Trump demonstra força no início da corrida presidencial

A disputa dentro do Partido Republicano pela candidatura presidencial começou com uma vitória esmagadora de Donald Trump no caucus de Iowa, a primeira prévia do calendário eleitoral. Com 99% das assembleias contadas, o ex-presidente tinha 51,1% dos votos, enquanto o governador da Flórida, Ron DeSantis, e a ex-governadora da Carolina do Sul Nikki Haley vinham bem atrás, com 21,2% e 19%, respectivamente. Iowa é um estado com forte presença evangélica, e a vitória de Trump era esperada. Quarto colocado com 7%, o empresário Vivek Ramaswamy anunciou sua desistência e o apoio ao ex-presidente. A larga vantagem de Trump e a proximidade entre seus adversários diretos joga mais pressão sobre New Hampshire, onde acontecem, no dia 23, as próximas eleições primárias. O estado tem uma presença grande de eleitores liberais e independentes, e Haley espera que seu discurso moderado lhe garanta uma votação forte o bastante para se consolidar como adversária preferencial ao radicalismo de Trump e DeSantis. (BBC)

Meio em vídeo. Há uma nesga de chance de Trump não ser o candidato republicano. É muito difícil, mas não é impossível. Caso contrário, no segundo semestre, será ele contra Joe Biden e, aí, o mundo encara uma dificuldade: os EUA podem voltar a ter um presidente fascista. Fascista é o termo correto? Confira o Ponto de Partida, com Pedro Doria. (YouTube)

PUBLICIDADE

Comandantes e conselheiros da Guarda Revolucionária do Irã estão no Iêmen, atuando de forma direta nos ataques dos rebeldes Hutis ao tráfego comercial no Mar Vermelho. O Pentágono informou ontem que os Hutis atingiram um navio americano, mas sem danos significativos. Essa presença em território iemenita pode alimentar um confronto direto com os EUA, enquanto a guerra entre Israel e Hamas na Faixa de Gaza prossegue. Em um sinal dessa escalada, ontem à noite, a Guarda Revolucionária disse ter atacado o “quartel-general de espionagem” de Israel na região semiautônoma do Curdistão iraquiano. (Semafor e Reuters)

Enquanto isso... O Hamas anunciou ontem que dois reféns capturados em 7 de outubro, Yossi Sharabi, de 53 anos, e Itai Svirsky, de 38, foram mortos em ataques aéreos israelenses. O porta-voz militar de Israel Daniel Hagari disse que um dos reféns não foi morto pelas forças do país. O anúncio, feito em vídeo, segue a divulgação de outras duas gravações do Hamas, prometendo notícias sobre o destino de três reféns, incluindo os dois mortos. A terceira é Noa Argamani, de 26 anos, que conta sobre a perda de seus companheiros e diz ter sido ferida. (New York Times)

Na cidade israelense de Raanana, dois palestinos da Cisjordânia arremeteram com um carro contra pedestres, ferindo 17 pessoas, após matarem uma mulher a facadas. Os agressores foram presos, e o caso é tratado como terrorismo pelas autoridades. (Guardian)

Numa reunião na noite de ontem, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, traçaram uma estratégia para a MP que reonerou a folha de pagamentos de 17 setores, conta a Coluna do Estadão. Pelo plano, o governo vai editar duas MPs, uma cancelando a reoneração e outra mantendo a revogação do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse) e o limite da compensação de créditos para pagamento de impostos. Com isso, eles esperam superar o mal-estar com o Congresso, que havia derrubado o veto do presidente Lula à desoneração, sem comprometer a arrecadação. (Estadão)

Os elogios do presidente do PL, Valdemar Costa Neto, ao presidente Lula, que circularam nas redes sociais na semana passada, foram alvo de crítica de Jair Bolsonaro (PL), que disse que “declarações absurdas” podem causar a “implosão do partido”. “Essa semana tive um problema sério, não vou falar com quem. Se continuar assim, vai implodir o partido. Pessoa do partido dando declaração absurda, como ‘o Lula é extremamente popular’”, disse Bolsonaro em conversa com apoiadores. Na semana passada, o vídeo editado de uma entrevista que Costa Neto deu em dezembro viralizou, com trechos em que ele elogia o petista, sem o restante das respostas, em que ele também elogiava Bolsonaro. (Folha)

