Netanyahu e Lula aumentam tom da crise

A crise diplomática entre Brasil e Israel, devido a declarações do presidente Lula comparando as ações israelenses na Faixa de Gaza ao Holocausto, intensificou-se ontem com atos simbólicos de ambos os lados. Sinalizando o agravamento da situação, Lula chamou o embaixador brasileiro em Israel, Frederico Meyer, de volta a Brasília para consultas. A decisão foi tomada após reprimenda incomum das autoridades israelenses ao diplomata, que embarca hoje para o Brasil. Para Lula, conta Mônica Bergamo, Meyer foi humilhado ao ser advertido no Memorial do Holocausto. No local, o ministro israelense das Relações Exteriores, Israel Katz, fez declarações à imprensa e mostrou ao brasileiro a lista com nomes de seus familiares mortos pelo nazismo. Normalmente, esse tipo de advertência ocorre na sede da chancelaria. O episódio foi discutido no Palácio da Alvorada na manhã de ontem com os ministros Paulo Pimenta (Secom), Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Márcio Macêdo (Secretaria-Geral), Jorge Messias (Advocacia-Geral da União) e o assessor especial da Presidência para assuntos internacionais, Celso Amorim. “A meu ver, não há de que se desculpar. O que está ocorrendo é uma barbaridade”, disse Amorim. Mais cedo, a primeira-dama, Janja, disse que Lula se referia ao “governo genocida” ao fazer suas críticas, não ao povo judeu. (Folha)

Enquanto falava com a imprensa, ao lado de Meyer, o chanceler de Israel declarou Lula “persona non grata”. Na diplomacia, isso significa que o presidente brasileiro não é bem-vindo. “Não perdoaremos e não esqueceremos — em meu nome e em nome dos cidadãos de Israel, informei ao presidente Lula que ele é uma ‘persona non grata’ em Israel até que ele peça desculpas e se retrate”, publicou também nas redes sociais. (g1)

Já o chanceler brasileiro, Mauro Vieira, convocou o embaixador israelense, Daniel Zonshine, para uma reunião ontem no Palácio do Itamaraty, no Rio de Janeiro. Segundo interlocutores, não houve pedido de desculpas como o premiê de Israel, Benjamin Netanyahu, cobrou de Lula. Vieira usou um tom cordial, mas firme, em defesa do posicionamento adotado pelo Brasil. (CNN Brasil)

Vários diplomatas brasileiros criticaram as declarações de Lula, avaliando que ele “ultrapassou a linha vermelha”, com uma fala “infeliz” e “desastrosa”. “Um dia de vergonha para a diplomacia brasileira” e “o improviso mais infeliz de todos os improvisos do presidente”, disseram, ressaltando que, para um país que busca ser mediador de conflitos, tomar partido dessa forma é “um tiro no pé difícil de ser contornado”. (Globo)

Enquanto isso... Os Estados Unidos apresentaram pela primeira vez um projeto de resolução ao Conselho de Segurança da ONU pedindo um cessar-fogo temporário na guerra e alertando contra uma incursão terrestre em Rafah, para onde centenas de milhares de palestinos fugiram. O projeto segue uma proposta argelina que pedia um cessar-fogo imediato e que os americanos prometeram vetar. A votação ocorrerá hoje de manhã. (CNN)

Lourival Sant'Anna: “Ao comparar a criminosa campanha de Israel na Faixa de Gaza com o Holocausto, o presidente Lula não afrontou apenas os judeus, o bom senso e a imagem do Brasil, mas os interesses dos próprios palestinos. Aparentemente, a única motivação foi buscar uma propulsão no seu voo solo para se projetar como porta-voz do Sul Global. A comparação permite ao governo israelense um momento de heroísmo, colocando-o do mesmo lado das vítimas do Holocausto; e permite ao Hamas um momento de vitimização, colocando-o do mesmo lado das vítimas na Faixa de Gaza”. (Estadão)

Meio em vídeo. Existe um motivo pelo qual nunca nenhum político responsável, nenhum diplomata, jamais compara qualquer ato que esteja ocorrendo com o Holocausto. É porque nada se compara com o Holocausto. Lula não errou pouco, não. Errou muito feio. É o que pensa Pedro Doria, no Ponto de Partida. (YouTube)

PUBLICIDADE

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi intimado pela Polícia Federal a prestar depoimento nesta quinta-feira no âmbito da investigação que apura uma trama golpista envolvendo a cúpula civil e militar de seu governo. O vídeo de uma reunião de julho de 2022 em que ele discute com seus ministros estratégias para evitar a derrota nas eleições é um dos elementos descobertos pela PF durante as investigações. (g1)

