Lewandowski aceita ser ministro da Justiça

O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski aceitou o convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para assumir o Ministério da Justiça e Segurança Pública no lugar de Flávio Dino, que deixa o cargo para ocupar uma vaga no Supremo. O anúncio oficial será feito hoje, após uma nova reunião entre os três às 11h, conta Júlia Duailibi. Lewandowski, de 75 anos, aposentou-se do STF em abril e era desde o início o nome favorito do presidente, com quem tem uma relação próxima. (g1)

Lula, Lewandowski e Dino se reuniram na noite de ontem para aparar arestas que ainda existem entre o atual e o futuro ministro da Justiça. A principal delas é a situação do secretário-executivo do ministério, Ricardo Cappelli, cuja permanência é defendida por Dino, argumentando que ele exerceu um papel importante na resposta ao 8 de janeiro. Lewandowski, porém, quer alguém de sua confiança e com formação jurídica — Cappelli é jornalista. A expectativa é que a troca de comando esvazie a presença do PSB, ao qual Dino e o secretário-executivo são filiados, no segundo escalão do governo. (Folha)

Carla Araújo: “Cappelli afirmou a aliados que não está disposto a continuar na pasta caso Lewandowski não o mantenha no atual cargo e mostrou insatisfação com especulações sobre o seu futuro. Ele tem uma reunião com Dino nesta quinta-feira, às 10h, uma hora antes de o futuro ministro do STF se encontrar com Lula no Planalto.” (UOL)

PUBLICIDADE

O Executivo quer negociar até o último instante possível a medida provisória que extingue gradualmente a desoneração da folha de pagamento de 17 setores, mas já tem uma estratégia caso o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), decida devolvê-la. Segundo Malu Gaspar, o passo seguinte será recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra a devolução ou contra a lei, aprovada em outubro, que prorrogou a desoneração até 2027. O presidente Lula vetou a medida, mas teve o veto derrubado pelo Congresso, que agora vê a MP como uma tentativa de atropelar as duas decisões do Legislativo. Líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA) reconheceu que afirmou que há a possibilidade de envio de um projeto de lei para tratar da reoneração ou de edição de uma nova MP. Líderes do Senado pediram a Pacheco que o texto seja integralmente devolvido, pois defendem que a matéria seja apresentada como projeto de lei, o que daria mais tempo para a discussão. (Globo)

O ministro do STF Edson Fachin anulou a condenação de João Vaccari Neto, ex-tesoureiro do PT, a 24 anos de prisão no âmbito da Operação Lava Jato. Ele havia sido denunciado por suposto recebimento de propina para o partido nas eleições de 2010 em contratos de navios-sondas com a Petrobras. Seguindo decisão de 2019 do STF de que todas as ações de corrupção relacionadas a crimes de campanha devem ser analisadas pela Justiça Eleitoral, Fachin considerou que o processo deveria ter tramitado no TRE do DF, onde o caso recomeçará do zero, e não na 13ª Vara Federal Criminal de Curitiba. (UOL)

O governo brasileiro anunciou ontem apoio à iniciativa sul-africana de denunciar Israel na Corte Internacional de Justiça, em Haia, por genocídio na Faixa de Gaza. O tribunal iniciará o processo amanhã, com depoimentos dos que acusam Israel e o governo de Benjamin Netanyahu, que repudia a acusação. O apoio do Brasil foi manifestado por meio de nota divulgada horas depois de o presidente Lula receber o embaixador palestino em Brasília, Ibrahim Alzeben. No texto, o governo brasileiro pede à corte que determine o fim por Israel de “todos os atos e medidas que possam constituir genocídio ou crimes relacionados”. Lula já havia usado a palavra genocídio para mencionar a situação em Gaza e seu assessor, Celso Amorim, também indicou que o termo “vem à mente” diante dos atos na região. Diplomatas estrangeiros consideram o gesto como “definidor” do posicionamento brasileiro no Oriente Médio, conta Jamil Chade. (UOL)

