (John Lennon: Assassinato sem Julgamento). Ainda sem data para estrear, a série trará entrevistas exclusivas com testemunhas do assassinato do ícone e promete uma nova luz sobre o crime, ocorrido em Nova York, em 8 de dezembro de 1980, usando dados oficiais obtidos via Lei de Liberdade de Informação. (Globo)

Cotidiano Digital

O X, ex-Twitter, anunciou dois novos planos de assinatura do serviço Premium, anteriormente conhecido como Twitter Blue. O Premium+, mais caro, custa R$ 84 por mês e promete eliminar anúncios e dar maior alcance para as respostas publicadas. O segundo plano, mais barato, sai por R$ 15,75 por mês. A opção traz quase todos os recursos do Premium, mas promete menos alcance para respostas e não contém o selo azul de verificação. Os dois novos planos só estão disponíveis na versão desktop do X. (Núcleo)

Em reunião com funcionários na semana passada, Elon Musk, dono da rede social, disse que planeja transformar a plataforma em um “mundo financeiro” para os usuários, com a adição de serviços para pagamentos e finanças dentro do X até o final de 2024. (The Verge)

Para ler com calma. Um ano após Musk comprar e assumir a posição de CEO do Twitter, agora X, a rede social tem amargado perdas financeiras e de desempenho, enquanto o perfil dos usuários tem ficado cada vez mais à direita do espectro político. Desde a aquisição da plataforma por US$ 44 bilhões, o número de tuiteiros ativos caiu mais de 30%, segundo dados obtidos pelo The Washington Post, em meio à saída de anunciantes, perda de receitas, e crescimento do número de contas conservadoras ao longo do tempo, mais do que qualquer grupo progressista ou de esquerda no mesmo período. (The Washington Post)

Em sua mais recente aposta na corrida pela Inteligência Artificial (IA), o Google vai investir US$ 2 bilhões na startup Anthropic, segundo o Wall Street Journal. Inicialmente, a gigante de tecnologia deve aplicar US$ 500 milhões na empresa de IA generativa, e o restante do valor, de US$ 1,5 bilhões, será investido ao longo do tempo. Criada por ex-executivos da OpenAI, a Anthropic desenvolveu Claude, uma inteligência generativa similar ao ChatGPT. Além do Google, outra gigante de tecnologia também vai investir na Anthropic. Em agosto, a Amazon anunciou um aporte de até US$ 4 bilhões na startup americana. (WSJ)

O Halloween está aí, queiram os nacionalistas ou não, e para comemorar, o Popcorner preparou uma lista com os melhores filmes de bruxa dos últimos 100 anos. Pegue seu caldeirão de pipoca e maratone essa lista que tem vários filmes disponíveis no YouTube ou em serviços de streaming.

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.