Lula sai em busca de votos para Dino no Senado

Foto: Evaristo Sá / AFP

Às vésperas da sabatina no Senado, marcada para o próximo dia 13, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai pedir votos para seu indicado ao Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro da Justiça, Flávio Dino. O Palácio do Planalto avalia que ele será aprovado, mas Lula não quer correr riscos e tentará atrair os quase 20 indecisos. O ministro da Justiça enfrenta resistência de bolsonaristas, com os quais travou vários embates desde o 8 de janeiro. Pelas contas do governo, Dino receberá no mínimo 50 votos – precisa de ao menos 41. A votação é secreta e o plano do presidente é ligar para os indecisos. Ele foi aconselhado a também nomear o novo nome da Justiça antes da sabatina, mas ainda não deu qualquer sinal. A conversa com os senadores na Comissão de Constituição de Justiça deve ocorrer simultaneamente à de Paulo Gonet, indicado para a Procuradoria-Geral da República. Esse modelo provocou a ira da oposição, que acredita ser um truque para tornar o foco das perguntas difuso e facilitar a aprovação. (Estadão)

E não é só a pasta da Justiça que deve ter um novo nome. Aliados do ministro das Comunicações, Juscelino Filho, já admitem que ele está na lista dos que devem deixar a Esplanada na reforma ministerial do início de 2024, revela a Coluna do Estadão. O objetivo é dispensar nomes problemáticos e que não foram bem. (Estadão)

Na mesma data da sabatina de Dino, os senadores decidirão a indicação de Gonet à PGR, o que está criando constrangimento para a ala progressista da base governista. No Ministério Público, Gonet tem um histórico de posições abertamente conservadoras: emitiu parecer contra a proibição dos tratamentos de “cura gay”, defendeu a criminalização do aborto e votou contra reconhecer a culpa do Estado por crimes da ditadura militar. Ele chegou a ser cotado para a PGR no governo Bolsonaro e vem sendo elogiado publicamente por apoiadores do ex-presidente. Os senadores de esquerda desconversam: “Isso não interessa muito”, diz Otto Alencar (BA), líder do PSB. (Globo)

No Meio Político de hoje, Christian Lynch avalia como a ideia de separação entre direito e política pode beirar a ingenuidade. Ele acredita que o presidente Lula está tentando organizar um modelo de governabilidade inédito, incorporando o Supremo, movimento que nunca havia acontecido, porque a Corte não tinha no passado a influência política que tem hoje. Se você é assinante premium do Meio, essa análise chega no seu e-mail a partir das 11h. Se não é, assine!

PUBLICIDADE

Lula decidiu que não vai à posse do presidente eleito da argentina, o anarcocapitalista Javier Milei, neste domingo. O Brasil será representado pelo chanceler Mauro Vieira. A avaliação do Planalto é de que o ambiente será hostil ao brasileiro por conta da animosidade alimentada por Milei ao longo da campanha e da presença de bolsonaristas. O próprio Jair Bolsonaro, conta Mônica Bergamo, recebeu um convite oficial e confirmou a presença. Seus advogados enviaram uma petição ao ministro Alexandre de Moraes, do STF, para informá-lo da viagem. Em maio, quando determinou uma ação de busca e apreensão na casa de Bolsonaro, o magistrado ordenou a retenção de seu passaporte. O documento, no entanto, não foi levado pelos policiais. Para viajar à Argentina, basta a carteira de identidade. (Folha)

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou ontem que a Meta, controladora do Facebook, entregue em 48 horas um vídeo publicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) após os atos golpistas do dia 8 de janeiro. Em caso de descumprimento, a multa diária é de R$ 100 mil. A decisão atende a um pedido apresentado na véspera pela Procuradoria-Geral da República (PGR), que alegou que a entrega foi determinada em janeiro e reiterada em agosto, mas ainda não ocorreu. Dias após os atos golpistas, Bolsonaro compartilhou no Facebook um vídeo que insinuava que o STF e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) teriam fraudado a eleição de 2022. Por isso, ele foi incluído em um inquérito que investiga a incitação dos ataques. Em agosto, a Meta já havia informado ao STF que, pelo fato de Bolsonaro ter deletado o vídeo antes da decisão, não seria possível cumprir a determinação. (Globo)