O presidente do Equador, Daniel Noboa, afirmou nesta quarta-feira que o país está em estado de guerra e que juízes e promotores que ajudarem os criminosos serão considerados parte da rede terrorista. “Não podemos combater isso de um lado, e não é só uma bala, é também no Judiciário”, disse. “Vivemos em um estado de conflito. Em um estado de guerra se aplicam outras leis, aplica-se também o direito humanitário internacional, que é diferente do direito comum do Equador”, explicou. O país vai começar a deportar estrangeiros presos para reduzir o tamanho da população carcerária. Hoje, há 1.500 colombianos detidos no Equador. A crise de segurança começou com motins em prisões, fuga de criminosos, ataques a delegacias e sequestro de policiais. Ontem, o dia foi atípico novamente: aulas suspensas, pouco trânsito, ruas vazias e comércio fechado. A polícia prendeu 70 pessoas em operações antiterrorismo em todo o país após a onda de violência que deixou ao menos 12 mortos em Guayaquil, a maior cidade do Equador. (El Universo)

A polícia equatoriana libertou o brasileiro Thiago Allan Freitas, de 38 anos, que estava em poder de sequestradores desde a véspera, em Guayaquil. A informação foi passada por um de seus irmãos, Eric Lorran Vieira. O Itamaraty, que havia confirmado o sequestro, informou que recebeu a notícia da libertação pela família. (g1)

Bruno Boghossian: “A crise da segurança no Equador exibe os sintomas mais agudos do fortalecimento do narcopoder na América Latina. Facções do tráfico se espalham por órgãos da estrutura do Estado, assumem o controle de territórios e postos estratégicos e, com certo desembaraço, usam o terror para desafiar autoridades”. (Folha)

É humanamente impossível acompanhar tudo que acontece de importante em um dia pelas redes sociais, o meio onde a maioria das pessoas se informa atualmente. Por isso criamos este outro Meio. Notícias selecionadas, informação checada e organizada para otimizar seu dia e maximizar seu tempo. Quer performar ainda mais, fazer amigos e influenciar pessoas? Assine o Meio Premium. Tudo isso e mais um caminhão de vantagens.

Viver

Um ano após o governo Lula decretar emergência de saúde pública nas terras ianomâmi, ainda é possível encontrar crianças desnutridas, rios poluídos e a retomada do garimpo ilegal, além do aumento de casos de malária e outras viroses que causaram centenas de mortes no território. Lula chegou a fazer uma reunião na terça-feira para definir novas medidas, determinando que a presença das Forças Armadas e da Polícia Federal seja permanente na região. A Casa Civil também anunciou investimentos de R$ 1,2 bilhão para “ações estruturantes” ainda este ano. Em novembro, o Supremo Tribunal Federal (STF) ordenou que o governo federal apresente um plano de proteção aos ianomâmis, com a expulsão definitiva dos garimpeiros. (g1)

PUBLICIDADE

Uma das mais poderosas explosões de rádio de curta duração detectadas por cientistas em junho de 2022 veio de um grupo de sete galáxias a 8 bilhões de anos-luz da Terra. A descoberta foi apresentada por pesquisadores na 243ª reunião da Sociedade Astronômica Americana, em Nova Orleans (EUA). Utilizando imagens do Telescópio Hubble e outros radiotelescópios, os cientistas perceberam que as galáxias podem estar em processo de fusão, o que teria desencadeado a rápida explosão. Denominado FRB 20220610A, o sinal intenso durou menos de um milissegundo, mas liberou o equivalente às emissões energéticas do Sol ao longo de 30 anos. (CNN)

Apenas 1.053 espécies de árvores tropicais correspondem à metade dos 800 bilhões de árvores que existem em todo o mundo. A outra metade é constituída de 46 mil espécies. É o que revela um estudo publicado ontem na revista Nature. A pesquisa, liderada por cientistas da University College London (UCL), utiliza dados de mais de 1 milhão de espécies com tronco de ao menos 10 cm de diâmetro em florestas de Amazônia, África e Sudeste Asiático. Essas áreas, que ocupam 10% do planeta, são responsáveis por absorver cerca de 40% do carbono global. (Folha)

Panelinha no Meio. Amada por muitos e odiada por outros tantos, a cebola é uma curinga da cozinha, temperando, acompanhando ou mesmo sendo o destaque, como nesta quiche de cebola caramelizada com queijo.

