Prezadas leitoras, caros leitores —

Somos 200 mil assinantes. Ultrapassamos essa marca na última sexta e resolvemos comemorar. Não é sempre que um veículo jornalístico digital atinge esse patamar. Um brinde a você, leitor, que nos ajudou a chegar aqui.

O Meio você já conhece. Fazemos um jornalismo independente de quem está no poder e com dedicação absoluta à democracia. Pelos nossos programas em vídeo, entrevistas, lives e artigos já passaram cientistas, políticos e ativistas de todos os matizes ideológicos.

Nosso objetivo continua o mesmo desde o nascimento desta newsletter: fazer as pessoas retomarem o hábito de se informar de maneira saudável, sem os ruídos das redes sociais. Nestes sete anos de vida, com a desinformação explodindo, a missão só aumentou em importância.

A ninguém devemos mais agradecimentos do que os assinantes premium, cuja colaboração é fundamental para mantermos o projeto. Mais de 70% do faturamento do Meio vem das assinaturas pagas. Graças a esse apoio montamos nosso estúdio, contratamos repórteres e criamos uma estrutura de cursos para produzir mais conteúdo de qualidade, como retribuição.

Para brindar este evento, preparamos uma página com o Selo de Assinante Meio. Veja aqui quando você começou a ler esta newsletter e em que posição você se encontra no meio de nossos milhares de assinantes. Copie o selo e compartilhe em suas redes. Vamos juntos chegar aos 300 mil.

— Os editores

Diante de multidão, Bolsonaro nega golpe e pede anistia

Milhares de apoiadores responderam ao chamado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e se reuniram na tarde de domingo na Avenida Paulista usando a camisa da CBF e com bandeiras do Brasil (e de Israel). A manifestação foi convocada após a Polícia Federal fazer uma operação contra o ex-presidente e seus principais auxiliares, suspeitos de tramar um golpe de Estado para mantê-lo no poder. Do alto de um trio elétrico, Bolsonaro fez o discurso de encerramento do ato e negou que pretendesse dar o golpe, embora admitisse a existência da minuta golpista encontrada pela PF. “Golpe é tanque na rua. É arma, é conspiração. Nada disso foi feito no Brasil. Agora o golpe é porque tem uma minuta de um decreto de estado de defesa. Golpe usando a Constituição?”, indagou. Ele ainda defendeu a anistia para os presos na invasão das sedes dos Três Poderes em 8 de janeiro de 2023. “O que eu busco é a pacificação, é passar uma borracha no passado. É por parte do Parlamento brasileiro (...) uma anistia para aqueles pobres coitados que estão presos em Brasília”, disse. (g1)

A proposta de não se atacarem as instituições durou até o discurso do pastor Silas Malafaia, um dos organizadores do evento. “Alexandre de Moraes disse que a extrema direita tem que ser combatida na América Latina. Como ministro do STF tem lado? Ele não tem que combater nem extrema direita nem extrema esquerda. Ele é guardião da Constituição”, disse o pastor, afirmando que Bolsonaro é “o maior perseguido político da nossa história”. O tom do discurso, conta o Painel, incomodou aliados do ex-presidente. Já a abertura contou com uma  oração da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, com direito a choro e lamentação das “injustiças” contra o marido. “Não tem sido fácil, mas estamos de pé (...) Eu vivo um dia de cada vez”, afirmou, conclamando os seguidores a “não desistirem do país”. “Eu sei que nosso Deus do alto do céus irá nos conceder o socorro”, disse. (Folha)

Após a manifestação, os nove ministros não bolsonaristas do STF — sem Nunes Marques e André Mendonça – conversaram entre si, conta Guilherme Amado. A conclusão é de que nada mudou na situação jurídica de Bolsonaro. Seu tom mais comedido foi atribuído ao fato de agora haver provas materiais de seu envolvimento no planejamento de um golpe, e não uma tese como o “domínio do fato”, usada no mensalão. A tarefa de atacar o Judiciário, avaliam, foi delegada a Malafaia, que teria uma blindagem por ser um líder religioso, o que tem seus limites. (Metrópoles)

O Monitor do Debate Político no Meio Digital, da USP, usou fotos aéreas para estimar que, às 15h, havia 185 mil pessoas na Avenida Paulista. Foi utilizada uma técnica de inteligência artificial e a margem de erro é de 12%. Já o governo paulista avaliou o público em 750 mil pessoas, sem especificar a metodologia. O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) estava entre as autoridades presentes. (CNN)

Ricardo Corrêa: “Em meio a uma demonstração de força enquanto é investigado por uma tentativa de articular um golpe de Estado, Bolsonaro usou seu discurso para uma chantagem: bandeira branca, em troca de anistia aos presos pelos atos do dia 8 de Janeiro. Naturalmente, a anistia se aplicaria também a ele.” (Estadão)

Gerson Camarotti: “O que se viu foi a imagem de um Bolsonaro acuado, que tentou dar uma resposta ao seu eleitorado em um ambiente em que estaria livre de cair em possíveis contradições. Sem conseguir negar provas encontradas durante investigação da Polícia federal, tentou se justificar.” (g1)

