Trump contra o PIX
Algumas coisas interessantes aconteceram nas últimas horas. Uma é que o governo americano abriu oficialmente uma investigação a respeito do Brasil. Outra é que, enfim, caiu a ficha da família Bolsonaro de que eles deram um tiro no pé. Está todo mundo desesperado tentando controlar Eduardo Bolsonaro. E, nessa, agora quem está correndo atrás do Planalto é o Congresso. Nada como um dia após o outro.
Central Meio entrevista a ex-deputada Manuela d’Ávila
O Central Meio desta quarta-feira recebe a ativista e ex-deputada Manuela d’Ávila. Entre os assuntos abordados, estão a crise provocada pelo presidente americano Donald Trump com o Brasil. Além disso, uma pesquisa Quaest divulgada hoje mostra uma recuperação da aprovação do governo Lula justamente por conta do tarifaço de Trump. Também estão na pauta a postura do Governo e da oposição, a disputa entre Planalto e Congresso pela pauta da Justiça Tributária, as decisões do Judiciário sobre Big Techs e os reflexos de tudo isso no cenário eleitoral de 2026.
PGR pede prisão de Bolsonaro; Senado discute tarifaço; aprovação de Lula
A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro e de outros sete réus no processo por tentativa de golpe de Estado. O órgão afirma que Bolsonaro liderou uma organização criminosa armada voltada a desacreditar o sistema eleitoral, incitar ataques a instituições democráticas e articular medidas de exceção. Enquanto isso, o presidente Lula assinou um decreto regulamentando a Lei de Reciprocidade Econômica, que servirá de base para eventuais retaliações contra as tarifas impostas pelos EUA aos produtos brasileiros. Hoje, o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, vai começar uma série de reuniões com representantes da indústria e do agronegócio para discutir a resposta à taxação. Já o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro tem hoje uma reunião em Washington com oficiais americanos na busca por sanções contra Alexandre de Moraes. O Central Meio recebe o cientista político e professor da Universidade Federal Fluminense André Rodrigues.
Tecnologia do luto: empresa cria clones digitais para que pessoas vivam eternamente
No Pedro+Cora do dia 15 de julho de 2025, os jornalistas Pedro Doria e Cora Rónai falam sobre a empresa You, Only Virtual que cria clones digitais de pessoas e familiares para que vivam eternamente. No papo, falam sobre como a IA ajuda a criar clones digitais, como os clones ajudam ou não a lidar com o luto, as capacidades de IA de imitar as pessoas baseada em seus treinamentos, como as pessoas se comunicam e lidam com clones digitais e a quantidade de tecnologias sendo criadas para lidar com a morte.
Mudança de tom sobre tarifaço derruba valor político de Tarcísio e divide direita
Depois de dar um tiro no próprio pé com o discurso em relação às tarifas impostas por Donald Trump às exportações brasileiras, a Direita entrou em período de reacomodação. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, que primeiro culpou o governo federal, mudou o tom. Disse que é necessário “unir esforços” e defendeu a atuação diplomática do Planalto. Romeu Zema, governador de Minas Gerais, seguiu dizendo que há motivação política no julgamento de Bolsonaro, mas classificou a taxação como “uma medida errada e injusta, que precisa ser revista, porque prejudica todos os brasileiros”. Michelle Bolsonaro, por sua vez, divulgou uma carta aberta a Lula, pedindo que o presidente “baixasse as armas”, mas sem falar em anistia. Já Ronaldo Caiado, governador de Goiás, comparou Lula a Hugo Chávez e segue sem dizer uma palavra contra o tarifaço. O Central Meio de hoje recebe a professora de Direito da FGV, Eloísa Machado, que comenta ainda a situação do deputado licenciado Eduardo Bolsonaro, que está nos EUA fazendo lobby a favor do pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro.
As duas vitórias do Governo Lula
As tarifas anunciadas pelo presidente americano Donald Trump aos produtos brasileiros deram ao Governo Lula a segunda onda consecutiva de vitória nas redes sociais. Em um contexto em que o Executivo sofria com a queda da aprovação, o Governo, que já havia ganho a batalha contra o Congresso pela taxação dos mais ricos, - ao menos nas redes - agora ganhou a chance de defender a soberania brasileira, outra pauta positiva.
Tarifaço: Lula fala em “reciprocidade”, mas defende diálogo com EUA e cobra Bolsonaro
O presidente Lula decidiu não tomar nenhuma decisão efetiva sobre as tarifas anunciadas por Donald Trump até que elas passem a valer. A ideia é usar os próximos 20 dias para voltar à mesa de negociações. Lula acenou aos empresários e disse que pretende criar um comitê para analisar as melhores saídas para a crise, mesmo que isso inclua encontrar novos parceiros comerciais para o Brasil. O Governo também estuda a possibilidade de recorrer à Organização Mundial do Comércio e quebrar patentes de medicamentos. O Central Meio recebe o professor de Relações Internacionais Paulo Velasco.
Família Justus: Intimidade em oferta
Como a era das redes sociais transformou a intimidade em mercadoria: da ostentação de bolsas caríssimas aos reality shows das Kardashians, vivemos no fio da navalha entre público e privado. Neste vídeo, analisamos a escalada de agressividade de quem defende regulamentar a liberdade de expressão com “guilhotinas” metafóricas e o alto preço de expor, sem pudor, crianças e adolescentes.
Em apoio a Bolsonaro, Trump taxa Brasil em 50%; Lula promete reciprocidade
O presidente americano Donald Trump decidiu sobretaxar produtos brasileiros em 50% em retaliação ao que chama de uma “caça às bruxas” contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, réu no processo que investiga a tentativa de golpe de Estado em 2022. Em uma carta pública endereçada ao presidente Lula, Trump diz que o Brasil não está sendo “bom” com os Estados Unidos e que a forma como Bolsonaro tem sido tratado no país é “uma vergonha internacional”. A diplomacia brasileira classificou a carta como ofensiva, determinou que ela fosse devolvida a Trump e convocou o encarregado de negócios da embaixada americana, Gabriel Escobar. Nas redes sociais, o presidente Lula afirmou que o Brasil vai responder à taxação de Trump por meio da lei brasileira da reciprocidade econômica. O Central Meio recebe o professor adjunto do Departamento de Ciência Política da UFRJ, Jorge Chaloub, e o advogado, especialista em Direito Internacional Frederico Favacho
TikTok decide eleição?
No Pedro+Cora do dia 10 de julho de 2025, os jornalistas Pedro Doria e Cora Rónai discutem como as redes sociais estão moldando uma nova maneira de fazer política. O ponto de partida da conversa é a campanha de Zohran Mamdani, candidato à prefeitura de Nova York, que vem usando as plataformas digitais de forma inovadora e cativando eleitores.