Moraes também rejeitou o recurso apresentado pela defesa de Bolsonaro contra a decisão que determinou sua inelegibilidade por oito anos por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação. Ainda cabe outro recurso. O pedido se refere à ação movida pela reunião com embaixadores, no Palácio da Alvorada, em julho de 2022, em que Bolsonaro questionou o sistema eleitoral, criticou as urnas eletrônicas e ministros de tribunais superiores. (Poder360)

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, propôs ontem à Assembleia Nacional do país a criação de leis para estabelecer uma província venezuelana em Essequibo, área que hoje é da Guiana. Também ordenou que a estatal petroleira PDVSA conceda licenças para a exploração de petróleo e gás na região. No domingo, em um referendo, 95% dos eleitores votaram para que o país incorpore Essequibo. (g1)

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, afirmou ontem que “depois da guerra, Gaza deve ser desmilitarizada”. Além disso, acrescentou que “não está pronto para aceitar qualquer outro acordo”. O premiê relatou ter ouvido histórias de abuso sexual numa reunião com reféns libertados pelo Hamas. “Eu ouvi, e você também ouviu, sobre abuso sexual e incidentes de estupro brutal.” Ao ser questionado sobre a situação humanitária em Gaza, afirmou que não vê contradição entre os esforços de guerra e humanitários. (Haaretz)

Venezuela x Guiana

Orlando Pedroso

Você já conhece e aprova o Meio em forma de newsletter. Talvez já tenha até olhado alguns dos vídeos no nosso canal no YouTube. Mas o Meio é mais do que isso. Temos cursos, documentários, produtos exclusivos, repórteres cobrindo política em Brasília e uma enorme vontade de fazer mais conteúdo de qualidade. Para isso, contamos com o auxílio luxuoso de nossos assinantes premium. Seja premium e nos ajude nessa jornada.

Viver

De cada dez estudantes brasileiros de 15 anos, sete (73%) não conseguem resolver operações básicas de matemática, como converter moedas ou comparar distâncias. Foi o que constatou o Programa Internacional de Avaliação de Estudantes 2022 (Pisa), cujos resultados foram divulgados ontem. Entre os 81 países nos quais o teste é aplicado, a média de incapacidade de resolver esse tipo de problema é de apenas 31%. O Pisa, que avalia também leitura e ciências, deveria ser aplicado em 2021, mas foi adiado devido à pandemia de covid-19. A despeito dos resultados ruins, o Brasil subiu no ranking das três áreas entre 2018 e 2022: em matemática, passou de 71º para 65º; em leitura, de 57º para 52º; e em ciências, de 64º para 62º. Isso se deveu em parte à piora generalizada dos estudantes em todo o mundo. Apenas 31 países conseguiram manter as médias de 2018. (g1)

PUBLICIDADE

A Braskem foi multada ontem em mais de R$ 72 milhões pelo Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA) pelos danos ambientais e risco de colapso da mina 18 em Maceió. O órgão também autuou a empresa por omissão de informações sobre a situação da mina. Com os dois novos autos de infração, a companhia já contabiliza 20 multas desde 2018. A Prefeitura de Maceió afastou o risco de colapso imediato da mina 18, mas a Defesa Civil manteve um sinal de alerta, que diminui, mas não exclui o risco totalmente. (CNN Brasil)

Meio em vídeo. Foi a Braskem que fez as 35 minas para extrair sal-gema do solo e que ameaça destruir boa parte da cidade. Mas tem cúmplice em todas as esferas de governo. Está na hora de olharmos para Alagoas, terra de alguns dos nomes mais poderosos da República, e atribuirmos responsabilidades. É o que afirma Flávia Tavares no Cá Entre Nós. (YouTube)

Entre 2011 e 2021, 616.095 pessoas foram assassinadas no Brasil. Apesar do número alarmante, houve redução de 18,3% na taxa de homicídios por 100 mil habitantes, segundo o Atlas da Violência 2023, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP). Acre (-33,5%), Sergipe (-20,3%) e Goiás (-18%) tiveram as maiores reduções, enquanto Amazonas (34,9%), Amapá (17,1%) e Rondônia (16,2%) apresentaram as maiores altas. (CNN Brasil)

Oito em cada dez vítimas de homicídios eram negras – 79% dos 47,8 mil mortos em 2021 –, embora pretos e pardos representem 56% da população. (Folha)

