Parcelamentos e descontos no Pix dominam Black Friday, aponta estudo
Segundo o Estudo de Pagamentos Gmattos, antecipado ao Valor Econômico, e feito a partir da análise de 59 lojas on-line, revelou que o parcelamento sem juros e o Pix dominaram as estratégias para atrair consumidores na Black Friday, enquanto o uso do boleto atingiu seu menor patamar histórico. Durante o período promocional, o parcelamento médio sem juros no cartão de crédito chegou a 6,7 vezes, maior prazo desde 2022. Em casos específicos, foi observado parcelamento em até 18 vezes, algo que não acontecia há três anos. O Pix se consolidou como a preferência dos lojistas para pagamentos à vista. Quase metade (49%) das lojas analisadas ofereceram benefícios exclusivos para essa modalidade, como descontos de até 15%, frete grátis e pontuação em dobro em programas de fidelidade. Cartões de crédito e Pix foram aceitos em 100% das lojas analisadas. Por outro lado, o boleto recuou para 37,3% de aceitação, o menor índice já registrado. Em novembro do ano passado, estava presente em 61% das lojas. Segundo a pesquisa, a queda reflete tanto uma tendência estrutural quanto a dificuldade de gerenciar estoques durante promoções sem a confirmação imediata do pagamento via boleto. O pagamento via débito também mostrou retração, disponível em apenas 10% das lojas, contra 11,9% no mesmo período de 2023. Outro destaque foi o avanço do Nupay, do Nubank, entre as carteiras digitais, superando o PayPal em termos de aceitação nas lojas on-line. O Nupay foi utilizado em 43% dos e-commerces, contra 39% do PayPal e 22% do Google Pay. (Valor)