‘Sem perdão’ é o recado dos Poderes a golpistas

O perdão aos golpistas que atacaram às sedes dos Três Poderes há um ano soaria como impunidade. A afirmação é do presidente Lula, que participou ontem do evento Democracia Inabalada, no Congresso, marcando o primeiro aniversário do 8 de Janeiro com a presença de quase 500 convidados, incluindo os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moares, além dos comandantes das Forças Armadas. “Não há perdão para quem atenta contra democracia e contra seu próprio povo. O perdão soaria como impunidade”, disse Lula, que elogiou a reação das instituições e do próprio povo ao ataque aos Poderes. Na mesma linha, Moraes disse que não se pode confundir “paz e união com impunidade” e não haverá “apaziguamento”. Segundo o ministro, “todos aqueles que pactuaram covardemente com a quebra da democracia e um regime de exceção serão devidamente investigados, processos e responsabilizados na medida de suas culpabilidades”. Ele também defendeu a regulamentação das redes sociais para evitar manipulações políticas. Barroso, em cerimônia no STF antes do evento do Congresso, lembrou que o 8 de Janeiro não foi um ato isolado, tendo sido precedido por anos de ataques às instituições e seus integrantes. Já Pacheco disse que os Poderes “permanecem vigilantes contra os traidores da pátria” e anunciou que as grades do entorno do Congresso, instaladas dias antes dos ataques, serão retiradas. (g1)

A presença dos comandantes militares, comemorada por setores do governo, como o vice Geraldo Alckmin, atendeu a um pedido do ministro da Defesa, José Múcio, para enfatizar o compromisso da caserna com a democracia. Os chefes do Exército, da Marinha e da FAB aplaudiram de pé o discurso de Lula, mas mantiveram silêncio durante todo o evento. Havia um pacto que, se alguém tivesse de falar, seria Múcio. (Estadão)

Se no dia seguinte aos ataques Lula conseguiu reunir todos os governadores no Planalto com ministros de Estado e do Supremo, desta vez membros da oposição não participaram, assim como governadores alinhados ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Romeu Zema (Novo), de Minas, havia confirmado presença, mas recuou devido a pressões de aliados, alegando que o evento havia se tornado político. O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), foi outro que ficou de fora, alegando problemas de saúde na família. O entorno do ex-presidente procurou minimizar o ataque à democracia, com o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, condenando “quebradeiras e invasões”, mas questionando a legitimidade de Alexandre de Moraes para julgá-los. Já a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro homenageou Cleriston Pereira da Cunha, réu dos ataques que morreu no dia 20 de novembro na Papuda. (Folha)

Antes da decisão de não participar da solenidade, Lira se reuniu com Bolsonaro, conta Natália Portinari. Na virada do ano, o ex-presidente se hospedou em um hotel de Gilson Machado, ex-ministro do Turismo. Lira, que tem uma casa em Barra de São Miguel, cujo prefeito, Benedito Lira, é seu pai, recebeu Bolsonaro na quinta-feira. O deputado afirmou, por meio de sua assessoria, que o recebeu na qualidade de ex-chefe do Executivo. (UOL)

Uma mulher, que não teve o nome divulgado, foi presa na área externa do STF após agredir e desacatar policiais judiciários e ameaçar atacar o prédio com antraz, uma bactéria letal já usada em atendados. No carro dela, agentes encontraram uma máquina portátil de eletrochoques e um frasco de spray de pimenta. Fora esse caso, não foram registrados incidentes. (UOL)

Malu Gaspar: “Embora não tenham mencionado diretamente Jair Bolsonaro em seus discursos, tanto Lula como Moraes procuraram deixar claro em suas falas que não desistiram de responsabilizar o ex-presidente da República por seu envolvimento nos atos golpistas. Afinal, um ano depois, continuam sem resposta as questões mais importantes: quem planejou, quem pagou e quem coordenou a estratégia que levou à invasão das sedes dos Três Poderes.” (Globo)

Meio em vídeo. Pois é. Há um ano houve uma tentativa de golpe de Estado no Brasil. Um golpe é um movimento que, usando a força, busca derrubar o regime constitucional para botar outra ordem institucional no lugar. Foi isto o 8 de Janeiro de 2023. Algumas milhares de pessoas se insurgiram contra o Estado brasileiro. Atacaram, especificamente, as sedes dos três poderes. Queriam, daquele ato, um único resultado: que a eleição fosse revertida. Que o presidente mudasse. Golpe, reafirma Pedro Doria no Ponto de Partida. (YouTube)