Meio em vídeo. O ato bolsonarista foi uma prova de força capaz de intimidar o STF ou um sinal de fraqueza que ainda forneceu mais material para Alexandre de Moraes? Essa é a resposta buscada na edição extra do #MesaDoMeio, que reuniu ontem Pedro Doria, Mariliz Pereira Jorge, Christian Lynch e a participação especial de Flávia Tavares, que esteve na Paulista. Confira. (YouTube)

PUBLICIDADE

O sistema de espionagem FirstMile foi utilizado pela Abin para fazer 10 mil consultas informais durante o governo Bolsonaro. A ferramenta israelense identifica a localização de pessoas por meio de aparelhos conectados às redes 2G, 3G e 4G. Políticos, assessores parlamentares, ambientalistas e acadêmicos estão na lista de vigiados pelos agentes. O FirstMile era utilizado a partir de sete computadores com acesso restrito, mas ao longo do tempo foi sendo compartilhado com “turma de buscas”, “coordenação de fontes humanas” e “fração que cuida da proteção presidencial”, segundo registros da própria Abin. Há indícios de que as senhas dos agentes eram compartilhadas, contrariando as próprias regras de segurança do órgão. (Globo)

Só os tribunais são capazes de impedir que Donald Trump seja o candidato do Partido Republicano às eleições presidenciais de novembro. Embora Nikki Haley, sua única adversária na legenda, tenha prometido continuar e campanha por pelo menos mais um mês, a vitória de Trump sábado nas primárias da Carolina do Sul, estado que ela governou por dois mandatos, sepultou suas pretensões. O resultado oficial ainda não foi divulgado, mas pesquisas indicam que ele venceu com 60% dos votos. “Nunca vi o Partido Republicano tão unido quanto agora”, comemorou Trump, cercado das principais autoridades do estado, considerado um dos mais conservadores dos EUA. O ex-presidente venceu todas as primárias e assembleias até agora. (CNN)

Trump provocou mais uma polêmica ao dizer que seus quatro processos na Justiça e sua foto ao ser fichado fortalecem seu apelo junto ao eleitorado negro, alegando que estes eleitores o veem como vítima de discriminação. A declaração, considerada racista, foi feita durante um evento de gala para conservadores negros na Carolina do Sul. (AP)

Micareta do Jair

Orlando Pedroso

Viver

Você certamente já conhece o iFood, mas sua empresa conhece o iFood Benefícios? Ela sabe que o iFood Benefícios é uma vertical completa para empresas que oferecem benefícios flexíveis aos seus colaboradores? A solução entrega a custo zero uma plataforma que funciona não apenas com os saldos alimentação e refeição, mas que inclui também os benefícios mobilidade, home office, cultura e saldo livre, voltado para premiações, celebrações de datas comemorativas (aniversários, Dia das Mães etc.), entre outros. O que permite que possa ser utilizado em cinemas, apps de streaming, custos de internet e cursos de idiomas, por exemplo. Aposto um x-salada que você não sabia disso! Quer saber mais? Visite o site do iFood Benefícios.

Pela primeira vez, o Rio Open teve um brasileiro campeão com a vitória do gaúcho Rafael Matos durante o torneio de duplas com o colombiano Nicolas Barrientos. A dupla venceu os austríacos Alexander Edler e Lucas Miedler por 2 sets a 0. Um outro feito inédito do país nesta edição especial de dez anos foi contar com três tenistas nas quartas de final. (CNN Brasil)

O Brasil também conquistou ontem o hexacampeonato da Copa do Mundo de Futebol de Areia, ao vencer a Itália por 6 a 4 em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. A Seleção Brasileira é a maior vencedora da competição, com seis títulos, seguida por Rússia, com três, Portugal, com dois. (ge)

Mas nem tudo foi alegria. Morreu em São Paulo, aos 80 anos, Wilson Fittipaldi Jr., um dos maiores responsáveis pela popularização do automobilismo no Brasil. O ex-piloto estava internado desde 25 de dezembro, seu aniversário, quando sofreu uma parada cardíaca ao se engasgar durante um almoço. (UOL)

Atualmente no Brasil 49 milhões de pessoas não contam com descarte adequado de esgoto, o que representa 24% da população, segundo dados divulgados nesta sexta-feira pelo IBGE. A distribuição étnica dessas pessoas, porém, expõe a desigualdade social brasileira. Pretos e pardos, que somam 55% da população, representam 68,6% dos que não têm tratamento de esgoto. Já entre os brancos, 43,5% dos brasileiros, são apenas 29,5% dos que não contam com esse serviço. E há números são ainda piores. Pretos e pardos são 72% das pessoas sem acesso a água potável, enquanto os brancos são 24%. (g1)

Não existe newsletter (nem almoço) grátis. Sabe quem paga essa que você está lendo? Nossos assinantes premium, que fazem isso porque são pessoas que entendem a importância de uma mídia moderna e independente e ainda querem mais conteúdo nosso. E ainda levam vantagens como prioridade na entrega da news, descontos em produtos e cursos e participação em nossas lives pelo chat da Sala Secreta. Assine o Meio Premium. Apenas R$ 15.