A defesa de Bolsonaro tentou adiar o depoimento, alegando ser “crucial” acessar os conteúdos dos celulares apreendidos na operação Tempus Veritatis. Mas o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, negou o pedido, afirmando que o ex-presidente não poderá escolher a data e o horário pois já tem acesso ao conteúdo em questão. (Poder360)

Bolsonaro não foi o único intimado, conta Bela Megale. O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, foi intimado, assim como Anderson Torres (ministro da Justiça), Augusto Heleno (chefe do Gabinete de Segurança Institucional), Paulo Sérgio Nogueira (ministro da Defesa), Mário Fernandes (chefe-substituto da Secretaria-Geral da Presidência da República), Walter Braga Netto (ministro da Casa Civil e candidato a vice-presidente), Almir Garnier (comandante da Marinha) e Cleverson Ney Magalhães, (ex-oficial do Comando de Operações Terrestres do Exército). (Globo)

Tercio Arnaud e Marcelo Câmara, ex-assessores de Bolsonaro, também estão na lista. (Metrópoles)

Yulia Navalnaya, viúva do opositor russo Alexei Navalny, divulgou um vídeo ontem em que culpa o presidente Vladimir Putin pela morte do marido em uma prisão no Ártico na sexta-feira. “Deveria haver outra pessoa em meu lugar. Mas essa pessoa foi morta por Vladimir Putin”, afirmou, acrescentando que sabe o motivo do assassinato e que revelará em breve. O governo informou à família que seguirá com o corpo por mais 14 dias para exames químicos. “Eles estão escondendo covardemente o corpo, negando acesso à mãe dele e mentindo miseravelmente enquanto aguardam que o traços desse outro Novichok de Putin desapareçam”, disse em referência ao veneno usado contra Nalvany em 2020. “Vou continuar o trabalho de Alexei Navalny. Quero viver numa Rússia livre, quero construir uma Rússia livre.” (Guardian)

Eduardo Porter: “Para aqueles preocupados com o fato de os EUA se aproximarem novamente da catástrofe política, a questão que vale a pena colocar é como o Brasil se esquivou disso. A experiência do Brasil oferece alguma lição que possa ajudar a proteger a democracia americana de um candidato disposto a fazer o que for necessário para restaurar seu controle no poder? A resposta, infelizmente, é provavelmente não. A diferença mais crítica entre Brasil e EUA não tem a ver com suas instituições políticas. O Brasil foi capaz de ultrapassar sua tentativa de insurreição e restabelecer um equilíbrio político mais calmo, em grande parte, porque lhe faltou o Partido Republicano.” (Washington Post)

Você, que curte receber esta newsletter todos os dias, vai gostar ainda mais do nosso conteúdo premium. Edição de Sábado com textos aprofundados para você ler com calma. Meio Político explicando os detalhes e meandros da conjuntura no Brasil e no mundo. Editoria de economia todos os dias na sua newsletter, que chega ainda mais cedo. Tudo isso e ainda descontos em nossos cursos e produtos e a possibilidade de interagir com nossa equipe via chat no Mesa do Meio. Assine o Meio Premium. Só vantagens!

Viver

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, autorizou ontem o emprego da Força Nacional na busca de Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento, integrantes do Comando Vermelho que protagonizaram a primeira fuga de um presídio de segurança máxima no país, ao escaparem da Penitenciária Federal de Mossoró (RN) na última quarta-feira. Serão enviados 100 agentes e 20 viaturas para auxiliar os 500 membros das polícias Federal, Rodoviária Federal e forças locais na recaptura dos detentos. A medida teve o apoio da governadora Fátima Bezerra (PT). (Metrópoles)

PUBLICIDADE

Dados do Censo Escolar de 2022 compilados pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil mostram que mais de 18 milhões de alunos da rede pública de ensino, ou 52% do total de matriculados naquele ano, estudavam em escolas sem biblioteca. O resultado demonstra o descumprimento de uma lei de 2010, que dava dez anos para que todas as instituições públicas de ensino fossem equipadas com espaços para leitura. No ensino infantil, apenas 18% das escolas contam com biblioteca. (Globo)

Uma pesquisa com a avaliação mais abrangente e de alta resolução já utilizada, com mais de 100 trilhões de pixels de imagens detalhadas de satélites, mostra que as áreas do planeta cobertas por recifes de corais são de 348 mil km², acima dos 301 mil km² previstos anteriormente. No estudo publicado no Cell Reports Sustainability, Mitchell Lyons, da Universidade de Queensland, na Austrália, afirma que a descoberta vai permitir que cientistas e responsáveis por políticas públicas entendam e gerenciem melhor os sistemas de recifes, que abrigam cerca de um quarto de toda a vida marinha do planeta e são fundamentais para o sustento de um bilhão de pessoas. (Folha)

Panelinha no Meio. Mamão e açúcar formam uma combinação infalível, a ponto de, pelo menos no Rio, ser sinônimo de coisa fácil. Mas o mamão não precisa ficar só na sobremesa, como mostra essa salada picante que leva a fruta, alface romana, broto de feijão e amendoim.