A pedido do Ministério Público, o Supremo Tribunal Federal abriu um inquérito contra o senador Sergio Moro (União Brasil-PR), suspeito de fraude na delação premiada considerada “embrião” da Lava Jato. O senador, que nega as acusações, era juiz da 13ª vara federal de Curitiba e comandou a operação. Segundo o MP, o ex-deputado estadual paranaense Tony Garcia diz que Moro o coagiu, como parte da delação, a gravar conversas com desembargadores, juízes e ministros do Superior Tribunal de Justiça. Os documentos indicando a ordem para as gravações ficaram em sigilo em Curitiba até 2023. (g1)

Moro disse que as acusações de Garcia são “fantasias confusas de um criminoso condenado” e que não teme “qualquer investigação”. (UOL)

Educação que cria oportunidades

Educação que cria oportunidades

Você sabia que a vivência de experiências na primeira infância é essencial para o desenvolvimento cerebral e o aprendizado de habilidades cruciais? Cerca de 90% do cérebro se forma até os cinco anos de idade, evidenciando o potencial significativo nesse período. Dessa forma, a educação básica desempenha um papel fundamental, uma vez que as crianças não apenas absorvem conhecimento, mas também aprendem habilidades de planejamento, avaliação e autoconsciência. E várias pesquisas destacam que a participação consistente na educação infantil básica resulta em um desempenho acadêmico substancialmente superior ao longo da jornada educacional. Por conta disso, a escolha de uma instituição de qualidade e que estimule o potencial da criança ao máximo faz toda a diferença.

A escola pode se tornar uma aliada da família como lugar fértil para o desenvolvimento da cidadania na primeira infância. De acordo com Eliábia de Abreu Gomes Barbosa, mestre e doutora em educação brasileira pela Universidade Federal do Ceará, “a necessidade do diálogo entre a instituição de Educação Infantil e a família é inquestionável, visto que são as duas instituições mais importantes para o desenvolvimento integral da criança”. Ela defende que a relação entre pais e unidade de ensino seja de cooperação e complementação. (Diário do Nordeste)

Ao escolher um livro, muitas famílias têm dúvidas sobre a melhor fonte de letras para os filhos que estão em processo de alfabetização. A professora e pesquisadora da Universidade Federal de Minas Gerais Isabel Frade explica que tanto as de forma quanto as cursivas devem ser apresentadas desde o início. Fazer rimas, mostrar diferentes tipos de ilustração em livros e revistas, pedir às crianças que recontem a história que acabaram de ouvir, e brincar com as letras e seus formatos são atividades para auxiliar nessa jornada de aprendizagem. (Leiturinha)

Quer receber o Meio mais cedo? O Meio fecha diariamente às 7h. Os assinantes premium são sempre os primeiros a receber. Assine o Meio Premium. Você ainda passa a receber nossa Edição de Sábado, com artigos aprofundados sobre os temas mais importantes da semana, o Meio Político, onde jornalistas e cientistas sociais explicam a inexplicável política nacional, a editoria de Economia, além de descontos em cursos e produtos.

Viver

O Ministério da Saúde vai priorizar a imunização de crianças e adolescentes de 6 a 16 anos com a vacina contra a dengue. A pasta vai definir na próxima semana a prioridade dentro desse grupo e a distribuição nos estados. Neste ano, o Brasil terá acesso a 6 milhões de doses para 3 milhões de pessoas. Desenvolvido pelo laboratório japonês Takeda Pharma e aprovado pela Anvisa em março passado, o imunizante é aplicado em duas doses e protege contra os quatro sorotipos do vírus, podendo ser usado por quem já teve a doença. (g1)

Bullying (físico ou virtual) agora é crime. O presidente Lula sancionou a lei aprovada pelo Congresso incluindo no Código Penal a prática, tipificada como uma forma de constrangimento ilegal. A nova regra prevê multa para quem “intimidar sistematicamente” outra pessoa ou grupo por meio de qualquer tipo de humilhação. Se o crime for online, o acusado pode ser condenado ainda a uma pena de dois a quatro anos de prisão. A lei também torna hediondos todos os crimes contra crianças e adolescentes, de forma que seus autores não podem ser beneficiados com pagamento de fiança ou concessão de liberdade provisória. (g1)

Eleita seis vezes a melhor jogadora de futebol do mundo, a brasileira Marta foi homenageada ontem na entrega do prêmio Fifa The Best. O nome dela identificará uma nova categoria, o gol mais bonito no futebol feminino. Na cerimônia, o argentino Lionel Messi foi consagrado como melhor jogador pela oitava vez. (ge)

