A entrevista de Aldous Huxley, em 1958, sobre as ameaças à liberdade
Maio de 1958. “Este é Aldous Huxley, um homem assombrado por uma visão do inferno na terra. Há 27 anos, Huxley escreveu Admirável Mundo Novo (Amazon), romance que prevê o mundo inteiro vivendo sob uma terrível ditadura. Ele diz que sua distopia está próxima de virar realidade”, anuncia o apresentador do Mike Wallace Interview. A entrevista completa está disponível em vídeo. Separamos alguns trechos:
Wallace: Quem e quais são os inimigos da liberdade aqui nos EUA?
Huxley: Bem, não acho que existem pessoas tentando deliberadamente roubar a liberdade de outras. Mas acho que há forças impessoais que nos empurram para uma diminuição de liberdades. E também creio que há uma série de dispositivos tecnológicos que qualquer um que deseje pode usar para acelerar esse processo e impor controle.
Wallace: Quais são essas forças e esses dispositivos?
Huxley: A primeira delas não é extremamente importante nos Estados Unidos atualmente, mas é em outros países. Em termos gerais, essa força pode ser chamada de ‘superpopulação’; a pressão crescente contra os recursos existentes. Hoje, a população da Terra está crescendo a uma taxa que dobrará em meio século.
Wallace: Bem, por que a ‘superpopulação’ diminuiria nossas liberdades?
Huxley: De várias maneiras. Quer dizer, os especialistas da área, como Harrison Brown, por exemplo, apontaram que nos países subdesenvolvidos o padrão de vida está caindo. As pessoas têm menos para comer e menos bens per capita do que há cinquenta anos. Então tudo isso empurraria o mundo para um regime totalitário.
Wallace: Que força estaria diminuindo nossas liberdades?
Huxley: Outra força que eu acho que está operando fortemente neste país pode ser chamada de ‘superorganização’. À medida que a tecnologia se torna mais e mais complicada, organizações cada vez mais elaboradas se formam para que mais pessoas vivam subordinadas por sistemas burocráticos.
Wallace: Existem dispositivos específicos ou métodos de comunicação que diminuem nossas liberdades, além de superpopulação e superorganização?
Huxley: Certamente existem dispositivos que podem ser usados dessa maneira. Uma história muito recente e muito dolorosa é a propaganda usada por Hitler, que foi incrivelmente eficaz. Quer dizer, quais foram os métodos de Hitler? Ele usou terror de um lado, força bruta, mas também usou uma forma muito eficiente de propaganda. Ele estava usando todos os dispositivos modernos naquela época. Ele não tinha televisão, mas tinha o rádio que usava em toda a sua extensão e conseguia impor sua vontade a uma imensa massa de pessoas.
A entrevista completa transcrita (em inglês).