Cultura

Engenheiro Fantasma, de Fabrício Corsaletti, foi o Livro do Ano de Prêmio Jabuti, a mais tradicional premiação literária brasileira, além de ter vencido na categoria poesia. Os ganhadores foram anunciados na noite desta terça-feira no Theatro Municipal de São Paulo. A cobiçada categoria romance literário foi para Ruy Castro, com Os Perigos do Imperador, uma ficção sobre um atentado a D. Pedro II. A recém-criada categoria escritor estreante ficou com Paulo Fehlauer, por Extremo Oeste. No ano em que uma ilustração criada por inteligência artificial foi desclassificada, a IA foi o tema do vencedor da categoria ciências humanas: Humanamente Digital: Inteligência Artificial Centrada no Humano, de Cassio Pantaleone. Confira a lista completa de premiados no Jabuti 2023. (Publishnews)

O último show no Brasil da turnê Got Back de Paul McCartney, no estádio do Maracanã, será transmitido ao vivo pelas plataformas Disney+ e Star+. Antes de se apresentar no Rio de Janeiro, no próximo dia 16, às 21h15, o ex-Beatle ainda sobe ao palco em São Paulo, nos dias 7, 9 e 10, no Allianz Parque, e no dia 13 em Curitiba, no Couto Pereira. (Globo)

E McCartney perdeu um parceiro ontem. Morreu o cantor e guitarrista inglês Denny Laine, aos 79 anos, após uma longa batalha contra uma doença pulmonar. Cofundador do Moody Blues, juntou-se ao ex-Beatle em 1971 para criar os Wings. A parceria durou dez anos, rendendo álbuns de sucesso, como Band on the Run (Spotify) e Venus and Mars (Spotify), além das faixas Jet (YouTube), My Love e Mull of Kintyre. (Variety)

O C6 Fest anunciou a escalação completa do evento, que vai de 17 a 19 de maio, no Parque Ibirapuera, em São Paulo. Entre as principais atrações estão Pavement, Black Pumas, Daniel Caesar, Cat Power e Soft Cell. A pré-venda começa hoje para clientes C6. Para o público geral, na sexta-feira. (g1)

Ainda sem divulgar as atrações, o Primavera Sound anunciou a venda de ingressos para o festival, entre 30 de novembro e 1° de dezembro, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. A pré-venda começa ao meio dia de hoje no site da Tickets For Fun. (Folha)

Cotidiano Digital

Meta e IBM anunciaram ontem uma coalizão com mais de 50 instituições entre empresas de tecnologia e entidades de pesquisa, que promoverá um modelo aberto de inteligência artificial em um mercado de rápido crescimento. A AI Alliance, que conta com nomes como Intel, Oracle, AMD, Sony, Dell, Universidade Cornell e Nasa, reunirá recursos para apoiar inovação e ciência aberta na área. A aliança é focada em seis áreas, incluindo regulamentação e segurança, com iniciativas de curto prazo. Muitos dos membros são companhias que possuem seus próprios produtos de IA, mas lutam para alcançar a popularidade da OpenAI. (Olhar Digital)

A Secretaria Nacional do Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, abriu um processo administrativo contra o Facebook para investigar a veiculação de anúncios falsos sobre o Desenrola Brasil. Segundo o órgão, anúncios pagos com links maliciosos que circulam na plataforma da Meta usam o programa de renegociação de dívidas do governo federal para a aplicação de golpes. A empresa já havia sido notificada em julho deste ano, mas os anúncios falsos continuaram no ar. Por conta disso, a Senacon aplicou, no mês passado, multa de R$ 150 mil por dia à Meta. Após a publicação da medida no Diário Oficial da União ontem, a gigante de tecnologia tem 20 dias para apresentar uma defesa. (Poder360)

Por falar em Meta, a companhia vai encerrar a integração de mensagens entre Facebook e Instagram. Com isso, não será possível iniciar novos bate-papos entre as plataformas e as conversas existentes entre os serviços entrarão no modo leitura. A descontinuação do serviço ocorre pouco mais de três anos após seu lançamento. Na época, o CEO do Instagram, Adam Mosseri, afirmou que a novidade permitiria que a Meta trabalhasse com mais eficiência, criando um mesmo recurso de mensagem para todas as plataformas. (The Verge)

Ainda dá tempo de participar do curso Inteligência Artificial: Modo de Usar. Assista a aula inaugural gravada na semana passada e participe amanhã, às 19h, de um encontro com Pedro Doria para tirar suas dúvidas ao vivo. Depois é só assistir as outras aulas e aguardar os próximos encontros com os professores em janeiro. Vem com a gente descobrir como a IA já mudou o mundo.

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.