A historiadora Laura de Mello e Souza será a primeira mulher e a primeira pessoa das Américas a receber o Prêmio Internacional de História, oferecido pelo Comitê Internacional de Ciências Históricas. Ela foi docente do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Entre suas pesquisas, estão a história de Minas Gerais no século 18 e a historiografia brasileira do século 20. A entrega do prêmio será em Tóquio, no Japão, em 27 de outubro. (Folha)

Panelinha no Meio. Hoje é, acredite, o Dia Internacional da Comida Picante. Para comemorar, vamos fazer esta espetacular geleia de tomate com pimenta. Experimente botar no bife ou no frango.

Cultura

Mais importante prêmio da TV nos EUA, o Emmy seguiu a linha do Globo de Ouro e do Critics Choice Awards, consagrando , Succession, da HBO, e O Urso, da Star+, com seis estatuetas cada, e mostrando a força de Treta, da Netflix, com cinco. A saga empresarial-familiar da HBO dominou a categoria drama, levando melhor série, ator, atriz, ator coadjuvante e diretor e roteirista pelo episódio O Casamento de Connor. Já O Urso ganhou os mesmos prêmios em comédia, e Treta, como série limitada, só não levou ator coadjuvante. (Variety)

Confira a lista completa de indicados e vencedores. (CBS)

Para alegria de quem gosta de boa música, Gilberto Gil divulgou ontem um vídeo tocando no violão um samba de roda inédito, composto no ano passado. Aparentemente gravando a cena, Flora Gil, mulher do artista, ainda brinca: “Para quem toca é fácil.” “Fácil nada”, responde o artista. (Folha)

Foram sancionadas ontem pelo Executivo duas leis que retomam as cotas de tela em sessões de cinema e na TV paga. Os cinemas terão de oferecer um número mínimo de sessões com filmes brasileiros até 2033. A fiscalização será feita pela Ancine, com punições de até R$ 2 milhões por descumprimento. A outra lei prevê a garantia de produtos audiovisuais do país em TVs por assinatura até 2038. (g1)

Cotidiano Digital

Uma estimativa do Fundo Monetário Internacional revela que a inteligência artificial deve afetar quase 40% de todos os empregos no mundo, com ao menos 60% das atividades sendo impactadas em economias mais ricas. Segundo a diretora-gerente do FMI, Kristalina Georgieva, “na maioria dos cenários, a IA provavelmente piorará a desigualdade geral” e, portanto, os políticos precisam agir para “evitar que a tecnologia alimente ainda mais as tensões sociais”. Nos países de baixa renda, o impacto nos empregos será de 26%. No Brasil, o índice de empregos com alta exposição à IA é de 41%. (BBC Brasil)

E o uso inadequado de IA fez com que uma série de produtos, como cadeiras e móveis de escritório, fossem anunciados na Amazon sob o título “sinto muito, mas não posso atender a esta solicitação, pois vai contra a política de uso da OpenAI”. Essas e outras mercadorias semelhantes foram retiradas do ar, conforme relatos sobre o erro se espalharam. A Amazon não proíbe o uso de grandes modelos de linguagem para gerar nomes ou descrições de produtos. (Ars Technica)

A partir da reunião de acionistas do próximo mês, a Apple passará a ter um Conselho de Administração com o mesmo número de homens e mulheres. Se os acionistas ratificarem a proposta, a empresa se tornará a única gigante de tecnologia com presença feminina e masculina na mesma proporção no seu conselho. Até então, a big tech tinha o dobro de homens no órgão. O ex-vice-presidente americano Al Gore e o ex-diretor financeiro da Boeing James Bell estão deixando de ser conselheiros por completarem 75 anos. E a Apple propôs a nomeação de Wanda Austin, de 69 anos, ex-CEO da The Aerospace Corporation. Ela se juntará a Andrea Jung, ex-CEO da Avon; Sue Wagner, cofundadora da BlackRock; e Monica Lozano, com longa carreira na mídia. (Globo)

Você tem apenas esta semana para garantir seu exemplar do livro 2023 nas Charges do Meio com o desconto de pré-venda. Todos os cartuns publicados ano passado reunidos em um lindo livrinho colorido para guardar ou presentear seu melhor amigo (ou inimigo). Corre lá na lojinha!

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.