Morre Preta Gil aos 50 anos durante tratamento de câncer nos EUA
A cantora, atriz, empresária e apresentadora Preta Gil morreu neste domingo, aos 50 anos, por complicações decorrentes de um câncer. O tratamento havia sido iniciado em janeiro de 2023, quando Preta anunciou publicamente o diagnóstico: adenocarcinoma, um câncer no intestino. Após cirurgia e sessões de quimioterapia e radioterapia, ela chegou a anunciar que a doença estava em remissão. No entanto, em agosto de 2024, Preta revelou que o câncer havia retornado em diferentes partes do corpo. Como em todas as fases de sua vida, Preta encarou a batalha com resiliência e transparência, sempre incentivando o diagnóstico precoce do câncer. (Folha)
Preta comemorou seu aniversário de 50 anos no ano passado com uma festa para 700 pessoas e lançou a autobiografia “Preta Gil: os primeiros 50”, pela editora Globo. No livro, ela relata a luta contra o câncer e o término do casamento de oito anos com o produtor Rodrigo Godoy, em 2023, após descobrir que ele a traía enquanto ela realizava o tratamento. Nas últimas semanas, Preta tentava uma terapia experimental contra a doença nos Estados Unidos. (Globo)
Mulher preta, bissexual e fora dos padrões estéticos convencionais, a artista, filha do cantor Gilberto Gil, enfrentou preconceitos e usou sua imagem para promover a inclusão e combater a discriminação. Embora tenha crescido cercada pela música, Preta inicialmente trabalhou nos bastidores como produtora e publicitária. Seu álbum de estreia, Prêt-à-Porter (2003), trouxe um repertório que mesclava pop, MPB, samba e funk. A capa e o encarte do CD, nos quais aparecia nua, causaram polêmica na época. Ao longo da carreira, lançou três álbuns, criou o Bloco da Preta — sucesso no carnaval do Rio e de São Paulo —, participou de novelas e atuou em séries e filmes. (g1)
Logo após o anúncio da morte, as redes sociais foram inundadas com mensagens de carinho e homenagens. A apresentadora Angélica escreveu: “Gratidão por ter tido você na minha vida”. O diretor Boninho disse que Preta “já é saudade nos nossos corações”. Xuxa também homenageou a amiga: “Que sua força, alegria e amor por tudo que você fez nunca sejam esquecidos”. (UOL)