Cultura

Considerado um dos termômetros do Oscar, a noite de premiação do SAG Awards 2024 aconteceu neste sábado com Oppenheimer saindo como o grande vencedor da noite. O longa levou as categorias de melhor elenco em filme, melhor ator e ator coadjuvante. Em TV, os destaques foram para O Urso, que levou melhor série de comédia, melhor ator e atriz em série de comédia, e Succession, vencedora de melhor elenco em série de drama. (UOL)

O documentário Dahomey venceu o Urso de Ouro no Festival de Berlim neste sábado. A cineasta franco-senegalesa Mati Diop fez história na cerimônia de premiação, ao ser a primeira diretora negra a ganhar o prêmio principal. O grande prêmio do júri foi para A Traveler’s Needs, do sul-coreano Hong Sang-soo, e o escolhido pelo júri ficou com a comédia dramática L’ Empire, de Bruno Dumont. Já a brasileira Juliana Rojas venceu o prêmio de melhor direção na mostra paralela com seu Cidade; Campo. (Variety e g1)

Principal premiação do cinema francês, o César Awards 2024 revelou seus vencedores nesta sexta-feira, em Paris, com destaque para Anatomia de uma Queda, que levou seis estatuetas, incluindo as de melhor filme e roteiro. A diretora do longa, Justine Triet, também se tornou a segunda mulher a vencer na categoria de melhor direção em 49 anos - Tonie Marshall foi a primeira, com Venus Beauty, em 1976. (Rolling Stone e Omelete)

Clássico de Charles Trenet, La Mer ganhou uma nova versão lançada por Caetano Veloso nesta sexta-feira. O single (Youtube) faz parte da trilha do documentário Une Famille (Uma Família) da escritora e diretora francesa Christine Angot, cuja pré-estreia ocorreu na 74ª edição do Festival de Berlim, no último dia 18. Com apenas voz e violão, Caetano repete o mesmo tom utilizado na apresentação durante um show em Paris, em homenagem a seu produtor e empresário Guilherme Araújo, morto em 2007, que sempre pediu ao cantor que gravasse a canção. Angot estava na plateia e ficou comovida com a interpretação, convidando-o para cantar a faixa em seu longa. (g1)

Cotidiano Digital

A Apple tem explorado a ideia de desenvolver novos dispositivos vestíveis, os wearables, incluindo um anel fitness, óculos inteligentes e AirPods com câmeras, conta Mark Gurman, em seu boletim na Bloomberg. A ideia dos engenheiros de Cupertino seria aproveitar alguns recursos do Watch, como monitoramento de saúde, e colocar em um dispositivo de dedo. Mais recentemente, a companhia discutiu a possibilidade de desenvolver óculos inteligentes semelhantes ao Meta Ray-Ban, que contam com câmera e assistente de IA. Os óculos inteligentes também seriam pensados como substitutos dos fones AirPods, com mais sensores, recursos de IA e baterias de maior duração. (Bloomberg)

O Google explicou nesta sexta-feira que as imagens “embaraçosas e erradas” geradas por seu chatbot Gemini foram produzidas por conta de problemas de ajuste. A ferramenta chegou a criar alemães nazistas negros e fundadores dos Estados Unidos com diversidade racial. “Nosso ajuste para garantir que o Gemini mostrasse uma variedade de pessoas não levou em conta casos que claramente não deveriam mostrar”, escreveu o vice-presidente sênior do Google, Prabhakar Raghavan. A companhia pausou o recurso de geração de imagens do Gemini na quinta-feira e diz que “trabalhará para melhorá-lo significativamente” antes de reativá-lo. (The Verge)

Para ler com calma. Se a entonação é importante para uma conversa humana, o mesmo também parece ser válido para chatbots de inteligência artificial. Usuários do Reddit dizem ter notado diferença na qualidade das respostas que recebem do ChatGPT, quando demonstram educação. Acadêmicos e os próprios construtores desses modelos de linguagem estudam há algum tempo os efeitos provocados pelas chamadas “instruções emotivas”. Em um artigo, pesquisadores da Microsoft, da Universidade Normal de Pequim e da Academia Chinesa de Ciências descobriram que os modelos generativos em geral têm um desempenho melhor quando são solicitados de maneira que passe urgência ou importância. Uma equipe da Anthropic conseguiu impedir que seu chatbot Claude discriminasse com base em raça ou gênero pedindo gentilmente que não o fizesse. Para a pesquisadora do Allen Institute for AI, Nouha Dziri, esses estímulos emocionais acionam partes do modelo que não seriam ativadas em prompts mais apáticos. (TechCrunch)

Viu a #MesaDoMeio especial de ontem no nosso canal no YouTube? Sucesso total. Amanhã tem mais. Sabia que os assinantes premium têm acesso a uma área exclusiva e podem interagir com nossos apresentadores depois das lives do #MesaDoMeio, toda terça, às 19h? Participe!

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.