Cultura

Uma jovem que enfrenta conflitos familiares, bullying na escola e busca pela própria identidade conta com a fantasia para iniciar uma jornada de autodescoberta. Esse é o enredo de Crystal, espetáculo do Cirque du Soleil, que estará no Rio de Janeiro entre 13 e 23 de junho, na Rioarena, e em São Paulo, de 5 de julho a 6 de outubro, no Parque Villa-Lobos. Vista por mais de 2 milhões de pessoas ao redor do mundo, a apresentação terá como novidade patinação no gelo, além de truques de trapézio, saltos à distância e acrobacias espetaculares com 44 artistas se revezando durante o show de uma hora e meia. Os ingressos começam a ser vendidos nesta quinta-feira para clientes do cartão Porto Bank e a partir de 12 de março para o público geral. (Globo)

Desta quinta-feira até o próximo dia 28, a Semana do Cinema terá filmes com ingressos a R$ 12. As principais redes do país, como Cinemark, Cinépolis, UCI, Playarte e Kinoplex, participam da iniciativa. Algumas oferecem também descontos nos combos de pipoca e refrigerante. As sessões são restritas às salas tradicionais e exibições em 2D, mas contemplam os filmes que concorrem ao Oscar, como Zona de Interesse, Pobres Criaturas e Anatomia de uma Queda. (Exame)

Em 2010, a jornalista Natalia Viana coordenava a investigação que levou à divulgação de telegramas secretos de embaixadas americanas relacionados ao Brasil, o chamado Cablegate. Sua colaboração com o Wikileaks, fundado por Julian Assange, e os dias em que conviveu com o australiano, em Ellingham Hall, na Inglaterra, estão no livro O Vazamento (Fósforo), que será lançado no segundo semestre. (Folha)

Cotidiano Digital

A União Europeia abriu uma investigação formal contra o TikTok para verificar se a empresa infringe a Lei dos Serviços Digitais, em vigor desde sábado, em relação às regras de conteúdo online para proteção de menores e de transparência na publicidade. A apuração vai se concentrar no design da plataforma, incluindo a receita de algoritmos, além de analisar se a big tech implementou as medidas exigidas para garantir a privacidade e segurança de crianças e adolescentes. Em comunicado, o TikTok disse que continua trabalhando com especialistas para manter os jovens seguros e espera demonstrar esse trabalho à UE. (Olhar Digital)

Com o objetivo de reduzir distrações, bullying e pressões sociais, o governo inglês orientou diretores de escolas a proibirem o uso de celulares em salas de aula. A adesão das unidades de ensino não é obrigatória. Entre as sugestões estão deixar os aparelhos em casa, entregá-los na chegada ou mantê-los guardados durante as atividades escolares. Enquanto parte dos diretores apoiam a medida, outros argumentam que as instituições já têm políticas eficazes para uso de celulares. (Olhar Digital)

A Nintendo adiou para 2025 o lançamento do Switch 2, nova geração de seu popular console de games, segundo informações da própria companhia aos desenvolvedores de jogos. Isso significa que a empresa não terá um novo modelo para disputar mercado com a Sony (PlayStation) e a Microsoft (X-Box) no Natal. Além disso, ficam adiados também os lançamentos de novos jogos exclusivos para a plataforma, como as populares séries Zelda e Super Mario, uma das mais importantes fontes de renda da empresa. (Globo)

Quem precisa de media training? Qualquer pessoa que necessite falar com o público, seja em um podcast, vídeo no YouTube, palanque ou entrevista para a imprensa. Na próxima semana acontece a aula inaugural de Você na Mídia, um curso de media training com o jeito do Meio: direto, prático, interativo. Assinantes premium podem assistir gratuitamente à aula e se inscrever no curso depois, com um desconto de 20%. Inscreva-se já! Se não for premium, aproveite a oportunidade e assine.

Encontrou algum problema no site? Entre em contato.