PUBLICIDADE

A Polícia Federal deflagrou na manhã de ontem mais uma fase da Operação Lesa Pátria, tendo como alvo suspeitos de financiar a tentativa de golpe de Estado acontecida um ano atrás. Foram emitidos pelo STF 47 mandados de busca e apreensão e um de prisão em 11 estados e no Distrito Federal. Os estados com o maior número de mandados são Rio Grande do Sul, com 13, e Mato Grosso, com dez, mas o STF e a PF não divulgaram os nomes dos alvos da operação. (Metrópoles)

Pesquisa AtlasIntel divulgada ontem indica que a maioria dos brasileiros considera Bolsonaro responsável pelos atos golpistas e avalia que ele deveria ser punido pela Justiça. Segundo o levantamento, 52% responsabilizam o ex-presidente frente a 44% que não atribuem responsabilidade a ele. O índice é similar quando os entrevistados são questionados se ele deveria sofrer alguma punição legal: 52,8% responderam que sim e 43,3%, que não. (Estadão)

Em nova visita ao Oriente Médio, o secretário de Estado americano, Antony Blinken, condenou a ideia, defendida pela ala mais radical do governo israelense, de realocar em países vizinhos os palestinos de vivem na Faixa de Gaza. “Os civis palestinos precisam poder voltar para suas casas tão logo seja possível”, afirmou. “Eles não podem e não devem ser pressionados a deixar Gaza.” Embora essa seja também a posição oficial do governo israelense, integrantes de extrema-direita do gabinete de Benjamin Netanyahu defendem o contrário. O ministro das Finanças, Bezalel Smotrich, afirmou que os palestinos deveriam deixar Gaza para que os judeus fizessem “o deserto florescer”, enquanto o ministro da Segurança Nacional, Itamar Ben-Gvir, disse que a migração dos palestinos seria “uma solução” para a crise iniciada pelos atentados do grupo terrorista Hamas em 7 de outubro. (BBC)

Educação que cria oportunidades

Educação que cria oportunidades

O repertório cultural é fundamental para o desenvolvimento de crianças e adolescentes. Ele é adquirido por meio de diversas formas de expressão cultural, como literatura, música, cinema, teatro, dança, artes visuais, tradições locais, entre outros. É por meio dessa base de conhecimento que acontecem os intercâmbios culturais e a construção de habilidades essenciais para a vida dos nossos filhos, como a capacidade de exercer a cidadania, respeitar as diferenças, além da autoexpressão, da criatividade e do crescimento emocional. Entenda o conceito de repertório cultural, as vantagens de se investir nessa abordagem e seu papel na autoestima dos alunos.

É fato que o envolvimento dos estudantes em atividades culturais traz diversos benefícios. Por causa disso, a integração artística no ensino tem sido um tema cada vez mais comum em escolas do mundo inteiro, ao trabalhar experiências estéticas e processos criativos em linguagens artísticas como artes visuais, dança, música e teatro. Os alunos cumprem objetivos de aprendizagem duplos quando usam a criatividade para explorar ligações entre uma forma de arte e outra disciplina para obter uma compreensão mais variada de ambas. Confira exemplos práticos e como a integração artística no educação escolar pode estimular um aprendizado mais profundo. (Edsource)

Em 2023, o mundo da educação premiou diversos projetos e profissionais que desenvolveram iniciativas inspiradoras. As experiências bem-sucedidas vão desde o uso da tecnologia até a integração de diferentes disciplinas, oferecendo novas ideias, estratégias e abordagens inovadoras que enriquecem a prática pedagógica e fazem a diferença na jornada escolar dos alunos. Entre as premiações, o WISE Prize for Education celebrou a trajetória de Safeena Husain, fundadora da Educate Girls, uma organização sem fins lucrativos que faz parceria com o governo da Índia focada na educação de meninas no país. Conheça práticas pedagógicas inovadoras reconhecidas no Brasil e no exterior. (Porvir)

Aqui neste Meio temos três grandes compromissos: fazer bom jornalismo independente; entregar a informação que você precisa do jeito mais adequado; e defesa da democracia. Por nossos vídeos e textos já passaram políticos, ativistas, cientistas e militares dos mais diversos matizes ideológicos. Só conseguimos ser este ente plural, democrático, sem rabo preso, porque 70% de nosso faturamento vem de você, leitor, que assina o Meio Premium, ou vai assinar agora. Por R$ 15, você garante toda essa cornucópia de notícias e opiniões, ganha brindes, prioridade na entrega, conteúdo exclusivo e nos ajuda a propagar essa ideia que é conversando que a gente se entende.