Cultura

É tempo de férias, mas as estreias desta semana nos cinemas remetem às salas de aula. A começar por Os Rejeitados (trailer), que acaba de dar a Paul Giamatti o Globo de Ouro de melhor ator em comédia. Ele vive um carrancudo professor de internato forçado a supervisionar os alunos que ficarão na escola durante as festas de fim de ano. Após virar um clássico da comédia adolescente em 2004, Meninas Malvadas ganhou uma versão musical na Broadway, e esta releitura cantada e dançada virou o filme Meninas Malvadas - O Musical (trailer). Mais adolescente ainda é o filme brasileiro Chama a Bebel (trailer), de Paulo Nascimento, sobre uma jovem cadeirante (Giulia Benite) do interior que tem de se adaptar à escola na cidade grande. Trazendo seriedade ao pacote, o turco Ervas Secas (trailer) mostra o drama de um professor ao ser acusado de comportamento inadequado com alunas em um vilarejo no interior. E Jason Statham estrela Beekeeper - Rede de Vingança (trailer), como um agente que esbarra numa enorme rede de corrupção.

Confira a programação completa dos cinemas na sua cidade. (AdoroCinema)

O Sindicato dos Atores (SAG, em inglês) dos Estados Unidos anunciou sua lista de concorrentes ao SAG Awards 2024 com Barbie e Oppenheimer empatados com o maior número de indicações entre os filmes, com quatro cada, incluindo a principal categoria. Assassinos da Lua das Flores vem na sequência, com três. Lily Gladstone e Emma Stone, que ganharam o Globo de Ouro deste ano, concorrem ao prêmio de melhor atriz. Entre as séries, Succession é a favorita, com cinco indicações para sua última temporada, seguida por O Urso, The Last of Us e Ted Lasso, todas com quatro. Os vencedores serão conhecidos em 24 de fevereiro. (Variety)

Já o Sindicato dos Diretores de Hollywood (DGA, em inglês) também anunciou os indicados ao DGA Awards 2024, com Greta Gerwig concorrendo ao prêmio de melhor direção por Barbie e Christopher Nolan, por Oppenheimer. Martin Scorsese também está na disputa com Assassinos da Lua das Flores. Os vencedores serão anunciados em 10 de fevereiro. (Omelete)

E a Disney informou ontem que o D23, evento tradicional do estúdio que anuncia as novidades de suas principais estreias e produções, terá uma edição brasileira, em novembro deste ano, ainda sem data e local estabelecidos. (Omelete)

Cotidiano Digital

A Amazon anunciou ontem duas rodadas de demissões em suas divisões de streaming. Cerca de 500 pessoas, ou 35% do quadro de funcionários, foram dispensadas da Twitch, conhecida pelos gamers por transmissões ao vivo. Em 2023, outros 400 colaboradores tiveram seus contratos encerrados pela companhia. Outras centenas de demissões ocorreram no setor de entretenimento, envolvendo a plataforma Prime Video e os estúdios da MGM, que também pertencem à Amazon. Segundo e-mail interno, o motivo dos desligamentos seria uma reestruturação estratégica feita após uma análise minuciosa do mercado. (Tecmundo)

A plataforma X demitiu quase 80% de seus engenheiros de segurança e restabeleceu mais de 6 mil contas banidas na Austrália, segundo a Comissão de Segurança Eletrônica do país, que chamou o cenário de “tempestade perfeita” para o abuso online. As informações fazem parte de um relatório enviado pela empresa de Elon Musk sobre seus processos de segurança desde a aquisição do Twitter, em outubro de 2022. A X Corp informou que reduziu em um terço sua equipe global de segurança e não manteve a suspensão de contas anteriormente banidas, muitas delas por discurso de ódio. Em junho, o governo australiano emitiu um aviso legal para o X, exigindo esclarecimentos sobre como lidava com o discurso de ódio, conforme a Lei de Segurança Online. Desde então, segue travando uma disputa que inclui multas. (Guardian)

Enquanto isso... o X removeu o recurso premium que habilitava o uso de NFTs na foto de perfil. A opção havia sido lançada em janeiro de 2022. (Tech Crunch)

Meio em vídeo. Com o primeiro aniversário do 8 de Janeiro, voltamos a falar sobre regulação das grandes plataformas digitais. Todo mundo anda com vontade de calar alguém, hoje em dia. E se a regulação das redes sociais não precisar mexer na liberdade de expressão? É o que questiona Pedro Doria no Ponto de Partida. (YouTube)

Curte o Meio e quer participar mais ativamente do nosso projeto, sugerindo pautas, conversando com nossa equipe e sabendo das novidades em primeira mão? Seja um Pioneiro, participe de tudo isso e ainda ganhe brindes exclusivos: adesivos, canecas, camisetas, moletons e muito mais. Quer fazer parte dos Pioneiros? É mais fácil do que você pensa, basta nos indicar para 5 pessoas.

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.