Viver

Morreu no domingo, aos 78 anos, o ex-jogador de futebol alemão Franz Beckenbauer. Em comunicado divulgado pela família, que não informou a causa da morte, ele morreu “pacificamente” enquanto dormia. Um dos grandes ídolos da história do futebol, Beckenbauer, conhecido como “Kaiser” (“o imperador”), se consagrou campeão mundial com a seleção alemã em 1974, dois anos depois de uma conquista da Eurocopa. Pelo Bayern de Munique, onde atuou por 13 anos, conquistou uma série de títulos, entre eles a Liga dos Campeões, por três vezes. O ex-zagueiro também entrou para a história das Copas do Mundo ao conquistar o Mundial de 1990 como treinador, figurando a seleta lista que conta apenas com Zagallo, morto na sexta-feira, aos 92 anos, e Didier Deschamps, atual comandante da seleção francesa. (ge)

Em pronunciamento aos chefes diplomáticos do Vaticano, o papa Francisco pediu o fim da “barriga de aluguel” – quando uma mulher gesta uma criança que será criada por outros pais –, classificando-a como “exploração da mulher e do bebê”, e criticou a “comercialização do corpo humano. A técnica é proibida por meio comercial em diversos países. O pontífice a comparou ao terrorismo e às guerras como ameaça à paz e à humanidade. (New York Times)

Panelinha no Meio. O brigadeiro não tem ovos, mas tem cenoura. Assim como no bolo, esse legume se sai supreendentemente bem no doce feito à base de leite condensado.

Cultura

Com os 70 anos da morte de Graciliano Ramos, um dos expoentes do modernismo brasileiro, suas obras passaram ao domínio público neste ano. E já há uma corrida para publicar os clássicos do escritor, como Vidas Secas (1938) e Memórias do Cárcere (1953). Mas não só eles. Artigos, contos e até poemas inéditos estão sob a mira do mercado editorial, mesmo que isso desrespeite, segundo a própria família, as vontades do autor. Neto do escritor, Ricardo Ramos reclama da publicação de poemas do avô, “que se considerava um mau poeta”. Um livro infanto-juvenil com versos de Ramos está em produção pela Todavia. (Folha)

Ganhar é bom, mas viralizar também tem seu valor. Foi o que comprovou Jennifer Lawrence durante a entrega do Globo de Ouro, na noite de domingo, concorrendo a melhor atriz em comédia/musical por Que Horas Eu Te Pego?. Ao ser focalizada durante a apresentação das indicadas, ela olhou para a câmara e disse (sem áudio) “se eu não ganhar, vou embora”. Não ganhou nem foi embora. O prêmio ficou com Emma Stone por Pobres Criaturas, e Jennifer, sua amiga há anos, aplaudiu muito. Mas nas redes só se falou da brincadeira da atriz e em outros momentos hilariantes que ela proporcionou em premiações. (Rolling Stone)

Cotidiano Digital

Lançado ontem como a primeira espaçonave privada com o objetivo de chegar de forma bem-sucedida à Lua, o módulo de pouso da empresa Astrobotic, conhecido como Peregrine, enfrentou problemas técnicos. O módulo partiu da Flórida no topo de um foguete Vulcan, construído pela United Launch Alliance (ULA), na viagem inaugural do novo veículo de lançamento. De acordo com a Astrobotic, a sonda sofreu uma “anomalia” que a impediu de apontar seus painéis solares para o Sol para gerar energia. O problema aconteceu poucas horas após o início da viagem e pode ameaçar a missão de pouso na Lua. A expectativa era de que o módulo aterrizasse na superfície lunar em 23 de fevereiro. (BBC)

Começa hoje a maior feira de tecnologia do mundo, a CES 2024, em Las Vegas. O evento vai reunir mais de 4 mil expositores, incluindo marcas e startups globais, profissionais da indústria, jornalistas e representantes de governos. Às vésperas do evento, a Samsung apresentou sua nova linha de smart TVs com foco em inteligência artificial. Entre os novos modelos, a TV microLED é a primeira do mundo em formato transparente. De acordo com a Samsung, o protótipo, ainda sem previsão de lançamento, promete “mesclar as barreiras entre o conteúdo e a realidade” com um painel que fará “tudo, de esportes a filmes, mais vívido e imersivo.” A CES 2024 vai até esta sexta-feira. (TechTudo e g1)

Ainda dá tempo de você botar a mão na massa da Inteligência Artificial com nosso curso IA: Modo de Usar. Nesta quinta, às 19h, teremos o primeiro dos três encontros virtuais ao vivo com os professores para tirar dúvidas e aprofundar os conceitos apresentados nas aulas gravadas. Adquira o curso, assista às aulas e venha conversar sobre IA com Pedro Doria no Google Meet. Comece o ano dominando a tecnologia do momento.

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.